Ação Social atende vinte aldeias da etnia Cinta Larga

A ação foi realizada na escola rural Diva Tereza Ferreira, localizada no assentamento Canaã, a aproximadamente 80 quilômetros de Espigão D’Oeste

Publicada em 26 de November de 2013 às 08:00:00

Entre os dias 22 e 24 de novembro os indígenas da etnia Cinta Larga tiveram a oportunidade de ter acesso facilitado a diversos serviços básicos, tanto na área de saúde, documentação, inscrição em benefícios sociais, bem como orientações sobre assistência técnica voltada às atividades de interesse da etnia.

A iniciativa da Ação Social Cinta Larga partiu do Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Assistência Social (Seas) e contou com a parceria do Ministério Público Federal (MPF); Casa Militar; Exército Brasileiro; Fundação Nacional do Índio (Funai); Secretaria de Saúde Indígena; Tribuna Regional Eleitoral; INSS, prefeituras de Espigão D’Oeste e Pimenta Bueno e ainda a Coordenação das Organizações do Povo Cinta Larga.

A ação foi realizada na escola rural Diva Tereza Ferreira, localizada no assentamento Canaã, a aproximadamente 80 quilômetros de Espigão D’Oeste. Durante os três dias da Ação Social Cinta Larga, além do transporte aos indígenas, foram oferecidos alojamento e alimentação para as equipes de trabalho. Tendas foram montadas para a realização de consultas médicas, exames clínicos e atendimentos sociais.

A estimativa é de que aproximadamente 600 indígenas, de 20 aldeias, tenham sido atendidos pela Ação Social Cinta Larga.

Durante a abertura dos trabalhos, o procurador do Ministério Público Federal, Reginaldo Trindade, agradeceu o empenho da Secretaria de Estado de Assistência Social e enfatizou a importância da união de todos os setores do governo em prol dos Cinta-Larga “Hoje o estado está à frente dessas ações voltadas aos indígenas em todas as esferas, tanto federal, estadual e municipal e é esta união que fortalece as iniciativas”, disse o procurador.

A coordenadora geral de promoção dos direitos sociais da Funai de Brasília, Patrícia Chagas, completou o discurso de Reginaldo Trindade. “É quando conseguimos unir governo estadual, Ministério Público, Funai e outros órgãos que as ações desenvolvidas tem mais efetividade”.

Por sua vez, a secretária adjunta da Seas, Zilene Rabelo, enalteceu a importância de levar as políticas públicas aos indígenas. “Esta ação é um marco para o estado, ao integrar todas as políticas públicas, pensando a questão indígena. Temos que fazer essas políticas chegarem a quem realmente precisa. Estamos aqui para servir a todos”.

Já o indígena Nacoça Pio agradeceu a união de todos em prol dos Cinta-Larga. “Eu, como Cinta-Larga, só tenho que agradecer. Acho que nós cintas-largas só queremos dizer sejam bem-vindos sempre vocês do exército, autoridades estaduais, federais, municipais. É muito bom receber vocês aqui e com todos esses benefícios. Muito Obrigado”, agradeceu.

Já o cacique Rondon Cinta-Larga agradeceu e aproveitou para solicitar que estas ações aconteçam com frequência. “Queremos que esta ação social aconteça mais de uma vez por ano, pois é difícil para nós ir pra cidade. Por isso, continue com este trabalho, resolvem os problemas do meu povo. Ajudem o povo Cinta-Larga. Nós agradecemos que vocês vieram e vamos fazer um bom trabalho”

Texto: Giliane Perin
Assessoria Regional de Cacoal/Decom