Amir Lando quer acabar com a pesca predatória em Rondônia e transformar os pescadores em criadores de peixe

Para isso, o parlamentar esteve quinta-feira (24), em Brasília, com secretário executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Átila Maia da Rocha.

Publicada em 27 de October de 2013 às 15:33:00

Preocupado com o aumento da pesca predatória nos rios Guaporé e Mamoré, o deputado federal Amir Lando quer transformar os pescadores dos municípios de Pimenteiras e Guajará-mirim em criadores de pescado, através da construção de um núcleo composto por laboratórios de pesquisa e criatórios para reprodução em cativeiro das espécies da região para consumo.

Para isso, o parlamentar esteve quinta-feira  (24), em Brasília, com secretário executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Átila Maia da Rocha, e disse que essa iniciativa vai acabar com a pesca predatória que ameaça a biodiodiversidade na região e também alavancar o turismo nos municípios. “Os peixes na região estão escassos. Os pescadores jogam a rede no rio, mas quase nada vem nela. Isso é preocupante. Por isso existe a necessidade de investimento em centros de criação de peixes”, disse Amir Lando.

O deputado disse ao secretário que Rondônia precisa ser prioridade de investimentos da pasta, através de aquisição de maquinários para municípios como Corumbiara, Espigão do Oeste e Pimenteiras que sofrem com a falta das máquinas para atender a prefeitura e as associações locais.

No município de Vilhena, no Cone Sul do Estado, Amir Lando lembrou a importância de se investir em aquicultura na região. “Temos economia forte nesse sentido e precisamos de constantes investimentos na área”, disse.

Fábrica de gelo e frigoríficos
Para Pimenta Bueno e Espigão do Oeste, o parlamentar quer que o governo federal disponibilize recursos para a construção de um frigorífico e uma fábrica de gelo para os pescadores dos municípios poderem manufaturar e melhorar o aproveitamento do subproduto do peixe. A intenção do deputado é aumentar o estímulo da economia, dinamizando-a, através da geração de emprego e renda nas duas regiões.