Apenados de alta periculosidade escapam do Urso Branco e governo abafa o caso, dizem agentes

As denúncias foram apresentadas por agentes penitenciários que acompanhavam o presidente do Singeperon, Anderson da Silva Pereira.

Publicada em 19/09/2012 às 08:47:00

Da reportagem do Tudorondônia

Porto Velho, Rondônia – Em reunião com deputados nesta terça-feira (18), servidores ligados ao Sindicato dos Agentes Penitenciários (Singeperon) denunciaram a fuga de sete detentos do presídio Urso Branco. Entre os fugitivos estariam assaltantes e homicidas. Ainda segundo os servidores, o governo do Estado teria se encarregado de “abafar” o episódio, para não alarmar a população.

Ainda de acordo com o que disseram os servidores ligados ao Singeperon, há um clima de tensão no sistema penitenciário estadual, em decorrência do que eles classificaram como inoperância na Secretaria Estadual de Justiça. Eles alegaram, ainda, que falta estrutura e que não há sequer viatura para escolta de presos em Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

As denúncias foram apresentadas por agentes penitenciários que acompanhavam o presidente do Singeperon, Anderson da Silva Pereira. Ele havia pedido a audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho), para pedir a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salário (PCCS) da categoria.

Hermínio disse que o governo está “quebrado” e “arrebentado”. Segundo o parlamentar, não adianta conversar com o governador Confúcio Moura (PMDB). “Ele (Confúcio) é educado, escuta as reivindicações, mas fica filosofando e nada se resolve”, afirmou.