21/09/2011 - 12h48min - Atualizado em 21/09/2011 - 12h48min

Adicional de insalubridade e periculosidade para policiais e bombeiros militares

Ao apresentar a proposta na ALE, o deputado Hermínio Coelho também se referiu novamente a questão salarial.

O deputado estadual Hermínio Coelho (PT) apresentou na Assembléia Legislativa de Rondônia indicação propondo ao Governo Estadual que envie ao parlamento projeto de lei, dispondo sobre a concessão de adicional de insalubridade, de periculosidade e de atividade penosa aos servidores públicos do polícia e bombeiro militar do estado de Rondônia.

De acordo com a proposta apresentada pelo deputado Hermínio Coelho, o servidor que habitualmente trabalhe em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de contágio, ou, ainda, que exerça atividade penosa, fará jus em cada caso à adicional de insalubridade, periculosidade, ou a adicional por atividades penosas.

Segundo a propositura, o adicional de insalubridade e periculosidade ficará discriminado aos militares da Polícia Militar e Bombeiro Militar nas seguintes modalidades, além do que for detectado em perícia médica especifica, da seguinte forma: policiamento ou patrulhamento ostensivo; guarda ou guarnição de postos policiais ou prédios públicos; operações de preservação da ordem pública, em eventos, manifestações e tumultos; ações de intervenção tática; garantia do poder de polícia de órgãos públicos, para assegurar fiscalização ou cumprimento de ordem judicial ou administrativa; custódia, guarda, escolta ou transporte de presos; proteção ou escolta de autoridades e dignitários; inteligência e contra-inteligência; combate a incêndio; busca, salvamento e resgate; operações de defesa civil; músicos da banda de música da PM; operadores de rádio do Centro Integrado de Operações (CIOP); mergulho com escafandro ou aparelho; contato constante com substância tóxica ou radioativa; e trabalho com adestramento de animais.

Os adicionais serão fixados nos percentuais e nas formas a seguir: Insalubridade deverá ser calculada com os índices de 10% (dez por cento) grau mínimo; 20% (vinte por cento) grau médio e 30% (trinta por cento) grau máximo. Já a periculosidade deverá ser calculada com o índice de 30% (trinta por cento).Para o deputado Hermínio Coelho, embora a Constituição Federal faça alusão a atividades de risco e as exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, o dispositivo não foi devidamente regulamentado por lei complementar.

“Dessa regulamentação é que adviria o conceito de atividades insalubres, penosas e perigosas, hoje limitado aos servidores estaduais da administração direta”, explicou ele.

Ao apresentar a proposta na ALE, o deputado Hermínio Coelho também se referiu novamente a questão salarial, destaca ele: “sabemos que os integrantes da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Rondônia não são bem remunerados como deveriam. Além dessa questão primordial, os integrantes da Policia Militar e Bombeiro Militar de Rondônia, exercem atividade de alto risco, por ser atividade perigosa e insalubre, pois, também atinge a saúde física, mental e psicológica desses servidores que no dia a dia enfrentam questões de segurança pública em defesa da população de nosso Estado, o que torna essa atividade perigosa”.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 04/05/2015 ás 19:30:00

Ivo Cassol e construtora são condenados a devolver R$ 1,5 milhão ao erário por fraudes em licitações

De acordo com o MPF, pelo menos oito empresas participavam do esquema fraudulento.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 04/05/2015 ás 19:09:00

Equipe da Megaoperação Justiça Rápida Itinerante divulga datas das triagens em Porto Velho

A Megaoperação Justiça Rápida Itinerante procura resolver de forma conciliatória: disputa pela posse de bens, retificação de certidões com erros materiais, alimentos e visitas para os filhos...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 04/05/2015 ás 19:07:00

Obras do Fórum de Ouro Preto do Oeste começam neste mês

A construtora terá 810 dias, contados da data da assinatura, para a execução da obra.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 04/05/2015 ás 19:06:00

Juíza de Paz e suplentes são nomeados na comarca de Presidente Médici

O mandato é pelo período de quatro anos.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 04/05/2015 ás 19:04:00

Nota oficial do Poder Judiciário do Estado de Rondônia

Ressalta que todas as medidas legais cabíveis serão tomadas por esta Corte para preservar a todos os agentes do Poder Judiciário de Rondônia, apurar as responsabilidades e punir os autores da conduta criminosa.

GERAL | matéria escrita em 04/05/2015 ás 19:01:00

Semob trabalha na implantação da rede de drenagem pluvial na Estrada do Areia Branca

A equipe de Drenagem e Canais da Coordenadoria de Vias Urbanas da Semob também concluiu, na semana passada, a reestruturação da rede de drenagem pluvial na rua Benedito, no bairro Lagoinha.

GERAL | matéria escrita em 04/05/2015 ás 18:59:00

Novos veículos e bafômetros reforçam operações do Detran em Rondônia

O diretor-geral adjunto do Detran-RO, Antônio Rebello Chagas, afirma que estes novos etilômetros, no valor total de R$ 222 mil, são muito mais precisos e já emitem a autuação no local.

GERAL | matéria escrita em 04/05/2015 ás 18:57:00

Rondônia vai unificar atendimento à segurança pública com 19 Unidades Integradas

O delegado André Roberto disse que as Unisps estão sendo construídas conforme a necessidade de cada região. As unidades de grande porte estão sendo construídas em Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, além de Porto Velho.

POLíTICA | matéria escrita em 04/05/2015 ás 18:53:00

Mariana Carvalho participa de evento sobre doenças raras em Washington e defende fácil acesso a medicamentos

Mariana Carvalho participou do evento como mediadora, juntamente com o representante do Conselho Nacional de Justiça, o juiz João Batista Galhardo, e com o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital.

GERAL | matéria escrita em 04/05/2015 ás 18:52:00

Jornada de trabalho de radiologistas da rede estadual será reduzida, afirma governador

O assunto foi tratado durante reunião no auditório do Palácio Getúlio Vargas, onde estavam lideranças dos radiologistas, o vice-governador Daniel Pereira e o secretário adjunto da Saúde, Eduardo Maiorquim.

GERAL | matéria escrita em 04/05/2015 ás 18:50:00

Começa a vacinação de 277 mil rondonienses contra gripe

Os grupos de pessoas aptas a receber a vacina devem procurar os postos e unidades de saúde de suas respectivas cidades.

GERAL | matéria escrita em 04/05/2015 ás 18:47:00

Produtor de RO tem até o dia 15 para vacinar rebanho e até o dia 22 para fazer a declaração sob pena de multa

Segundo o gerente de Inspeção de Defesa Sanitária, Fabiano Alexandre dos Santos, os técnicos da Idaron fiscalizam diariamente as empresas que comercializam as doses de vacina.

GERAL | matéria escrita em 04/05/2015 ás 18:45:00

Municípios rondonienses recebem do governo equipamentos de combate à malária

Para Luiz Eduardo Maiorquim, sair de uma condição de endemia para uma classificação de baixo risco tem que ser comemorado muito.

POLíTICA | matéria escrita em 04/05/2015 ás 18:42:00

Mirante vai desabar, e ameaça vizinhança

Escavadeira Bucyrus, casas e hospital estão correndo grave risco por escombros que não tem mais salvação.

GERAL | matéria escrita em 04/05/2015 ás 18:38:00

Marechal Rondon foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pelo físico Albert Einstein

Na terça-feira (5), dia em que se comemora 150 anos de marechal Rondon, o governo de Rondônia realiza a abertura de uma exposição sobre Rondon e o lançamento do selo comemorativo.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com