Alunos do PETS recebem certificado em Cacoal

Na manhã desta sexta-feira (28) mais de 600 alunos das redes municipal e estadual de ensino, receberam o certificado de participação do Programa Educacional Trânsito Seguro...

Publicada em 28 de November de 2014 às 14:32:00

Na manhã desta sexta-feira (28) mais de 600 alunos das redes municipal e estadual de ensino, receberam o certificado de participação do Programa Educacional Trânsito Seguro – PETS, realizado pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Cacoal – SEMTTRAN.

A SEMTTRAN além de realizar a sinalização e fiscalização, palestras e blitz educativas, concursos de desenhos e vídeos relacionados à educação de trânsito, desenvolveu em parceria com o DETRAN, Polícia Militar, SEMED e SEDUC o PETS, no qual o objetivo é incentivar e promover ações educativas dos alunos do 5° ano do ensino fundamental enfocando a circulação socialização e a cidadania para a construção de um espaço público igualitário e seguro.

O PETS foi instituído em 2012 e está fundamentado nas Diretrizes Nacionais da Educação para o trânsito no ensino fundamental. Baseado no PROERD, o material didático é dividido em lições, com aulas expositivas e práticas. Em Cacoal, neste ano de 2014 foram atendidas 615 crianças.

“É um orgulho para nós cacoalenses termos iniciado este programa. Foi uma ideia que nasceu aqui e hoje se espalha por todo o estado. Este programa tem transformado o trânsito deste município através dos alunos, prova disso é a redução de acidentes segundo as estatísticas. Temos muito ainda a fazer, mas estamos plantando a semente para que esta mudança continue”, declarou o Secretário de Trânsito Gerson Sapper.

Talânia Lopes de Oliveira, chefe do CIRETRAN Cacoal, ressaltou a importância do programa, “este é um trabalho essencial que surte efeito, pois envolve o público que realmente pode fazer a diferença, que são as crianças”. O Vereador Paty Paulista, representando a Câmara Municipal e a Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Fabiana Trevizani reafirmaram o compromisso de continuidade das instituições com o projeto.

Gildete Miranda, Diretora da Coordenadoria de Educação de Trânsito do Estado de Rondônia, realçou os investimentos do Departamento para educação e conscientização no trânsito. “Tenho a certeza que todo investimento passa da casa de três milhões em educação, terão seus resultado colhidos muito em breve. A equipe do Município de Cacoal está de parabéns por ter iniciado este programa, desenvolvendo-o com extrema competência”.
Além dos certificados, os alunos receberam diversos brindes e participaram do sorteio de uma bicicleta.