Amdepro fornece orientação jurídica aos participantes da Ação Global

"Estamos aqui para dar orientação jurídica e educação em direitos”, diz o presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro), Bruno Balbé.

Publicada em 21 de May de 2016 às 11:30:00

“Estamos aqui para dar orientação jurídica e educação em direitos”, diz o presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amdepro), Bruno Balbé, que está fornecendo atendimento aos participantes do projeto Ação Global de 2016. O evento está sendo realizado neste sábado (21), no Centro de Atividades do Trabalhador Albano Franco (Sesi), na avenida Rio de Janeiro, 4734, bairro Lagoa em Porto Velho.

“A Amdepro foi convidada como parceira para participar da Ação Global, com seu stand para prestar orientação jurídica para a população e tudo que puder ser prestado de esclarecimento, consultas processuais, já que estamos com o sistema disponível para consultar os processos em andamento. Tudo isso, para evitar que a pessoa aqui presente tenha que se deslocar até a Defensoria para ter informações simples. Estamos aqui para falar sobre educação em Direito e cidadania”, enfatizou Bruno.

A técnica em enfermagem aposentada Clemilta Lopes Cavalcante, de 64 anos, esteve no stand da Amdepro à procura de ajuda para fazer uma segunda via do seu Registro Geral (RG). Conta que perdeu a primeira via e que deu entrada no Shopping Cidadão para tirar uma nova Identidade, mas até o momento não obteve o documento que precisa para receber a aposentadoria.

“Quando perdi meu RG, fiz o boletim de ocorrência direitinho na delegacia e fui ao Shopping Cidadão para fazer uma nova Identidade. Mas falaram que não era possível, porque no sistema não constava o lugar onde nasci. Por isso, vim pedir ajuda dos defensores, pois me disseram que aqui as coisas acontecem rápido”, explica.

Após ser orientada, Dona Clemilta saiu satisfeita e mais confiante de que vai conseguir a segunda via do RG e que poderá receber a sua aposentadoria para pagar as contas e ter como custear os gastos pessoais durante o próximo mês.

“Explicaram para mim que o juiz precisava do documento do cartório onde fui registrada, em Ji-Paraná, para poder liberar a segunda via da minha Identidade. Eu já entreguei o documento e, se Deus quiser, agora irá dar tudo certo, porque me orientaram que é só aguardar a decisão do juiz”, afirmou confiante.  

O presidente da Amdepro aproveitou a ocasião para informar a população sobre como são feitos os atendimentos da Defensoria Pública, em que situações a população pode procurar ajuda da entidade e em que locais.

“Se a pessoa precisar ir até a Defensoria, nós vamos informar quais os locais de funcionamento, quais os horários de atendimento e qual será o melhor meio da pessoa ser atendida. Ou seja, se ela procura o núcleo da Defensoria no Shopping Cidadão, ou o da zona leste, ou o núcleo da sede, que fica na rua Padre Chiquinho”, informou destacando que existe um projeto para um novo núcleo da Defensoria na zona sul de Porto Velho.