Descentralização na emissão do RG é discutida em reunião na Ouvidoria Geral do Estado

O ouvidor do estado parabenizou a iniciativa da Polícia Civil.

Publicada em 04 de September de 2015 às 22:45:00

 

Para dar celeridade à emissão de carteiras de identidades e possibilitar ao cidadão do interior do estado mais facilidade na solicitação do documento,  o ouvidor-geral do estado, Vicente Moura, e o diretor-geral da Policia Civil, Pedro Mancebo, discutiram na quarta-feira (2), em Porto Velho, projeto de iniciativa da Polícia Civil, que tem por objetivo descentralização o serviço. A proposta é que a emissão da carteira de identidade seja feita através das regionais de Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura, São Miguel, Jaru, Vilhena e Guajará- Mirim.

Diretor-geral da Polícia Civil, Pedro Mancebo e o ouvidor-geral do estado, Vicente Moura

Diretor-geral da Polícia Civil, Pedro Mancebo e o ouvidor-geral do estado, Vicente Moura

De acordo com Pedro Mancebo, essa iniciativa conta com o apoio do deputado estadual, Airton  Gurgacz, que propôs Emenda Parlamentar para aquisição de impressoras, chanceladoras, plastificadoras e demais equipamentos destinados à confecção da identidade ou RG. Ele ressaltou que a inclusão do projeto por meio desta emenda vai agilizar o processo para este ano.

“Com essa iniciativa, estaremos oportunizando o atendimento aos municípios que não são contemplados com posto de identificação ou Delegacia de Polícia, ou seja, o estado poderá estar mais presente nessas localidades, levando cidadania”, disse o diretor-geral da Polícia Civil.

O ouvidor do estado parabenizou a iniciativa da Polícia Civil, lembrando que há uma demanda recorrente por parte da sociedade civil, em razão da solicitação da entrada do pedido até a entrega da identidade. “A  descentralização irá fazer com que as regionais emitam as carteiras de identidade, sem que seja necessário o cidadão do interior do estado se deslocar até a Capital”, explicou.

Pedro Mancebo lembrou que para obter o RG, o cidadão precisa apresentar a Certidão de Nascimento, Casamento ou de Divórcio original, duas fotos 3×4 recentes, de fundo branco e sem sombra; e qualquer documento que comprove residência, como conta de luz, água ou telefone. A emissão do documento é gratuita para a primeira via da carteira. Já para a segunda via, é cobrado o valor de R$ 82,84.


Fonte
Texto: Bosco Cardoso