Semob inicia limpeza do Canal do Areal

ambém é preciso mais conscientização dos próprios moradores. Muitos jogam lixo e entulho nesse buraco, o que piora a alagação.

Publicada em 31 de October de 2014 às 17:49:00

Para dar continuidade ao trabalho de limpeza, alargamento e aprofundamento de córregos e canais da área urbana de Porto Velho uma equipe da Coordenadoria de Vias Urbanas da Secretaria Municipal de Obras (Semob) iniciou um trabalho no Canal do bairro Areal.

Segundo moradores, onde atualmente há uma vala aberta deixada por obras iniciadas em 2012 para a ampliação da rede de drenagem, havia um campo de futebol utilizado pelos moradores. Como a obra não foi concluída, o mato cresceu ao redor e o local ficou mais perigoso. “Eles só abriram o buraco, mas a rede de drenagem não foi feita, por isso, aqui sempre alaga no período de chuvas. Com a conclusão dessa limpeza pela atual gestão poderemos ficar mais tranquilo, já que o canal terá mais espaço para a água fluir”, disse Dâmaris Luz, moradora do bairro há 26 anos e “vizinha” do canal.

“Também é preciso mais conscientização dos próprios moradores. Muitos jogam lixo e entulho nesse buraco, o que piora a alagação. Também temos o problema dos muros construídos por alguns moradores muito próximo ao limite do córrego, o que impede a entrada da máquina da prefeitura em alguns trechos para a limpeza”, acrescentou Esron de Menezes, morador do bairro.

Um trecho de aproximadamente 400 metros que cruza as quadras entre as vias Prudente de Moraes e Campos Sales já está pronto e para resolve o problema dos moradores do entorno do terreno, onde existia o campo de futebol, a Semob está estudando uma forma para entrar no canal com a escavadeira hidráulica, máquina responsável pela limpeza. “Estou limpado todos os trechos onde consigo entrar com a máquina, o que já vai melhorar muito a vazão da água pluvial, mas a secretaria também está estudando uma forma de limparmos o restante do canal sem interferir na vida dos moradores”, finalizou Augusto da Silva, operador de escavadeira hidráulica da Semob.