Aprovados requerimentos de Mariana Carvalho que tratam do cancelamento de voos na região Norte

“Precisamos debater essa questão para que juntos possamos apresentar alternativas diante da crise do setor aéreo que se agrava cada vez mais”, observou a congressista.

Publicada em 28 de April de 2016 às 11:49:00

A Comissão Externa destinada a levantar, acompanhar e fiscalizar o cancelamento de Voos na Região Norte, aprovou dois requerimentos de autoria da deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO).

O primeiro solicita a realização de Audiência Pública na comissão com o objetivo de colocar em discussão o cancelamento de voos.

 Serão convidados o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil e os presidentes das companhias aéreas que atendem a região Norte. 

O outro requerimento aprovado foi o que solicita a realização de um Seminário para debater a Aviação Civil em Porto Velho.

Na sua justificativa, a parlamentar defendeu que é necessário envolver a sociedade, as autoridades locais, os representantes das empresas aéreas no Estado de Rondônia, o Ministério Público, entre outras entidades que representam os consumidores nesse debate.

“Precisamos debater essa questão para que juntos possamos apresentar alternativas diante da crise do setor aéreo que se agrava cada vez mais”, observou a congressista.

Ela representa Rondônia na Comissão Externa sobre o Cancelamento de Voos na Região Norte do Brasil que é formada por parlamentares de todos os estados da região Norte e presidida pelo deputado  Hiran Gonçalves (PP-RR).

Os integrantes do colegiado vão tentar identificar a razão do cancelamento dos voos para a região. Os principais problemas se caracterizam pela baixa oferta de voos comerciais para as cidades da região Norte e pelos preços elevados das passagens.

O plano de trabalho da comissão está dividido em quatro fases. A primeira é o estudo do diagnóstico do sistema aéreo da região Norte. Depois, a realização dos seminários regionais nos estados, debates com os órgãos federais e com os empresários do setor.

Mariana já se reuniu com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Mauro Lopes, e manteve contato com o presidente da Gol, Paulo Sérgio Kakinof, que se colocou à disposição  para encontrar uma forma de evitar a suspensão de voos em Rondônia.