Amir Lando denuncia abandono das comunidades indígenas na região de Guajará-mirim

Amir disse que são sete Terras Indígenas em toda região: Igarapé Lage, Pacaás Novos, Rio Guaporé, Rio Negro Ocaia, localizadas no Município de Guajará-Mirim.

Publicada em 28 de July de 2014 às 11:59:00

O deputado federal Amir Lando (PMDB-RO) convidado pelos caciques das aldeias na região de Guajará-mirim, nas margens do rio Pacaás novos visitou cerca de seis comunidades indígenas para ouvir “in loco” os problemas apresentados por eles após as enchentes que destruíram as roças de mandiocas e toda a sua lavoura de diversas culturas.

Amir disse que são sete Terras Indígenas em toda região: Igarapé Lage, Pacaás Novos, Rio Guaporé, Rio Negro Ocaia, localizadas no Município de Guajará-Mirim.

O principal grupo indígena da Coordenação Regional de Guajará - Mirim é denominado de "Pacaás Novos", devido ao rio Pacaás Novos que corta a região. No entanto, os indígenas dessa etnia se autodenominam povo "Oro Wari" e os Oro Waram, Oro Waramxijein, OroMon e Oro nao que também são numerosas.

Os Pacaás Novos (Oro Warí) habitam seis dos territórios mencionados, enquanto as outras etnias habitam o Rio Guaporé.



As comunidades visitadas pelo parlamentar, conforme relatos dos próprios caciques, com a perda de suas plantações, devido à enchente histórica estão passando por dificuldades para alimentar sua população.

O parlamentar disse que a exemplo do que foi oferecido aos moradores das cidades urbanas atingidas pela cheia, o auxílio moradia e vida nova o governo deveria também ofertar aos índios, porque estão passando fome dentro de suas localidades.

Amir afirmou que houve um aumento considerável da população indígena. Muitas crianças nas aldeias estão passando por todo tipo dificuldade, inclusive de saúde.

Segundo relato, o que os índios querem é uma maior evolução na agricultura com mecanização e melhores estradas para o escoamento de sua produção. Eles podem se tornar um dos maiores produtores de farinha, caso tenham incentivo do Poder Público.

Não existem mais estradas e o acesso é feito somente de barco aonde os índios vão em busca de alimentos, remédios ou qualquer tipo de ajuda, para uma população que só cresce. Amir disse os índios estão literalmente abandonados e suas estruturas mínimas são precárias.

“Os índios estão querendo apenas uma cidadania plena, garantida pela Constituição Federal”, frisou. Uma frase marcante dita por um dos caciques ao parlamentar foi que: “Somos um só, índios e brancos”.

Os índios também reclamaram do abandono digital, porque assim como os brancos querem acesso a internet. Além disso, pediram ao parlamentar a possibilidade de uma escola técnica profissionalizante para a comunidade voltada para a realidade deles.

Amir Lando, disse que nesse momento, é preciso a intervenção imediata do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, disponibilizando para as comunidades indígenas, programas de acesso a agricultura mais desenvolvida. O parlamentar acrescentou que vai pedir a intervenção também da FUNAI e do Ministério da Justiça para que os índios tenham uma atenção mais digna, porque querem entrar no mundo civilizado. “Eles não querem ficar apenas à parte do mundo moderno”, finalizou.