Acir Gurgacz pede que Rondônia continue sendo "passada a limpo"

- Não ficamos contentes quando essas notícias mancham a reputação do nosso estado, mas pior seria se nada estivesse sendo feito.

Publicada em 16 de July de 2013 às 16:12:00

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) fez em Plenário, nesta terça-feira (16), um apelo para que os “cidadãos de bem” de seu estado, Rondônia, participem da vida política do estado para evitar que bandidos disfarçados de políticos ocupem esses espaços. O senador se referia aos políticos presos no início do mês de julho, durante a Operação Apocalipse, deflagrada pela Polícia Civil.

Na operação, mais de 50 pessoas foram presas em oito estados, entre elas vereadores, empresários e pessoas ligadas a deputados estaduais, todas envolvidas com tráfico de drogas.

- Não ficamos contentes quando essas notícias mancham a reputação do nosso estado, mas pior seria se nada estivesse sendo feito. O lado bom dessas operações é que acabam revelando as verdadeiras faces desses políticos, que não são políticos, são bandidos infiltrados na política – afirmou o senador.

Gurgacz disse esperar que os acusados que estejam efetivamente envolvidos nos crimes sejam condenados, presos e afastados da política rondoniense. Segundo ele, os tempos no estado são outros, de renovação e de participação direta da população nas decisões políticas. Entretanto, essa participação tem de ser cada vez maior e mais ativa, defendeu, e “quando as pessoas de bem não participam da política, os maus governam e ocupam os espaços”. É preciso, então, reverter essa lógica.

Para o senador, são vários os caminhos para se alcançar esse resultado, sempre por vias democráticas: participação comunitária, participação nos conselhos municipais, o voto, a escolha consciente de seus candidatos.

Gurgacz pediu ainda ao governador do estado, Confúcio Moura (PMDB), e às autoridades de segurança pública para que não se intimidem e continuem com o trabalho de “passar Rondônia a limpo”, mantendo forte o combate à corrupção no estado.

- Nosso estado tem um grande potencial econômico, podemos avançar muito na consolidação da agroindustria, da indústria de transformação, mas precisamos afastar de vez os tumores da corrupção, do tráfico de drogas e da instabilidade política – ressaltou, assegurando que é possível fazer política de forma diferente, com pessoas comprometidas com o desenvolvimento do estado.

Em aparte, o senador João Capiberibe (PSB-AP) reforçou a importância de se combater a corrupção e trazer novas práticas políticas para a Região Norte.

Agência Senado