Após três anos de curso, 52 policiais festejam entrada no oficialato da PM de Rondônia  

O governador Confúcio Moura assinou, na oportunidade, decreto que inclui no quadro efetivo de pessoal da Polícia Militar esses aspirantes a oficial.

Publicada em 27 de October de 2016 às 10:56:00

solenidade-de-formatura-do-curso-de-formandos-da-policia-militar-20-10-16-67

Governador ressaltou em seu discurso a importância da Polícia Militar para o estado

Após três anos de estudos no curso de formação de oficiais da Policia Militar, mediante convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), 52 policiais festejaram na formatura a entrada no oficialato da corporação, e a partir de agora irão atuar no planejamento e comando das ações policiais dos diversos batalhões no estado.  O evento foi realizado na noite dessa quinta-feira (20), no pátio da sede do Comando Geral em Porto Velho, por mais de duas horas, reunindo autoridades e familiares.

O governador Confúcio Moura assinou, na oportunidade, decreto que inclui no quadro efetivo de pessoal da Polícia Militar esses aspirantes a oficial, aprovados em processo seletivo da Unir no ano de 2011, e que em abril do ano que vem, garantiu o governador, serão promovidos a tenente, primeira das patentes da carreira iniciada.

Denominado de Turma Dr. Confúcio Aires Moura, o grupo de formados teve 974 dias de aulas, em período integral, inclusive à noite, com o total de 114 disciplinas teóricas e práticas e exercícios de operações em selva, entre outras atividades. Quatro mulheres são parte dessa nova equipe, cujo patrono é o vice-governador Daniel Pereira, também presente à solenidade.

“A polícia sempre tem problema de efetivo, meios materiais, mas melhorou muito. Lembro muito bem da Policia Militar com carros velhos, quebrados, horrorosos, sem segurança. Hoje tem viaturas monitoradas, boas, e brevemente estarão tecnologicamente arrumadas para situar todas as radiopatrulhas no espaço em que estiverem.  A tecnologia vem para suprir deficiências no estado brasileiro, e hoje já temos em Porto Velho 320 quilômetros de fibra ótica levando todas as informações de imagem, dados e voz, que os senhores podem utilizar das mais variadas formas possíveis para enfrentamento do crime”, disse Confúcio.

Momento do evento: nova insignia no uniforme

Momento do evento: nova insignia no uniforme

“Hoje é um dia daqueles para registrar na história da Polícia Militar de Rondônia. Encerramos um ciclo, o ciclo de formação do segundo curso de preparação de oficiais. Há três anos, estes 52 homens e mulheres se encorajaram e tomaram uma decisão que marcará para sempre suas vidas: entrar para o oficialato da PM”, disse o comandante-geral, coronel Ênedy Dias. Ele destacou os três anos de instruções teóricas, práticas e experiências operacionais, vivenciadas nos diversos empregos supervisionados no período.

Segundo o comandante, esses policiais estão agora capacitados a gerir os recursos materiais e humanos da corporação, e duas atribuições foram por ele destacadas.  “A primeira é o planejamento das ações de segurança e a segunda é o comando da tropa. Esse curso é fruto do planejamento estratégico da PM, materializado por meio de convênio com a Unir, e além de ser declarado aspirante a oficial, o concluinte se torna bacharelado em segurança pública”, afirmou.

O Ministério da Educação (MEC), numa escala até cinco, atribuiu nota quatro ao curso.  O comandante Ênedy informou, ainda, que o curso resulta do empenho do governador Confúcio Moura e do secretário Antônio Reis (Sesdec) em fazer investimento na formação e capacitação dos policiais militares, destacando que somente neste ano foram formados e treinados 840 policiais.

O vice-governador Daniel Pereira anunciou o treinamento de dez dias, em Santa Catarina, dos aspirantes a oficial, na lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para crimes de menor potencial ofensivo, uma iniciativa adotada com sucesso naquele estado, que desafoga as delegacias de polícia com o registro do Boletim de Ocorrência e desburocratiza os inquéritos e processos judiciais.

Os três policiais com melhor nota final no curso, Jaquilene Puttin, Jackson Ramos e Erick Sanchez Nogueira foram agraciados com uma placa, além do certificado que simbolicamente receberam em nome dos demais. Oradora da turma, Jaquilene disse que o curso foi idealizado e aguardado por todos, e que apesar das “mudanças de humor, do desespero em provas e trabalhos, das diversas palestras e seminários” a noite da formatura do curso marcará para sempre a vida dos 52 formandos.

“Há muito trabalho pela frente, a tropa nos aguarda ansiosa, e o que dizer da sociedade, então?”, deixou Jaquilene a interrogação, tendo sido bastante aplaudida após concluir sua fala.

Veja galeria de fotos da formatura


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino