Ações preventivas do câncer envolvem comunidade em Médici

A mesma estrutura de pessoal e estratégia de atuação está sendo operacionalizada na campanha Novembro Azul, em Médici.

Publicada em 31 de October de 2014 às 17:29:00

Ações educativas em palestras e envolvimento da comunidade marcam a campanha Outubro Rosa, no município de Presidente Médici/RO. A administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, executou um extenso cronograma de atendimentos voltados à prevenção e diagnóstico precoce para câncer de mama, colo de útero e próstata. Nesta quarta-feira (29) a prefeitura abriu a campanha Novembro Azul, data em que se encerrou o Outubro Rosa.

Para a realização da campanha conjunta específica à saúde da mulher e do homem, respectivamente nos meses de outubro e novembro, o município direcionou todas as equipes de saúde e todas as unidades municipais das zonas urbana e rural, incluindo os distritos de Estrela de Rondônia, Bandeira Branca e Riachuelo. Pontos de acesso à saúde em localidades como assentamentos e vilas também foram abrangidos pela iniciativa.

De acordo com a secretária responsável pela gestão de saúde do município, Larissa Ramalho, a Semusa mobiliza profissionais de várias áreas como a Vigilância Epidemiológica e Núcleo de Educação em Saúde. “São técnicos, enfermeiros, médicos e muitos outros empenhados nesse trabalho. Neste ano ampliamos a atuação pela conscientização com a participação das unidades de saúde, associações e escolas”, informou.

Novembro Azul

A mesma estrutura de pessoal e estratégia de atuação está sendo operacionalizada na campanha Novembro Azul, em Médici. Os temas abordados nas diversas formas de contato com a comunidade visam atingir os homens, encorajando-os a realização de exames e se atentarem aos sinais sintomas de possíveis patologias. O objetivo principal, segundo a gestora, é a prevenção e descoberta dos cânceres e, posteriormente, fazer os encaminhamentos.

Evento

O evento organizado para encerrar a campanha Outubro Rosa e abrir a campanha Novembro Azul ocorreu no Centro Cultural da cidade e atraiu mais de 300 pessoas. O momento representou mais uma oportunidade de tratar os temas ligados aos tipos de câncer. A prevenção a essas doenças foi palestrada pelos médicos Dr. André (urologista) e Dra. Gisele Fabiana (Clínica Geral). Com a presença de autoridades municipais, os participantes prestigiaram apresentações de dança, dinâmicas e sorteio de brinde