Ariquemes sobe de categoria no Mapa do Turismo

Ouro Preto do Oeste é outro município de Rondônia que melhorou de situação na economia turística

Agência de Notícias do Turismo
Publicada em 16 de fevereiro de 2018 às 11:32
Ariquemes sobe de categoria no Mapa do Turismo

Crédito: Prefeitura de Ariquemes/ RO

O Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais. De acordo com a nova categorização, dois municípios de Rondônia – Ariquemes que passou para a categoria ‘B’ e Ouro Preto do Oeste que subiu para a ‘C’ - tiveram crescimento econômico pelo setor, seja por terem aumentado o número de empregos através do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de turistas domésticos e internacionais.

“A melhoria na classificação de destinos como Ariquemes e Ouro Preto do Oeste mostra que nossos municípios têm trabalhado cada vez mais para fortalecer a atividade turística. No que diz respeito ao Ministério do Turismo estamos atentos às demandas do setor como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços”, avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Por outro lado, Nova União diminuiu de categoria. Importante ressaltar que a categorização é um processo dinâmico e perene que, assim como o Mapa do Turismo Brasileiro, deverá ser atualizado e aperfeiçoado periodicamente. Assim, se um município teve seu fluxo turístico e seus estabelecimentos formais de hospedagem ampliados, provavelmente, na próxima edição da categorização, quando os dados dele serão novamente considerados, ele poderá mudar de categoria.

APOIO DO MTUR - Segundo portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. De acordo com a nova categorização, a cidade de Ariquemes pode contar com até R$ 500 mil por ano para realização de festejos, enquanto Ouro Preto do Oeste passa a ter direito de pleitear até R$ 400 mil com o mesmo objetivo. Com a atualização, Nova União está temporariamente fora da lista dos municípios aptos a receberem recursos do governo federal para este fim.

Todos os municípios – de 'A' a 'E' -, estão aptos a pleitear recursos de infraestrutura, como construção de estradas e rodovias de interesse turístico; de orlas e terminais fluviais, lacustres ou marítimos; reforma de terminais rodoviários intermunicipais e interestaduais, de aeroportos, de ferrovias e estações férreas de interesse turístico; sinalização turística, entre outros.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook