Afilhado de Confúcio, preso na Operação Termópilas, tem bens bloqueados pela justiça

Ele causou prejuízos aos cofres públicos ao receber propina. O dinheiro era desviado da saúde. O então assessor especial, que era tratado como um filho pelo governador, morava com Confúcio.

Publicada em 06/02/2013 às 08:04:00

Da reportagem do Tudorondonia

Porto Velho, Rondônia – Preso na casa do governador Confúcio Moura (PMDB) pela Polícia Federal durante a Operação Termópilas, o ex-assessor especial da Governadoria,  Rômulo da Silva Lopes, considerado um filho pelo chefe do Poder Executivo estadual, teve seus bens bloqueados pela justiça.

O objetivo é garantir o ressarcimento dos prejuízos causados aos cofres do Estado com o recebimento de propina por Rômulo na época em que assessorava Confúcio.

O então assessor especial recebeu “oferta de vantagem indevida” pelo proprietário da empresa Higiprest erviços de Limpeza Ltda., José Miguel Saud Morheb,  com o fim de obter vantagem ilícita à custa do patrimônio público rondoniense.

Segundo o Ministério Público, Rômulo integrava a organização criminosa que agia no Poder Público Estadual praticando uma série de crimes e atos de improbidades administrativa que objetivavam o enriquecimento ilícito à custa do patrimônio público.

O MP relata, no caso específico – existem outros - o pagamento de propina no valor de R$10.000,00 por José Miguel Morheb a Rômulo da Silva Lopes, à época, assessor especial da Governadoria, objetivando a renovação do contrato da empresa Maq-Service, que prestava serviços de limpeza em unidades hospitalares do Governo de Rondônia.

Atendendo ao pedido do Ministério Público, o juiz convocado Glodner Luiz Paulleto, do Tribunal de Justiça de Rondônia, decretou a indisponibilidade dos bens do afilhado de Confúcio, que morava junto com o governador ao ser preso.