Aneel autoriza operação comercial da 13ª turbina da usina hidrelétrica jirau

Outras quatro máquinas estão em estado avançado de comissionamento. E a previsão é que a 14ª comece a operar até o final de setembro

Publicada em 19 de September de 2014 às 17:57:00

A Usina Hidrelétrica Jirau recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para operar comercialmente sua 13ª turbina, de 75 MW. O despacho foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (18).

A nova unidade geradora em operação é a de número 07, das 50 que compõem o projeto, e está situada na Casa de Força da Margem Direita (CFMD). A mesma foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) em 10 de setembro, registrando na sequência uma ótima performance no teste contínuo de geração, realizado entre os dias 13 e

O presidente da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Victor Paranhos, salienta que o empreendimento possui mais quatro turbinas em estágio avançado de comissionamento, sendo que a 14ª deverá entrar em operação até o fim deste mês. “Isso demonstra que em breve atingiremos as 16 turbinas necessárias para atender aos prazos dos contratos com o Ambiente de Contratação Regulada (ACR), previstos no edital do leilão. Dessa forma, vamos zerar o atraso gerado por causa dos incêndios criminosos de 2011 e 2012, e da enchente extraordinária do Rio Madeira em 2014.”, frisa Paranhos.

O presidente completa que a UHE Jirau está trabalhando para encerrar 2014 com 24 a 28 máquinas em funcionamento. Somando todas essas unidades geradoras, o empreendimento terá capacidade de fornecer até 2.100 MW para o Sistema Elétrico Brasileiro. “O momento de Jirau hoje é uma batalha constante por mais turbinas a cada mês.

Daqui até o final do ano, serão 24 horas por dia de trabalho constante, colocando turbina em operação.”, enfatiza.

A ESBR é a concessionária da UHE Jirau, controlada pela GDF SUEZ (40%), Eletrosul (20%), Chesf (20%) e Mizha (20%). Com uma potência instalada de 3.750 MW, energia suficiente para abastecer a mais de 10 milhões de residências, conta com as maiores turbinas tipo bulbo do mundo, com 75 MW cada.