Aprovado título de cidadão rondoniense ao juiz Dimis Braga

Projeto, de autoria de Maurão de Carvalho, foi aprovado em sessão ordinária na Assembleia.

Publicada em 06 de May de 2015 às 13:30:00

Eranildo Costa Luna



Os deputados aprovaram, na sessão desta terça-feira (5), a concessão de título de cidadão rondoniense ao juiz da 1ª Vara da Justiça Federal de Rondônia, Dimis da Costa Braga. O projeto de decreto legislativo é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP).

Dimis Braga é nascido na cidade de Lábrea (AM). De família humilde, começou a trabalhar cedo. Antes dos 19 anos, já tinha exercido diversas funções, entre elas a de vendedor ambulante, balconista, pedreiro, servente de pedreiro, perfurador de poço artesiano, auxiliar de dentista e ajudante de eletricista e de encanador.

Logo jovem, foi aprovado em concurso público para a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. É pós-graduado em Direito Processual Civil e em Direito Público. Mestre em Direito Ambiental e em Ciências Jurídicas. É também professor, escritor, poeta e cronista.

Foi no Estado vizinho que exerceu a função de juiz substituto e titular no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), sendo o responsável pela propaganda nas eleições de 2010 e ouvidor desde 2014.

Dimis é titular da 1ª Vara de Rondônia, desde 27 de março de 2013, exercendo na Seção Judiciária de Rondônia as funções de coordenador dos Juizados Especiais; coordenador do Sistema de Conciliação e é membro da Turma Recursal, sendo também vice-diretor do Foro.

Recentemente foi indicado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e empossado em uma sessão solene no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, para assumir a vaga de Juiz Federal na composição da egrégia Corte Eleitoral, como membro efetivo, para o biênio 2013/2015.