Agentes de Saude de Pimenta Bueno trabalham em 100% com tablets

Pimenta Bueno, que utiliza mobilidade desde outubro de 2014, foi a primeira cidade do norte de Rondônia a utilizar as soluções móveis.

Publicada em 03 de March de 2015 às 16:05:00

A saúde tem sido beneficiada pelo crescimento dos recursos a partir do uso da mobilidade. O acesso a dados, cadastros, medicamentos e atendimentos através de tablets é uma realidade no município de Pimenta Bueno, em Rondônia. A cidade, com pouco mais de 33 mil habitantes segundo dados do IBGE, já conta com 40% de sua população cadastrada no sistema de saúde. Conforme Sylvio Carlos de Paula, secretário municipal de Saúde, a meta é chegar a 100% em abril deste ano.

Atualmente, uma equipe de 79 agentes comunitários de saúde trabalha junto às famílias dos mais de 20 bairros pimentenses portando um tablet modelo Genesis de 7 polegadas. Sylvio afirma que conheceu a mobilidade voltada para a área da saúde através de projetos que estão em andamento em Nova Mutum, Arenapolis e Nortelândia, no Mato Grosso. “Solicitei uma visita técnica para entender os detalhes e percebi que nossa cidade teria muitos ganhos”, afirma o gestor que vê na mobilidade uma forma de sistematização e que beneficia o processo. “A inovação é uma ferramenta muito importante, temos que usá-la a nosso favor”.

Pimenta Bueno, que utiliza mobilidade desde outubro de 2014, foi a primeira cidade do norte de Rondônia a utilizar as soluções móveis. Entre os ganhos obtidos estão a agilidade no atendimento e o acompanhamento em tempo real as ações dos agentes comunitários de saúde durante suas visitas em tempo real. O trabalho foi desenvolvido pela TWI Consultoria e Tecnologia. Segundo Márcio Freitas, Gestor em Negócios da empresa, o maior desafio encontrado no inicio neste projeto foi superar a falta de estrutura nas unidades de Saude.

Os agentes de Saude se adaptaram facilmente com a mobilidade e perceberam de imediato a importância deste novo conceito de trabalho.

A TWI Tecnologia e Consultoria é parceira de negócios da uMov.me, companhia gaúcha que fornece uma plataforma de aplicativos prontos para uso e qualifica os serviços da área da saúde pública. Atualmente, a TWI Tecnologia e Consultoria, que tem sede em Cuiabá, presta serviços a diversas prefeituras e secretarias localizadas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Pará e Minas Gerais.

Sobre a TWI Tecnologia e Consultoria: fundada em 2010, é uma empresa privada especializada em tecnologia e sistemas sociais que estuda, capacita e especializa sua equipe com a perspectiva de promover o desenvolvimento tecnológico, cultural, social, educacional e sustentável das cidades em todo Brasil. A companhia prima pela eficácia, eficiência e efetividade.

Sobre a uMov.me: empresa focada exclusivamente em mobilidade e no fornecimento de solução para o mercado corporativo. A plataforma é construída na modalidade de software como serviço (SaaS) e oferece soluções para automatizar atividades em campo. Como resultado, aprimora a gestão de empresas de diferentes portes e segmentos de atuação. Atualmente, a ferramenta conta com mais de 20 mil usuários ativos em mais de uma centena de empresas. São milhões de operações de campo e mais de 150 parceiros no Brasil e no exterior. Em 2013, foi citada pelo Gartner como visionária no mercado de mobilidade transformando a gestão de operações no campo em resultados. Neste mesmo ano, a uMov.me passou a fazer parte do portfólio de investimentos da TOTVS | Ventures.