Água Para Todos atenderá 742 famílias em Rondônia

Assinatura de acordo beneficiou sete municípios que fiscalizarão as obras em 30 poços.

Publicada em 29 de August de 2014 às 15:29:00

Beneficiando sete municípios rondonienses e um total de 742 famílias em sua primeira fase, o acordo de cooperação do programa do governo Federal em parceria com o governo do Estado denominado Água Para Todos,  foi assinado na manhã desta sexta-feira  (29), durante reunião realizada no gabinete da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em Porto Velho.

As  28  comunidades  selecionadas  atendem  critérios  estabelecidos  pelo  Ministério  da Integração  Social  e  a  questão  burocrática  por  vezes  se  tornou  um  entrave  no  processo.  O Ministério Publico Estadual (MP/RO) e Tribunal de Contas (TC/RO), estão atentos fiscalizando todas as etapas e por isso a necessidade de atender as normas e manter os cronogramas de trabalho.

Tal cuidado por parte do Governo do Estado através da equipe da Sepog resultou na assinatura do convênio que hoje já está em licitação. “Tanto o projeto de Trabalho Técnico e Social (PTTS) como o de engenharia já foram encaminhados para a Superintendência de Compras e Licitação de Rondônia (Supel/RO)”, explica Natan de Oliveira, coordenador do programa no Estado.

De acordo com o secretário da Sepog, George Braga, foi com grande esforço que o Governo do Estado foi buscar este recurso em Brasília, batalhando para trazer o programa para Rondônia, um dos dois beneficiados na região norte, disponibilizando ainda uma equipe para levantar as áreas  com  urgente  necessidade  de atendimento.  “A agua é essencial  para a manutenção  da vida e  com  o  programa as  comunidades ganham  qualidade  de  vida,  desafogando inclusive a rede de atendimento de saúde”, ressaltou George Braga.

“Com  tantas promessas, de  tanto  tempo, as pessoas já não acreditam mais e eu mesmo não posso  me  sentir  contrariado  uma  vez  que  compreendo  a  situação.  Embora  possa  parecer algo  tão  pequeno  para  os  políticos  tomar  essa  dimensão  enorme  para  quem  é  atendido  e espero  em  breve  estar  festejando  mais  esta  realização  do  Governo  que  batalhou  para  sua concretização”,  afirmou  o  prefeito  de  Alvorada  do  Oeste  Raniery  Fabris,  durante  o  ato  de assinatura do acordo.

Necessidades

Considerada uma  região muito  seca, onde nesta época do ano os beneficiários do programa são obrigados a buscar água em baldes numa distância de até dois quilômetros, as 124 famílias beneficiadas no assentamento Martin Pescador, a 35 quilômetros de Urupá, tinham uma vida sofrida. “Agora com a assinatura do acordo teremos estas famílias tomando banho e com água limpa e de qualidade”, conta o prefeito de Urupá Sérgio dos Santos. 

  Serão  beneficiados  nesta  etapa  os  municípios  de  Candeias  do  Jamari,  Theobroma,  Urupá, Alvorada do Oeste, São Francisco do Guaporé, Costa Marques e Guajará Mirim. “Essa era uma responsabilidade  imensa  que estava  nas  costas  dos  prefeitos e  que  agora  vemos  realizado”, conta a prefeita de são Francisco do Guaporé, Gislaine Clemente Lebrinha.