Semusa treina profissionais para lidarem com casos de ebola e a febre chikungunya

Os médicos, enfermeiros, técnicos e demais auxiliares são orientados quanto às medidas padrões que devem ser tomadas na assistência a possíveis casos de ebola e chikungunya...

Publicada em 23 de October de 2014 às 15:05:00

Os profissionais de saúde de todo o país recentemente depararam-se com dois novos perigos à saúde pública da população brasileira, que são as ameaças de possíveis casos das doenças ebola e febre chikungunya, ambas transmitidas por vírus. A primeira, amplamente discutida por ser extremamente contagiosa e com uma alta taxa de mortalidade, até o momento não tem casos confirmados em território brasileiro. Já a segunda, que não é letal como o ebola, mas acarreta sintomas crônicos, atinge vários países e no Brasil voltou a infectar pessoas de estados como Bahia e Minas Gerais.


Para dar continuidade às medidas de prevenção que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vem realizando, esta semana o Departamento de Vigilância Epidemiológica e o Núcleo Interinstitucional de Educação em Saúde da Semusa deram início a um treinamento sobre ebola e febre chikungunya para os profissionais de saúde que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h) da rede municipal. As orientações são divididas em 5 turmas durante três dias. Na última quarta-feira (22) e quinta-feira (23), ao evento acontece no auditório do Ministério Público Estadual durante os períodos da manhã e da tarde. Já na sexta-feira (24) a última etapa ocorrerá no auditório do Espaço Mulher, situado na Rua Lourenço Pereira Lima, Bairro Embratel.


Os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos e demais auxiliares são orientados quanto às medidas padrões que devem ser tomadas na assistência a possíveis casos de ebola e chikungunya. Também ficam cientes quanto às formas de contágio e prevenção, além de adotarem os procedimentos protocolados pelo Semusa no Plano Municipal de Contingência para emergência em caso de ebola. As informações são ministradas pelo médico Dr. Luiz Augusto, falando sobre aspectos clínicos das duas doenças; por Régia Martins, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Semusa, abordando a vigilância do ebola; por Deuzeli Pereira, coordenadora da dengue da Semusa, dando ênfase à vigilância da chikungunya; Vanessa Ezaki, inspetora sanitária da Agência de Vigilância Estadual (Agevisa), ensinando como prevenir as doenças; e o encerramento fica por conta do médico Dr. João Gustavo, que aborda os procedimentos adotados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


É esperado que até o fim do treinamento cerca de 400 pessoas recebam as orientações. O secretário municipal de saúde, Domingos Fernandes, ressaltou a necessidade de preparar os profissionais para saberem como lidar com essas doenças a fim de evitar complicações futuras. “Tanto ebola quanto chikungunya são doenças gravíssimas que precisam ser evitadas ao máximo pela população. Estamos treinando nossos servidores para que os efeitos dessas doenças sejam mínimos se chegarem a Porto Velho. Isso condiz com a determinação do Prefeito Mauro Nazif, que preza pela valorização de nossos profissionais através de capacitações e aperfeiçoamentos. Ainda assim, a participação da sociedade por meio da prevenção será vital principalmente em relação ao vírus chikungunya, por conta deste ser transmitido pelos mesmos mosquitos que transmitem a dengue”, destacou Domingos.