Projeto de extensão da UNIR realiza palestras sobre Economia em escola pública de Porto Velho

O PET é um Programa do Ministério da Educação (MEC) que existe desde a década de 1980. É composto por mais de 900 grupos distribuídos em Instituições de Ensino.

Publicada em 29 de September de 2014 às 10:47:00

O Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Ciências Econômicas da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realiza nos dias 30 de setembro, 1º e 3 de outubro de 2014, um ciclo de palestras para os alunos da Escola João Bento da Costa, em Porto Velho. As palestras fazem parte do projeto de Extensão realizado através de parceria do Departamento de Economia da UNIR com professores do Curso de Ciências Econômicas que participam como palestrantes.

Com temas relacionados à Economia Doméstica, Economia do Meio Ambiente, Economia Política, Desenvolvimento Econômico Regional e Economia Internacional a atividade terá ao todo 22 palestras destinadas aos alunos da escola. As palestras são gratuitas e têm duração média de 45 minutos, sendo 30 minutos de exposição do tema e 15 minutos abertos a perguntas e debate. Esta ação conta com a participação de cinco professores do Curso Ciências Econômicas e com apoio logístico dos alunos da Universidade que fazem parte do PET. Todos os participantes receberão certificado.

Segundo o professor Jonas Cardoso, tutor do PET Economia-UNIR, os temas foram definidos de acordo com o público alvo da atividade, que são, preferencialmente, os alunos de escolas públicas que estejam cursando o Ensino Médio e se preparando para fazer a prova do Exame nacional do Ensino Médio (ENEM).

“Esta atividade está diretamente relacionada com a nova metodologia do ENEM, pois a prova está mais dinâmica e interativa, exigindo raciocínio analítico mais aprofundado. Neste sentido, dado que a Economia é um dos temas que permeiam muitas questões sobre atualidades, as palestras servirão para auxiliar os alunos a entenderem melhor alguns temas da economia que estão em destaque”, explicou o professor.

Além de auxiliar na formação dos alunos, as palestras servem também como forma de divulgação do curso de Ciências Econômicas e da profissão de Economista. “Como resultado esperamos uma melhora na graduação, no sentido de que os novos alunos entrem no curso sabendo do que se tratam as Ciências Econômicas. E dessa forma, pretendemos diminuir a evasão e aumentar a taxa de sucesso do curso”, informou Cardoso.

O professor informou que outras escolas de Porto Velho já foram contatadas por meio de carta convite para propor um cronograma de palestras, que esteja de acordo com a rotina da escola, a fim de também serem atendidas pelo PET Economia - UNIR até o fim deste ano.

Sobre o PET Economia-UNIR

O PET é um Programa do Ministério da Educação (MEC) que existe desde a década de 1980. É composto por mais de 900 grupos distribuídos em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.

Na UNIR existem dois grupos em atividade: um no curso de Ciências Econômicas e um no curso de Física, ambos do campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho. O PET Economia foi o pioneiro da UNIR, tendo início em junho de 2006 , após a aprovação da proposta em Edital Nacional.

A função do PET é proporcionar atividades de pesquisa, ensino e extensão por meio da tutoria de um professor. Tais atividades são realizadas visando o fortalecimento dos cursos de graduação no sentido de diminuir a evasão de alunos. Também tem papel preponderante junto à sociedade por meio de atividades de extensão que incluem minicursos, palestras, divulgação do curso, divulgação da profissão, assessoria econômica etc.

O PET Economia tem um professor tutor e doze alunos bolsistas. Além disso, podem participar alunos voluntários. As atividades também envolvem os professores do curso por meio de orientações em pesquisas, realização de palestras e minicursos.