05/02/2010 - 09h09min - Atualizado em 05/02/2010 - 09h09min
Amorim pretende ser indenizado pelo Estado , no caso, a União, por permitir as ações judiciais impetradas pelo Ministério Público Federal contra ele.
A assessoria do deputado federal Ernandes Amorim (PTB) divulgou release (texto jornalístico) nesta sexta-feira informando que o parlamentar estuda a possibilidade de processar o Estado e procuradores da República “por perseguição política”.
Amorim já foi preso pela Polícia Federal sob aacusação de corrupção, passou vários dias na prisão e, junto com a filha, deputada estadual Daniela Amorim (PTB), responde a uma série de denúncias de desvios de recursos públicos, direcionamento de licitação e fraude, ainda da época em que foi preeito do município de Ariquemes.
Amorim pretende ser indenizado pelo Estado , no caso, a União, por permitir as ações judiciais impetradas pelo Ministério Público Federal contra ele.
Leia a íntegra da notícia divulgada pela assessoria do deputado:
Amorim estuda ação contra Estado e agentes do MP por perseguição política
O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) pediu de sua assessoria jurídica que estude medidas contra agentes do Ministério Público de Rondônia por ajuizamento de ações infundadas contra ele, em processos extintos pela Justiça, mas desmembrados com a finalidade de prejudicá-lo politicamente em diversos períodos eleitorais, como neste. Entre as medidas jurídicas estão uma denúncia formal ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) – para que apure e puna o eventual culpado – e outra de reparação contra o Estado por permitir tal prática continuada contra um cidadão com 30 anos de vida pública em Rondônia.
Do total de 16 processos – maioria extinta na Justiça de Rondônia por considerá-los denúncias sem consistência – ainda do período em que a deputada estadual Daniela Amorim (PTB) foi prefeita em Ariquemes, o parlamentar reclama de ação continuada de agente público com a finalidade de prejudicá-lo politicamente, posição corroborada em despacho de um juiz ao mandar extinguir o processo.
“Queremos e confiamos na Justiça. Tomo essa decisão para que se investigue a origem dessa denúncia contra minha pessoa. Temos que entender o que motivou e originou essa ação em Ariquemes, qual propósito e depois a continuidade dela, mesmo a Justiça determinando a extinção do processo. E o que é mais grave: sempre se ressuscita essa ação em ano eleitoral. Precisamos que algo seja feito, o responsável punido, pois a instituição (Ministério Público) não pode ser maculada por um agente ou um grupo que age dessa forma, não sabemos se por ideologia, mas que tem abusado de suas prerrogativas com o fito de prejudicar-me”, justifica Amorim.
As medidas jurídicas estudadas por Amorim tem paralelo recente com os passos dados pela Advocacia Geral da União (AGU) que anunciou, essa semana, a disposição de denunciar ao CNMP procuradores federais da República – de Rondônia e Pará – por “ameaças travestidas de processos judiciais” para intimidar servidores ligados ao licenciamento ambiental das usinas hidrelétricas no rio Madeira e Belo Monte (PA). Nesse caso, o responsável pela liberação do licenciamento foi denunciado por crime de improbidade administrativa pelos procuradores. Amorim defende o posicionamento da AGU que o agente que fizer denuncia infundada, sem embasamento legal, seja punido e denunciado por crime de improbidade.
“Uma coisa é defender a lei e cumprir o papel do Estado, outra é extrapolar essa prerrogativa e sob manto ideológico ou a serviço de grupo se perseguir e prejudicar cidadãos. A sociedade e o Estado precisam reparar isso, ter um controle efetivo dessas ações. Confiamos no papel da Justiça. A ninguém pode ser dado esse direito. Não há estrutura psicológica que aguente, basta ver quantas pessoas inclusive morreram em Rondônia e em outros estados por conta de verem seus nomes chafurdados e execrados diariamente na mídia em despachos dessa natureza. É por essa razão que estamos tomando essa iniciativa, não sabemos ainda os remédios jurídicos, mas pedimos de nossos advogados que estudem e busque a reparação, a origem de tudo isso. Uma mentira, nesse caso uma ação infundada, não pode nem deve ser usada continuadamente para dar fórum de verdade, pois a Justiça tem mostrado o contrário e nela devemos confiar”, afirma o parlamentar.
É LAMENTAVEL QUE UM SITE ESTEJA A SERVIÇO DE INTERESSES ESCUSOS COMO O TUDORONDONIA,QUE SISTEMATICAMENTE PUBLICA MATERIAS DENEGRINDO O DEPUTADO AMORIM,PORQUE SERÁ? SERÁ QUE ELE NÃO ESTÁ PAGANDO A MENSALIDADE?OU ALGUEM PAGA PARA BAIXAR O SARRAFO NELE??? EIS A PERGUNTA DA VOZ ROUCA DAS RUAS..
NOTA DA REDAÇÃO
E O AMORIM LÁ PAGA ALGUÉM ? E O AMORIM LÁ PRECISA QUE DENIGRAM A SUA IMAGEM ?
ELE MESMO SE ENCARREGA DISSO.
QUEM ESTÁ A SERVIÇO DE INTERESSES ESCUSOS É VOCÊ, SEU IMBECIL, DEFENDENDO, POR MEIO DE UM COMENTÁRIO CRETINO, ALGUÉM COMO O AMORIM.
TENHA PELO MENOS UM POUCO DE VERGONHA NA CARA!
É para isso que extinguiram o diploma de nivel superior para jornalista. Qualquer analfabrto é jornalista agora. Dá vergonha pelo site tudorondonia publicar uma matéria com tantos erros. Será que ninguém alfabetizado supervisionou essa matéria?

GERAL | matéria escrita em 2010-09-08 às 17:25:00Os aprovados ficarão em cadastro de reserva para futuras admissões, de acordo com a necessidade da Instituição.
POLíTICA | matéria escrita em 2010-09-08 às 16:53:00A meta, de acordo com o vice-presidente do partido, professor Francisco Batista Pantera, é cadastrar mil pessoas para trabalhar nas eleições
GERAL | matéria escrita em 2010-09-08 às 16:33:00O procurador do município, José Lopes da Costa, estranhou a atitude do tribunal em liberar primeiro a informação, sem antes notificar o jurisdicionado, no caso, a prefeitura de Porto Velho.
GERAL | matéria escrita em 2010-09-08 às 15:58:00A reunião foi encerrada com uma sugestão do juiz Francisco Borges, representante do TJ...
GERAL | matéria escrita em 2010-09-08 às 15:56:00As outras 5 vagas são todas de nível superior para o cargo de Bibliotecário/Documentalista, distribuídas entre os Campi da UNIR em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Rolim de Moura e Vilhena.
POLíTICA | matéria escrita em 2010-09-08 às 15:43:00“Isso é uma esculhambação”, reclamou em seguida, ao anunciar que iria formalizar pedido de investigação ao MPE e à PF.
POLíTICA | matéria escrita em 2010-09-08 às 15:35:00O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) havia julgado improcedente impugnação apresentada pelo Ministério Público e, por unanimidade, deferiu o registro de Janete Capiberibe.
POLíTICA | matéria escrita em 2010-09-08 às 15:33:00A decisão do ministro se deu com base em jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
POLíTICA | matéria escrita em 2010-09-08 às 15:31:00Outro convênio permite que o TSE e o Ministério da Justiça atuem de forma conjunta na apuração de irregularidades no financiamento de campanhas eleitorais e de atividades partidárias.
GERAL | matéria escrita em 2010-09-08 às 15:26:00Além da multa, o TCE-RO determinou que os membros da Comissão se abstivessem de autorizar a subcontratação do serviço de transportes intermunicipal de passageiros...