ANEEL autoriza o funcionamento de mais três turbinas da UHE Jirau

Com isso, são 27 Unidades Geradoras, o que coloca a Hidrelétrica sete meses adiantada em relação ao cronograma inicial de concessão.

Publicada em 06 de March de 2015 às 08:58:00

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou nesta terça-feira, 03, a operação de mais três turbinas da Usina Hidrelétrica Jirau. Com isso, a Hidrelétrica passa a contar com 27 Unidades Geradoras (UGs) e 2.025 MW (sendo 26 operando comercialmente e uma em teste), o que representa mais da metade de sua capacidade instalada, que é de 3.750 MW.

Além disso, o cronograma de operação da Usina, passa a estar sete meses adiantado em relação ao cronograma inicial, do leilão de concessão do empreendimento. “Mas desde novembro de 2014, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) entrega 100% da energia do Ambiente de Contratação Regulada (ACR), comprometida em 2008”, informa o presidente da empresa, Victor Paranhos.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou recentemente, que a UHE Jirau foi a Usina totalmente nacional com a maior geração média no Sudeste. Em fevereiro, até o dia 22, Jirau foi mesmo responsável por 6% da geração da energia elétrica na região. Trata-se de 1.507 MW médios, atrás somente de Itaipu Binacional.

As três novas Unidades Geradoras autorizadas esta semana, acrescentaram 225 MW ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que reforça a previsão de que a UHE Jirau será a maior geradora nacional do Subsistema Sudeste em 2015.

Eficiência Energética
A Usina Hidrelétrica Jirau foi projetada para manter alta performance de suas turbinas, nas diferentes vazões do Rio Madeira, ou seja, opera normalmente tanto em períodos de seca, quanto em períodos de cheias extraordinárias. Mesmo durante a motorização da Usina, a UHE Jirau tem mantido seus índices de disponibilidade muito próximos do percentual de 99,5% determinados no edital do leilão de concessão do empreendimento.

O projeto de construção civil, a tecnologia das turbinas adotadas pela ESBR e os estudos aprofundados do comportamento do Rio Madeira, possibilitaram colocar, apenas no ano de 2014, 22 Unidades Geradoras em operação. Um feito inédito para o Brasil, que acrescentou 1.650 MW de potência ao SIN no ano passado.

Em 2016, ano de conclusão da Hidrelétrica, a Usina Jirau vai operar 50 UGs. Ao todo, sua capacidade instalada de 3.750 MW, será suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências por todo o país.