Alunos patrulheiros recebem certificados do TRE-RO

Os alunos participantes de Porto Velho são das escolas Centro de Ensino Mineiro; Flora Calheiros Cotrin; Daniel Neri; Risoleta Neves.

Publicada em 11 de July de 2014 às 10:09:00

Na tarde de quarta-feira (9), foi realizada, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, a cerimônia de entrega de certificados aos alunos do Projeto Patrulha Eleitoral, com a presença dos estudantes-patrulheiros e de autoridades locais. Na oportunidade, foram entregues certificados aos 101 alunos participantes do Projeto.

Os alunos participantes de Porto Velho são das escolas Centro de Ensino Mineiro; Flora Calheiros Cotrin; Daniel Neri; Risoleta Neves; Tiradentes; Brasília; Estudo e Trabalho; Instituto Laura Vicuña; Marcela Cândia; Senai; Sesi e também da Ordem Demolay e Filhas de Jó.

O presidente do TRE-RO, Péricles Moreira Chagas destacou que “é imprescindível à necessidade dos jovens em participar do processo eleitoral mais ativamente seja na fiscalização das campanhas eleitorais, seja na orientação aos demais cidadãos acerca das regras atinentes às eleições. Para isso contamos com o apoio de todos vocês que hoje estão capacitados para esta tarefa.”

Com o certificado, os alunos tornam-se patrulheiros da cidade podendo fazer denúncias contra irregularidades no pleito eleitoral de 2014. De acordo com a supervisora do programa, Elizeth Mesquita, esses alunos foram selecionados nas escolas com o objetivo de capacitá-los em jovens fiscalizadores de suas comunidades, onde estarão aptos a denunciar possíveis fraudes políticas e propagandas irregulares de candidatos.

“Não somente os alunos aqui capacitados poderão fazer essas denúncias, mas qualquer cidadão, que saiba ou veja qualquer um desses atos fraudulentos cometidos por algum político, para isso basta que a pessoa ligue no telefone 148, que é gratuito”, ressaltou a supervisora do Projeto Patrulha Eleitoral.

Os alunos participantes do projeto, além do trabalho de fiscalizar, terão a oportunidade de durante o período eleitoral participar de diversas atividades no TRE, tais como acompanhamento dos julgamentos dos registros de candidaturas, lacração das urnas e treinamento de mesários. Atuarão como fiscais da propaganda eleitoral e, após a posse dos eleitos, atuarão como fiscais das atividades parlamentares e executivas dos eleitos. Tudo coordenado pela equipe do Programa Eleitor do Futuro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-RO