06/10/2011 - 17h15min - Atualizado em 06/10/2011 - 17h15min

Assembleia aprova projeto de Ribamar Araújo que facilita ingresso de aprovados em concurso público

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames).

Carlos Neves
Cabe à Junta Médica do Estado de Rondônia promover o encaminhamento para exames médicos e laboratoriais do candidato aprovado em concurso público, de prova e/ou de prova e título realizado pelo governo do Estado. É o que determina projeto de lei, de autoria do deputado Ribamar Araújo (PT), aprovado pela Assembleia Legislativa na sessão plenária de quarta-feira (5). A matéria segue agora para sanção governamental, já que o objetivo é facilitar o ingresso do aprovado no quadro do governo de Rondônia.

Ao comentar a aprovação do projeto de lei, Ribamar Araújo fez questão de reiterar que o cidadão que almeja ingressar no serviço público quer trabalhar. A pessoa, após lograr êxito em concurso público de provas e/ou de provas e título tem em mente que, assim que ocorrer a homologação e a convocação para posse, o ingresso é automático e de forma facilitada. “Não é o que vem ocorrendo. Ao contrário, tem enfrentado inúmeras dificuldades para tomar posse”.

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames laboratoriais). É obrigado correr contra o tempo, já que deve apresentar tudo em 30 dias. No entanto, “o Estado não facilita em nada a vida do futuro servidor. Pelo contrário, tem dificultado ao máximo, pois a rede pública (tanto faz ser laboratórios quantos médicos) opta pelo agendamento para o atendimento dos aprovados e isso pode inviabilizar sua posse, além do desconforto de ficar correndo de um lado para o outro sem poder fazer outra coisa se não esperar o agendamento”.

Se desejar celeridade, “o candidato aprovado tem que pagar para ser atendido pela rede privada, importando em novos gastos para quem busca o emprego. Sob a responsabilidade da Junta Médica do Estado, tudo será facilitado”, disse o deputado.

Na concepção de Ribamar Araújo, quando da convocação para posse, no mínimo, o Governo de Rondônia precisa dar preferência ao candidato aprovado no encaminhamento para a realização dos exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame. “A Junta Médica do Estado, que é composta por profissionais médicos de diversas especialidades, vai poder agilizar essa parte, não apenas ficar com a incumbência de expedir o Certificado de Capacidade Física e Mental, já que o candidato é examinado pelos Médicos Peritos”, assegura o deputado.

Conforme estabelece o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, o encaminhamento deverá ser feito para a rede pública ou para a rede privada, atendidas as especialidades médicas e laboratoriais exigidas para a concessão de exames, avaliações ou laudos médicos ou laboratoriais do candidato aprovado, sendo, no entanto, preferencialmente para a rede pública que deverá dar prioridade ao candidato aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Caso não seja possível obter toda a avaliação médica e/ou laboratorial em 30 dias, o candidato aprovado terá prorrogado automaticamente, por mais 30 dias, o prazo para tomar posse no cargo público para o qual fora aprovado. E, em caso de força maior, o candidato poderá solicitar a prorrogação por mais 30 dias para tomar posse no cargo que fora aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:54:00

Maurão entrega implementos agrícolas para associações

Na quinta-feira (28), após a realização da sessão itinerante em Ji-Paraná, ainda no parque Hermínio Victorelli, onde acontece a 4ª edição da Rondônia Rural Show, Maurão recebeu a vereadora Ana Paula ...

POLíTICA | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:52:00

Assembléia aprova Ji-Paraná como a Capital do Agronegócio

Deputados explicam que o título foi concedido devido à localização o município e ao volume de negócios.

POLíTICA | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:49:00

Asfalto ligando Ariquemes a Machadinho será retomado

Ordem de serviço foi assinada na última quinta-feira (29), durante a Rondônia Rural Show.

POLíTICA | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:46:00

Ordem de serviço para asfaltamento da RO 489 é assinada

Maurão de Carvalho prestigiou o ato de assinatura, ao lado de parlamentares, do diretor geral do DER e do prefeito.

POLíTICA | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:43:00

Sistema elétrico de Rondônia é debatido na Assembleia Legislativa

O evento foi prestigiado pelas autoridades do setor, prefeitos municipais, parlamentares e pela população.

GERAL | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:37:00

Desfile de moda marcará Semana de Integração Farmacêutica da Fimca

O encerramento da Terceira Semana de Integração Farmacêutica elaborada com o apoio dos graduandos do 9º período será neste sábado (30) com uma gincana.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:35:00

Escola de Estudos e Pesquisas da SEJUS/RO realizará curso para servidores

Será um momento com palestras, discussões e reflexões sobre a gestão pública do setor, contando com a colaboração de pesquisadores e professores.

GERAL | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:33:00

Juiz federal pede apoio de senadores para aprovação do Plano de Cargos e Salários dos Servidores

O diretor do foro em exercício também expediu ofício para a Corregedoria Regional do Tribunal Regional Federal da 1ª Região requerendo a suspensão dos prazos processuais nos dias 02 e 03 de junho.

GERAL | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:31:00

Fórum do TCE encerra com abordagens sobre licitação e lei anticorrupção

Em sua apresentação, a professora focou na fase interna das licitações, abordando aspectos como descrição do objeto, padronização, legislação, vedações, pesquisa e registro de preços.

POLíTICA | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:28:00

Capixaba contempla diversas Associações durante a RO Rural Show 2015

A organização do evento acredita que mais de 50 mil pessoas devem passar pelo Parque de Exposições Hermínio Victorelli.

GERAL | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:24:00

Posição de Rondônia no ranking nacional de mortes por acidentes de motocicletas preocupa gestores da saúde

Acidentes com motos foram responsáveis pelo crescimento de 115% das internações hospitalares no SUS.

GERAL | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:23:00

Governo de Rondônia faz chamamento público para implantar telefonia celular nos distritos

A operadora que for escolhida para executar os serviços nas localidades será beneficiada pelo Estado em regime de fomento por meio de incentivos fiscais em forma de concessão de crédito outorgado de ICMS.

GERAL | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:21:00

UNIR receberá eventos acadêmicos de Teatro

No dia 21, acontecerá o I Encontro das Licenciaturas em Teatro UNIR – UFAC, um evento voltado para professores, alunos e técnicos de ambas as universidades e de outras instituições convidadas.

GERAL | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:19:00

Sedam faz busca ativa de produtor rural na 4ª Rondônia Rural Show

A Sedam mantêm equipes prontas para o atendimento ao produtor em estande localizado no pavilhão das Instituições, dentro do Hermínio Victorelli.

GERAL | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:18:00

Companhia de Mineração de Rondônia expõe calcário na 4ª Rondônia Rural Show

A meta do governo é ampliar a oferta facilitando cada vez mais o acesso do insumo ao produtor rural

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com