21/09/2011 - 12h48min - Atualizado em 21/09/2011 - 12h48min

Adicional de insalubridade e periculosidade para policiais e bombeiros militares

Ao apresentar a proposta na ALE, o deputado Hermínio Coelho também se referiu novamente a questão salarial.

O deputado estadual Hermínio Coelho (PT) apresentou na Assembléia Legislativa de Rondônia indicação propondo ao Governo Estadual que envie ao parlamento projeto de lei, dispondo sobre a concessão de adicional de insalubridade, de periculosidade e de atividade penosa aos servidores públicos do polícia e bombeiro militar do estado de Rondônia.

De acordo com a proposta apresentada pelo deputado Hermínio Coelho, o servidor que habitualmente trabalhe em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de contágio, ou, ainda, que exerça atividade penosa, fará jus em cada caso à adicional de insalubridade, periculosidade, ou a adicional por atividades penosas.

Segundo a propositura, o adicional de insalubridade e periculosidade ficará discriminado aos militares da Polícia Militar e Bombeiro Militar nas seguintes modalidades, além do que for detectado em perícia médica especifica, da seguinte forma: policiamento ou patrulhamento ostensivo; guarda ou guarnição de postos policiais ou prédios públicos; operações de preservação da ordem pública, em eventos, manifestações e tumultos; ações de intervenção tática; garantia do poder de polícia de órgãos públicos, para assegurar fiscalização ou cumprimento de ordem judicial ou administrativa; custódia, guarda, escolta ou transporte de presos; proteção ou escolta de autoridades e dignitários; inteligência e contra-inteligência; combate a incêndio; busca, salvamento e resgate; operações de defesa civil; músicos da banda de música da PM; operadores de rádio do Centro Integrado de Operações (CIOP); mergulho com escafandro ou aparelho; contato constante com substância tóxica ou radioativa; e trabalho com adestramento de animais.

Os adicionais serão fixados nos percentuais e nas formas a seguir: Insalubridade deverá ser calculada com os índices de 10% (dez por cento) grau mínimo; 20% (vinte por cento) grau médio e 30% (trinta por cento) grau máximo. Já a periculosidade deverá ser calculada com o índice de 30% (trinta por cento).Para o deputado Hermínio Coelho, embora a Constituição Federal faça alusão a atividades de risco e as exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, o dispositivo não foi devidamente regulamentado por lei complementar.

“Dessa regulamentação é que adviria o conceito de atividades insalubres, penosas e perigosas, hoje limitado aos servidores estaduais da administração direta”, explicou ele.

Ao apresentar a proposta na ALE, o deputado Hermínio Coelho também se referiu novamente a questão salarial, destaca ele: “sabemos que os integrantes da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Rondônia não são bem remunerados como deveriam. Além dessa questão primordial, os integrantes da Policia Militar e Bombeiro Militar de Rondônia, exercem atividade de alto risco, por ser atividade perigosa e insalubre, pois, também atinge a saúde física, mental e psicológica desses servidores que no dia a dia enfrentam questões de segurança pública em defesa da população de nosso Estado, o que torna essa atividade perigosa”.

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 21/10/2014 ás 18:05:00

Sintero convida candidatos a governador para apresentarem propostas e assinarem termo de compromisso com a educação

Convites formais para o encontro foram protocolados junto às coordenações de ambos os candidatos.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/10/2014 ás 18:00:00

Réu é condenado a 33 anos por homicídio e estupro

Durante o julgamento o réu informou que não lembrava que havia cometido o crime.

POLíTICA | matéria escrita em 21/10/2014 ás 17:50:00

Expedito diz que Confúcio faz o governo da enrolação

O candidato Expedito Junior (PSDB) garantiu que tem como proposta melhorar a saúde implementando o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração.

POLíTICA | matéria escrita em 21/10/2014 ás 17:46:00

GUAJARÁ-MIRIM – Prefeito Dúlcio declara apoio à Confúcio

Confúcio participou de uma grande carreata pelas principais ruas de Guajará-Mirim.

POLíTICA | matéria escrita em 21/10/2014 ás 17:30:00

Câmara cria Comissão para investigar denúncias contra administração Nazif

Valdemir Caldas

GERAL | matéria escrita em 21/10/2014 ás 17:23:00

“Governo do Estado trás uma nova era para saúde de Cacoal” afirma Capixaba

Na oportunidade Pimentel visitou a Câmara de Vereadores para deixá-los a par da situação bem como a Regional de Saúde para apresentar o novo modelo de gestão...

GERAL | matéria escrita em 21/10/2014 ás 17:19:00

Escola Estadual Dom Pedro I receberá quadra coberta

Emerson Castro afirma que estão acontecendo atualmente mais de 70 obras nas escolas da rede estadual em todo o Estado.

GERAL | matéria escrita em 21/10/2014 ás 17:16:00

Governo resgata dívida social de 30 anos com nova psiquiatria

Nova psiquiatria terá atendimento técnico e humanizado; Estado busca experiências para formatar modelo ideal para tratar pacientes.

GERAL | matéria escrita em 21/10/2014 ás 17:14:00

Primeiro trecho do anel viário é asfaltado em Ji-Paraná

O acesso para Presidente Médici será o primeiro a receber o asfalto; A previsão é que 100% dos serviços sejam concluídos ainda este ano..

GERAL | matéria escrita em 21/10/2014 ás 17:09:00

Agroindústria de Cacoal mostra a qualidade dos produtos do campo

O aluno do 2º ano do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Guilherme BuzattoDonat se mostrou admirado com a qualidade dos produtos da agroindústria Produtos da Hora.

GERAL | matéria escrita em 21/10/2014 ás 16:13:00

Procurador-Geral de Justiça do MPRO é reconduzido para a presidência do GNCOC

Eduardo de Lima Veiga, os Procuradores-Gerais de Justiça destacaram a excelência do trabalho realizado por Héverton Alves de Aguiar à frente da presidência do GNCOC desde 2012...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/10/2014 ás 16:48:00

Justiça decreta prisão de ex-secretário da Sejus

Zaquel e a assessora especial do governador Confúcio Moura (PMDB), Mirian Spreafico, respondem a ações criminais e cíveis.

POLíTICA | matéria escrita em 21/10/2014 ás 16:03:00

MP vê indícios dos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva; fraude à licitação e lavagem de dinheiro pelo governador Confúcio Moura

Durante as investigações surgiram indícios de prática de crime perpetrados por outras pessoas, dentre elas, Francisco de Assis – cunhado do Governador; do próprio Governador, Confúcio Moura, bem como o vereador Jair Montes.

POLíTICA | matéria escrita em 20/10/2014 ás 18:29:00

IBOPE, A PESQUISA COMPLETA: Disputa em Rondônia segue acirrada também no segundo turno

Em Rondônia, o senador Aécio Neves (PSDB) tem 52% das intenções de voto, contra 41% da atual presidente e candidata à reeleição Dilma (PT).

POLíTICA | matéria escrita em 20/10/2014 ás 18:19:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

ADIN pode levar a expulsão de 400 PMs em Rondônia.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com