25 de maio é o Dia Nacional da Adoção

Caminhada na capital ajudou a divulgar campanha pela adoção legal.

Publicada em 25 de May de 2015 às 10:37:00

Segunda-feira, 25 de maio, é o Dia Nacional da Adoção, data criada em 1996 como forma de estimular e desmistificar a prática da adoção de crianças que estão institucionalizadas. Para chamar a atenção para a data, um grupo de servidores, voluntários e apoiadores do Juizado da Infância e da Juventude de Porto Velho, realizou nesse domingo, 24, a I Caminhada pelo Direito de Viver em Família, no Espaço Alternativo, com distribuição de material informativo e mobilização das famílias e esportistas que frequentam o local.

Em 2015, a Comissão Estadual de Adoção (CEJA) e o Setor de Colocação Familiar do Juizado realizam campanha de divulgação do dia nacional com o tema Adoção Legal, tendo o objetivo de alertar profissionais de saúde, grávidas que não têm interesse em cuidar do filho que nascerá e as famílias que pretendem adotar, sobre as vantagens e obrigatoriedades da adoção por meio legais, com acompanhamento do Juizado da Infância e do Ministério Público, formação e avaliação psicossocial, como determina a lei. Cartazes são distribuídos em órgãos públicos, hospitais, escolas e empresas, com mensagem estimulando a adoção segundo os critérios da lei.

Mobilização

Jornais, rádios e televisões de Porto Velho repercutem nesta segunda-feira a data nacional, com informações prestadas por psicólogas e assistentes sociais do Judiciário e da Secretaria de Assistência Social, pasta da prefeitura responsável pelos abrigos onde vivem as crianças que estão disponíveis para adoção. O objetivo é ampliar o nível de informação sobre o tema e estimular as pessoas a procurarem o Juizado para toda adoção, até a feita pela mãe diretamente aos pretensos novos pais.

Caminhada

No domingo, apesar da chuva, dezenas de pessoas participaram da I Caminhada pelo Direito de Viver em Família. No final da tarde, o pequeno grupo distribuiu informação e chamou a atenção para a questão da Adoção. Quem passava, além de receber o folder sobre o tema, também era convidado a participar da mobilização e divulgar o assunto a conhecidos e familiares interessados em adotar uma criança. Na avaliação da chefe do Setor de Colocação Familiar, Rita Picanço, a primeira caminhada marca a história da luta pelo direito das crianças de viver em família na cidade.

O dia 25 de maio foi escolhido o Dia Nacional da Adoção pelos quatorze Grupos de Apoio à Adoção que se reuniram em 1996, em Rio Claro, interior de São Paulo, e realizaram o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. A lei foi sancionada em 9 de maio de 2002, sob o nº 10.447.caminhada-adocao-2405-15-04

Assessoria de Comunicação Institucional