Aneel autoriza operação da 13ª unidade da Usina de Santo Antônio

A autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a operação da 13ª turbina foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Publicada em 05 de June de 2013 às 18:43:00

Porto Velho, Rondônia - A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira (Rondônia), recebeu hoje (05/06) autorização da Aneel para iniciar as operações da 13ª turbina para gerar energia de fonte limpa e renovável para o País, contribuindo para o crescimento nacional e, sobretudo, para a região Norte.

A autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a operação da 13ª turbina foi publicada hoje no Diário Oficial da União. A previsão é que, em dezembro de 2013, a Usina Hidrelétrica Santo Antônio tenha 24 turbinas em operação. Já no final de 2015, quando estiver operando plenamente, a usina terá capacidade para gerar 3.150,4 MW, equivalente ao consumo de mais de 40 milhões de pessoas. A usina iniciou a operação em março de 2012, nove meses antes do cronograma original.

Um dos fatores desta antecipação é seu layout inovador, que possui quatro Grupos Geradores onde estão sendo instaladas as Turbinas Bulbo, hoje as maiores em operação em todo o mundo. Santo Antônio Energia É a concessionária responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (Rondônia), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de novembro de 2015, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas.

Este projeto é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%).