Alex Redano defende suspensão de cobrança de taxa do sangue

O assunto foi debatido nesta segunda-feira (29) em audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa. A Fhemeron cobra uma taxa de mais de R$ 400 pela bolsa de 500 ml de sangue.

Publicada em 30 de June de 2015 às 08:22:00

Paulo Ayres


Porto Velho, Rondônia - Após os posicionamentos da representação do Sindicato dos Hospitais Particulares, do Conselho Federal de Medicina e do governo do Estado, através da presidência da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), o deputado Alex Redano (SD) destacou a necessidade urgente de um entendimento político para resolver a polêmica criada com a cobrança dos hemocomponentes e hemoderivados, insumos da bolsa de sangue, para os hospitais da rede privada do Estado.

O assunto foi debatido nesta segunda-feira  (29) em audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa. A Fhemeron cobra uma taxa de mais de R$ 400 pela bolsa de 500 ml de sangue.

De acordo com o deputado Alex Redano, a cobrança dos insumos da bolsa de sangue para os hospitais particulares deve ser suspensa imediatamente, e neste sentido aventou a possibilidade de apresentar uma indicação parlamentar na Assembleia, propondo esta medida até que ocorra a regularização efetiva destas cobranças.

Outra proposta feita pelo deputado Alex Redano veio em apoio a encaminhamento do deputado Adelino Follador (DEM), no tocante à formação de uma comissão especial para intermediar a questão junto ao governo do Estado. Ao final ele ponderou que realmente existe uma lei federal, portanto, trata-se de matéria federal.