13.ª Festa do Maracujá mostrará potencialidade de Estrela de Rondônia

A festividade terá início nesta sexta-feira (11).

Publicada em 03 de September de 2015 às 20:35:00

Com grande potencial para atividade frutífera, o distrito de Estrela de Rondônia, se prepara para mais um grande evento. A 13ª edição da já tradicional Festa do Maracujá será realizada entre os dias 11 e 13 de setembro deste ano.

O evento destaca o potencial produtivo da agricultura familiar, em especial da fruticultura com destaque para o maracujá. Organizada pela união entre as associações de produtores rurais da região em parceria com o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Emater-RO, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura Municipal de Presidente Médici, a festa contará com uma programação variada.

A primeira edição da Festa do Maracujá foi realizada em 2003, a partir de uma iniciativa dos produtores locais em parceria com a Emater-RO. A motivação inicial dos organizadores era proporcionar um ambiente para confraternização entre as famílias e comemoração dos resultados da produção de maracujá que, na época, era uma das maiores da região norte do país.

Ao longo dos últimos 13 anos, a fruticultura na região evoluiu e, com a consolidação da região como “capital do maracujá na Região Norte”, foram abertas novas oportunidades para os produtores locais. Hoje a região conta com uma produção diversificada e uma variedade enorme de culturas altamente produtivas e adaptadas nas condições locais.

Com o expressivo aumento na quantidade e qualidade da produção, os produtores começaram a ter maior lucratividade, dando início a uma nova vertente através da verticalização da produção e instalação de agroindústrias de beneficiamento de polpas e outros produtos. Hoje o cenário está aberto para novos investidores, com espaço para instalação de indústrias de grande porte, com potencial para absorver toda a produção regional, dando ao mercado uma grande dinâmica e contribuindo com a melhoria na qualidade de vida das famílias e permanência de jovens no campo.

A festividade terá início nesta  sexta-feira (11), com o Seminário de Fruticultura e Agricultura Familiar, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia na organização das palestras e atividades técnicas. Esse seminário proporcionará troca de informações e debates sobre as tecnologias para a superação dos principais desafios da agricultura familiar no estado de Rondônia.

No sábado (12) serão realizadas as apresentações culturais, a abertura da praça de alimentação, o desfile temático infantil e o desfile para escolha da Rainha da Festa do Maracujá. A noite será encerrada com um baile animado pela banda Swing & Country.

O domingo (13) finalizará as atividades com gincana de motos, torneio de futebol, praça de alimentação com comidas típicas, sorteio de prêmios e animado forró. O evento é aberto à comunidade, com entrada é franca e será realizado na praça do distrito de Estrela de Rondônia, no município de Presidente Médici onde serão esperadas cerca de seis mil pessoas. O evento


Wania Ressutti