Alunas do Mulheres Mil recebem certificado de conclusão de curso nesta terça

A solenidade será a partir das 9h, no Espaço Mulher.

Publicada em 20 de October de 2014 às 10:38:00

Será nesta terça-feira, 21, a solenidade de formatura das alunas do Programa Mulheres Mil, que a Prefeitura de Porto Velho desenvolve em parceria com a Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), do MEC (Ministério da Educação) e com o Ifro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia).

Na capital, o projeto tem a direção da CMPPM (Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres) e é executado pelo Ifro. São 15 mulheres que receberão o certificado de conclusão do Curso de Programação de Computador. A solenidade será a partir das 9h, no Espaço Mulher.

Para a coordenadora da CMPPM, Antônia Ferreira dos Santos, a importância do programa está no fato dele preparar as alunas para alguma ocupação no mercado de trabalho. São cursos que geralmente as participantes não teriam condições de bancar por conta própria. “Esta é também uma oportunidade para que as participantes possam se apropriar do fazer cooperativo, para que compreendam a força do trabalho e da iniciativa de grupo. É a chance de dar continuidade a um aprendizado que as levará a um futuro mais digno”, frisou.

A coordenadora também adiantou que o projeto está estruturado em três eixos — educação, cidadania e desenvolvimento sustentável — e tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, para que as mulheres em situação de vulnerabilidade social tenham acesso à educação profissional, ao emprego e à renda, por meio da formação profissional e tecnológica. A meta é garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, promovendo a melhoria das condições de vida das famílias e suas comunidades, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Localmente, os projetos são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional. O programa faz parte das ações do programa Brasil Sem Miséria, articulado com a meta de erradicação da pobreza extrema, estabelecida pelo governo federal. Na mesma solenidade, também serão entregues os certificados de conclusão para as participantes curso de artesanato (fabricação de bonecas). São 19 mulheres que são atendidas pela programa de Economia Solidária que a Prefeitura de Porto Velho desenvolve em parceria com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).