Abertas inscrições para 7º Concurso de Desenho e Redação da CGU

Ação é voltada a escolas públicas e particulares. Interessados podem enviar os trabalhos até 30 de junho.

Publicada em 11 de April de 2015 às 14:55:00

Com o tema "Pequenas Corrupções – Diga Não", a Controladoria-Geral da União lançou seu 7º Concurso de Desenho e Redação para alunos de escolas públicas e particulares. O Concurso visa levar crianças, adolescentes e jovens à reflexão sobre diversas práticas consideradas corriqueiras no dia a dia dos brasileiros, tais como falsificar carteirinha de estudante, comprar produtos piratas ou furar fila.

A data limite para entrega dos trabalhos é 30 de junho. Pela regra, eles devem ser inéditos, originais e elaborados em sala de aula. Ao todo, são cinco categorias diferentes, quatro das quais estão voltadas aos estudantes (Desenho, Redação I, Redação II e Redação III). Serão premiados aluno e professor responsável pela orientação da atividade. A categoria restante reporta-se à "Escola-cidadã". Nela a premiação será destinada às três melhores estratégias promovidas para debater o tema.

Confira abaixo as categorias de participação por público-alvo:

CATEGORIA PÚBLICO-ALVO
Desenho voltada para alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
Redação I voltada para alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental
Redação II voltada para alunos do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio
Redação III voltada para alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA
Escola-Cidadã voltada para as próprias instituições de ensino
Os três melhores trabalhos de cada ano serão premiados. Assim, por exemplo, na categoria Desenho, quinze alunos ao todo serão premiados, do primeiro ao terceiro colocado, cada qual concorrendo à premiação do respectivo ano em que estiver cursando no Ensino Fundamental.

Aqueles que ficarem em primeiro lugar receberão um netbook; em segundo, um tablete; os que alcançarem a terceira colocação, um smartphone. Todos vão receber também certificado e reconhecimento da CGU. Os professores responsáveis pelos alunos premiados com o primeiro lugar também receberão um leitor de livro digital, além de certificado e reconhecimento da CGU.

As instituições e escolas interessadas em participar devem acessar o Portalzinho da Criança Cidadã (www.portalzinho.cgu.gov.br).

Segundo o Chefe da CGU-Regional/RO, Ricardo Plácido Ribeiro, o Concurso é uma excelente ferramenta para despertar o senso crítico e a visão de cidadania dos alunos, bem como serve de mecanismo para estimular debates e diversas atividades envolvendo o tema em sala de aula, pois é de lá que sairão os futuros formadores de opinião de nosso estado e, quiçá, país.

Rondonienses Premiados

Nas edições anteriores, as escolas rondonienses mostraram ao país notáveis desempenhos, confira:
Em 2014, na 6ª edição do Concurso de Desenho e Redação com o tema “Acesso à Informação: Um Direito de Todos.”
· Lívia França Carneiro, orientada pela professora Maria Cristina Ermenegildo, da Escola Carlos Drumond de Andrade, em Presidente Médici, obteve o 1º Lugar Nacional na Categoria Desenho (1º Ano do Ensino Fundamental);

· Leonardo Silva Brito, orientado pela professora Alexandra Maria Franco, também da Escola Carlos Drumond de Andrade, em Presidente Médici, obteve o 1º Lugar Nacional na Categoria Redação II (1º Ano do Ensino Médio).

Em 2011, na 4ª edição do Concurso de Desenho e Redação com o tema “A sociedade no acompanhamento da gestão pública: Todos podem fiscalizar o dinheiro público!”.
· Ana Carolina Pereira Ferreira, orientada pela professora Maria da Glória Pereira Ferreira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Campos Sales, no Município de São Francisco do Guaporé, ocupou o 1º Lugar Nacional na Categoria Redação II, numa disputa que envolveu escolas públicas e particulares de todo o Brasil, da qual fizeram parte estudantes que naquele ano cursaram, simultaneamente, o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

· Ronize Silva Passos F. Gomes, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, no Município de Vilhena., orgulhou os rondonienses ao ser contemplada com o 2º Lugar Nacional na Categoria Redação III, que abrangeu estudantes do EJA (modalidade voltada ao Ensino de Jovens e Adultos).

Em 2008, na 2ª edição do Concurso de Desenho e Redação com o tema “O que você tem a ver com a corrupção?”
· A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Ribeiro Soares e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Oswaldo Piana, ambas de Porto Velho, foram classificadas entre as cinco vencedoras na categoria Escola-cidadã, premiadas por desenvolver estratégias de sensibilização e mobilização entre os alunos para o debate do tema do concurso no âmbito escolar.

· Na mesma edição, Keisy Cândida da Fonseca, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gonçalves Dias, de Ji-Paraná, ocupou o 3ª Lugar Nacional na Categoria Redação I, cujos estudantes cursavam à época o 5º, 6º e 7º ano (antiga 4ª, 5ª e 6ª série).

Fonte: Controladoria-Regional da União no Estado de Rondônia (CGU-Regional/RO)