Artesãos de Cacoal recebem Carteira Nacional do Trabalhador Manual

Conforme a Fundação Cultural do município, 86 artesãos se cadastraram no programa.

Publicada em 25 de May de 2016 às 09:31:00

Artesãos de Cacoal cadastrados no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) receberam no ultimo sábado (21), a Carteira Nacional do Trabalhador Manual. A entrega foi feita pela coordenadora do programa, Wellida Sodré, durante cerimônia realizada no auditório do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEEJA).

Conforme a Wellida Sodré, a carteira, além de proporcionar o reconhecimento nacional aos artesãos, também lhes oferece uma série de benefícios. - Com a regulamentação, eles passam ter segurança para trabalhar e expor seus produtos em qualquer parte do país. Também passam a ter acesso a benefícios financeiros, como descontos na compra de produtos artesanais - apontou.

Idelcia Maria Ferreira Azevedo conta que já trabalhava com a confecção de bordado para ajudar a família e ficou feliz com a regularização, pois passou a sentir-se valorizada. - Sempre trabalhei nas horas de folga para ajudar minha família. E com a carteira, meu trabalho passa ser reconhecido como profissão. Isso é importante para a conquista de novos mercados - revelou.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Cacoal (FUNCCAL), Deneval Mendes, 86 artesãos fizeram o cadastro no PAB, porém muitos ainda não foram buscar as carteiras profissionais.  Os documentos estão disponíveis na sede da FUNCCAL, localizada Avenida Cuiabá, nº 2395, no Bairro Jardim do Clodoaldo. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.