Agroindústria de biscoitos é inaugurada em Cacoal

“Eu quero dizer que quando vocês compram um produto da agricultura familiar, vocês estão ajudando a manter os jovens no campo e a famílias unidas”

Publicada em 25 de August de 2014 às 16:23:00

Mais uma agroindústria familiar foi inaugurada oficialmente no município de Cacoal no último sábado (23). A agroindústria Biscoitos IR Amazonas, de propriedade da família de Robson Siedler, surgiu em 2011 e neste mês recebeu o alvará da Agevisa (Agência de Vigilância em Saúde). Com este alvará, a venda dos biscoitos de polvilho produzidos pela família Siedler será expandida.

“Nós temos propostas de Espigão D’Oeste, Pimenta Bueno e outros municípios e agora podemos expandir o nosso negócio, pois temos a certificação necessária. Estamos muito felizes com esta conquista”, comemorou Robson Siedler.

A produção dos biscoitos IR Amazonas começou por acaso. Robinho, como é popularmente conhecido, comercializava farinha de mandioca nas escolas e feiras livres de Cacoal. Do polvilho que sobrava, a esposa de Robinho, dona Irlândia, produzia biscoitos para a família.

Questionado por um diretor de escola se não havia mais produtos a oferecer, Robinho falou sobre os biscoitos da esposa, que eram bastante elogiados. Os biscoitos de polvilho caíram no gosto da direção da escola, e assim Robinho começou a comercializá-los.

“A gente fazia cerca de 25 quilos de biscoitos por mês, na cozinha de casa. Aí surgiu a oportunidade de montar a agroindústria e a gente foi atrás. Hoje a gente produz 120 quilos de biscoitos por dia! São 340 pacotes”.

De acordo com Robinho, cada pacote de 400 gramas, possui aproximadamente 65 biscoitos. Em uma conta aproximada, a agroindústria da família Siedler produz mais de 22 mil biscoitos por dia.

Agora com a certificação da Agevisa, a expectativa é aumentar ainda mais a produção. “Como o mercado vai aumentar, a nossa produção também. Esperamos que em seis meses a produção aumente para 200 quilos por dia”, acredita Robinho.

Em seu discurso, durante a cerimônia de inauguração da Agroindústria Biscoitos IR Amazonas, Robson Siedler agradeceu o apoio da família e do Governo de Rondônia por sua conquista.

“É com o apoio da minha família e de diversos órgãos públicos que hoje estamos aqui. Eu quero agradecer ao Governo de Rondônia pelo trabalho e pelo apoio que tem desenvolvido junto às agroindústrias”.

Bastante emocionado, Robinho direcionou o seu discurso na oportunidade que está tendo de manter a família unida, no campo. “A minha alegria é que com a nossa agroindústria, hoje eu consigo manter minha família unida, na roça, que é o lugar que a gente ama. Eu posso contar com a minha esposa que é uma guerreira, tenho um filho de 21 anos que é o
carro chefe da produção e um de 14 que estuda de manhã e a tarde faz questão de ajudar também. Com essa agroindústria eu consigo manter a minha família unida e trabalhando para crescermos juntos”.

Para concluir, Robinho deixou um recado para todos os rondonienses. “Eu quero dizer que quando vocês compram um produto da agricultura familiar, vocês estão ajudando a manter os jovens no campo e a famílias unidas”.

Presente à inauguração da Agroindústria Biscoitos IR Amazonas, o secretário estadual de agricultura, Evandro Padovani acrescentou que apoiar as agroindústrias é uma das prioridades de sua secretaria.

“Nós estamos abertos para receber e orientar todos os agricultores que queiram industrializar a sua produção. Ficamos muito felizes quando vemos famílias unidas, como a do Robinho. Apoiar as agroindústrias é uma das prioridades da Secretaria de Agricultura e não estamos medindo esforços para beneficiar as famílias do campo”.