21/09/2011 - 12h48min - Atualizado em 21/09/2011 - 12h48min

Adicional de insalubridade e periculosidade para policiais e bombeiros militares

Ao apresentar a proposta na ALE, o deputado Hermínio Coelho também se referiu novamente a questão salarial.

O deputado estadual Hermínio Coelho (PT) apresentou na Assembléia Legislativa de Rondônia indicação propondo ao Governo Estadual que envie ao parlamento projeto de lei, dispondo sobre a concessão de adicional de insalubridade, de periculosidade e de atividade penosa aos servidores públicos do polícia e bombeiro militar do estado de Rondônia.

De acordo com a proposta apresentada pelo deputado Hermínio Coelho, o servidor que habitualmente trabalhe em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de contágio, ou, ainda, que exerça atividade penosa, fará jus em cada caso à adicional de insalubridade, periculosidade, ou a adicional por atividades penosas.

Segundo a propositura, o adicional de insalubridade e periculosidade ficará discriminado aos militares da Polícia Militar e Bombeiro Militar nas seguintes modalidades, além do que for detectado em perícia médica especifica, da seguinte forma: policiamento ou patrulhamento ostensivo; guarda ou guarnição de postos policiais ou prédios públicos; operações de preservação da ordem pública, em eventos, manifestações e tumultos; ações de intervenção tática; garantia do poder de polícia de órgãos públicos, para assegurar fiscalização ou cumprimento de ordem judicial ou administrativa; custódia, guarda, escolta ou transporte de presos; proteção ou escolta de autoridades e dignitários; inteligência e contra-inteligência; combate a incêndio; busca, salvamento e resgate; operações de defesa civil; músicos da banda de música da PM; operadores de rádio do Centro Integrado de Operações (CIOP); mergulho com escafandro ou aparelho; contato constante com substância tóxica ou radioativa; e trabalho com adestramento de animais.

Os adicionais serão fixados nos percentuais e nas formas a seguir: Insalubridade deverá ser calculada com os índices de 10% (dez por cento) grau mínimo; 20% (vinte por cento) grau médio e 30% (trinta por cento) grau máximo. Já a periculosidade deverá ser calculada com o índice de 30% (trinta por cento).Para o deputado Hermínio Coelho, embora a Constituição Federal faça alusão a atividades de risco e as exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, o dispositivo não foi devidamente regulamentado por lei complementar.

“Dessa regulamentação é que adviria o conceito de atividades insalubres, penosas e perigosas, hoje limitado aos servidores estaduais da administração direta”, explicou ele.

Ao apresentar a proposta na ALE, o deputado Hermínio Coelho também se referiu novamente a questão salarial, destaca ele: “sabemos que os integrantes da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Rondônia não são bem remunerados como deveriam. Além dessa questão primordial, os integrantes da Policia Militar e Bombeiro Militar de Rondônia, exercem atividade de alto risco, por ser atividade perigosa e insalubre, pois, também atinge a saúde física, mental e psicológica desses servidores que no dia a dia enfrentam questões de segurança pública em defesa da população de nosso Estado, o que torna essa atividade perigosa”.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 30/03/2015 ás 19:05:00

CCJ encerra discussão sobre maioridade penal; votação fica para terça-feira

Proposta que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos divide opiniões entre deputados. Manifestantes favoráveis e contrários à medida lotaram o plenário da comissão nesta segunda-feira.

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 18:58:00

Interdição da avenida Caúla é necessária para conclusão da rede de drenagem

Antes da interdição, empresa solicitou à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito a permissão para interromper o trânsito na rotatória da avenida Guaporé.

POLíTICA | matéria escrita em 30/03/2015 ás 18:55:00

PAINEL POLÍTICO

ALAN ALEX

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 18:16:00

Trabalhadores em educação aceitam parte da proposta da Prefeitura e vão discutir o restante da pauta

O Sintero está convocando os trabalhadores em educação municipais para uma nova assembleia nesta quarta-feira, dia 01/,04, às 16 horas, na Sede Administrativa do sindicato.

POLíTICA | matéria escrita em 30/03/2015 ás 17:17:00

Criadores de Ji-Paraná denunciam a deputados manobra do grupo JBS Friboi

Pecuaristas reclamam de ações do grupo visando o controle do mercado da carne em Rondônia.

POLíTICA | matéria escrita em 30/03/2015 ás 17:13:00

Proposta criação da Superintendência de Polícia Técnica

De acordo com o parlamentar, os elevados índices de criminalidade sinalizam para a necessidade de ações que diminuam estes números.

POLíTICA | matéria escrita em 30/03/2015 ás 16:47:00

Assembleia revoga lei sobre taxas instituídas pelo Detran

Matéria foi colocada em apreciação e aprovada por unanimidades dos parlamentares presentes na sessão.

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 16:43:00

Divulgado gabarito das provas do processo seletivo para estagiário do TCE

O gabarito, publicado na edição nº 882 do Diário Oficial Eletrônico do Tribunal, também pode ser acessado em link disponibilizado no portal da instituição.

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 11:58:00

Esporte – Genus desfila uniformes hoje no Porto Velho Shopping

O time também fará a apresentação da equipe para o campeonato Rondoniense.

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 11:38:00

Governo incentiva organização da suinocultura em Rondônia

O objetivo da reunião foi mostrar aos produtores da região o programa e a dinâmica do funcionamento do mercado nacional e internacional da carne suína.

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 11:36:00

Comunidades terapêuticas de Rondônia recebem suporte técnico da Sepaz para credenciamento de serviços

A Sepaz disponibiliza suporte técnico para que as comunidades terapêuticas se adequem à normas vigente ( RDC 29) e possam participar de editais de chamamento público.

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 11:34:00

MPF fiscaliza o controle social da saúde indígena em Guajará-Mirim

Ministério Público Federal verifica se há participação efetiva da comunidade indígena na definição das políticas públicas e na prestação de contas dos recursos.

POLíTICA | matéria escrita em 30/03/2015 ás 11:13:00

Brasil vai reformar usina de Rondônia por R$ 60 milhões e doar para Bolívia

A térmica Rio Madeira foi desativada em outubro de 2009, quando o Estado de Rondônia foi conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e passou a ser abastecido por hidrelétricas, que produzem energia mais barata.

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 10:39:00

Intenção de consumo de Porto Velho cai pelo terceiro mês seguido

O MENOR CONSUMO DO ANO- Com uma leve queda de -5,6% o ICF de Porto Velho, em março, continua em queda com o índice alcançando o seu menor patamar no ano.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 30/03/2015 ás 10:17:00

Ex-prefeito e mais 10 ex-servidores são condenados por farra de combustível

Conforme relatório do TCE/RO, as irregularidades são relativas ao abastecimento da frota oficial e de veículos não identificados.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com