Ariquemes e Ji-Paraná receberão novas pontes de concreto

As pontes serão de concreto pré-moldado protendido, uma técnica que viabiliza a redução do consumo de concreto e aço por conta do emprego de materiais de maior resistência.

Publicada em 14 de September de 2016 às 08:37:00
Ponte de concreto, feita pelo Governo do Estado, que liga os municípios de Theobroma e Jaru.         Ponte de concreto, feita pelo Governo do Estado, que liga os municípios de Theobroma e Jaru

O Governo de Rondônia investe na construção de pontes de concretos, visando interligar municípios, distritos e a região do Central ao Vale do Guaporé.

O Departamento de Estradas, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) finalizou e encaminhou para licitação o projeto de duas pontes, uma no município de Ariquemes e a outra em Ji-Paraná. As pontes serão de concreto pré-moldado protendido, uma técnica que viabiliza a redução do consumo de concreto e aço por conta do emprego de materiais de maior resistência.

Em Ariquemes, a ponte de concreto de mão dupla passará sobre o Rio Jamari, na BR–421, trecho BR–364, saída de Ariquemes para os municípios de Monte Negro, Buritis e Campo Novo. Conforme o projeto, a ponte terá 120 metros de extensão e 10,8 metros de altura. O valor da obra é de R$ 6 milhões.

Outra ponte que terá grande importância para o trânsito da região central do Estado é a sobre o Rio Urupá, localizado na RO- 135, trecho BR-364, distrito de Nova Londrina, município de Ji-Paraná, quilometro 3, com a extensão de 150 metros e largura de 11.20 metros. Esta ponte ligará a região central de Rondônia ao Vale do Guaporé e o investimento para a construção é de R$ 7,2 milhões.

O diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, destaca a importância das pontes para o desenvolvimento das regiões beneficiadas. “Um eixo do projeto Estradão, executado pelo DER, é a substituição de pontes de madeira por pontes de concreto, que já estão melhorando o fluxo do trânsito, diminuindo as distâncias entre distritos, municípios e regiões. Outras pontes de concreto já foram construídas nos municípios de Chupinguaia, na RO-391, Machadinho do Oeste sobre o Rio Machadinho e no distrito de Theobroma, ligando este ao município de Jaru”, ressaltou Neiva.

 

Fonte
Texto: Luana Lopes 
Fotos: Luana Lopes