06/10/2011 - 17h15min - Atualizado em 06/10/2011 - 17h15min

Assembleia aprova projeto de Ribamar Araújo que facilita ingresso de aprovados em concurso público

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames).

Carlos Neves
Cabe à Junta Médica do Estado de Rondônia promover o encaminhamento para exames médicos e laboratoriais do candidato aprovado em concurso público, de prova e/ou de prova e título realizado pelo governo do Estado. É o que determina projeto de lei, de autoria do deputado Ribamar Araújo (PT), aprovado pela Assembleia Legislativa na sessão plenária de quarta-feira (5). A matéria segue agora para sanção governamental, já que o objetivo é facilitar o ingresso do aprovado no quadro do governo de Rondônia.

Ao comentar a aprovação do projeto de lei, Ribamar Araújo fez questão de reiterar que o cidadão que almeja ingressar no serviço público quer trabalhar. A pessoa, após lograr êxito em concurso público de provas e/ou de provas e título tem em mente que, assim que ocorrer a homologação e a convocação para posse, o ingresso é automático e de forma facilitada. “Não é o que vem ocorrendo. Ao contrário, tem enfrentado inúmeras dificuldades para tomar posse”.

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames laboratoriais). É obrigado correr contra o tempo, já que deve apresentar tudo em 30 dias. No entanto, “o Estado não facilita em nada a vida do futuro servidor. Pelo contrário, tem dificultado ao máximo, pois a rede pública (tanto faz ser laboratórios quantos médicos) opta pelo agendamento para o atendimento dos aprovados e isso pode inviabilizar sua posse, além do desconforto de ficar correndo de um lado para o outro sem poder fazer outra coisa se não esperar o agendamento”.

Se desejar celeridade, “o candidato aprovado tem que pagar para ser atendido pela rede privada, importando em novos gastos para quem busca o emprego. Sob a responsabilidade da Junta Médica do Estado, tudo será facilitado”, disse o deputado.

Na concepção de Ribamar Araújo, quando da convocação para posse, no mínimo, o Governo de Rondônia precisa dar preferência ao candidato aprovado no encaminhamento para a realização dos exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame. “A Junta Médica do Estado, que é composta por profissionais médicos de diversas especialidades, vai poder agilizar essa parte, não apenas ficar com a incumbência de expedir o Certificado de Capacidade Física e Mental, já que o candidato é examinado pelos Médicos Peritos”, assegura o deputado.

Conforme estabelece o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, o encaminhamento deverá ser feito para a rede pública ou para a rede privada, atendidas as especialidades médicas e laboratoriais exigidas para a concessão de exames, avaliações ou laudos médicos ou laboratoriais do candidato aprovado, sendo, no entanto, preferencialmente para a rede pública que deverá dar prioridade ao candidato aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Caso não seja possível obter toda a avaliação médica e/ou laboratorial em 30 dias, o candidato aprovado terá prorrogado automaticamente, por mais 30 dias, o prazo para tomar posse no cargo público para o qual fora aprovado. E, em caso de força maior, o candidato poderá solicitar a prorrogação por mais 30 dias para tomar posse no cargo que fora aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 05/03/2015 ás 18:26:00

Cassol poderia ter tirado Gurgacz do Senado pelo TRE

Abuso de poder econômico protagonizado por Confúcio foi em convenção conjunta com PDT.

POLíTICA | matéria escrita em 05/03/2015 ás 18:12:00

Expedito Junior diz que cassação do governador Confúcio Moura foi uma "lição contra o abuso"

Ex-senador diz que vai pedir para ser empossado.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 05/03/2015 ás 17:57:00

Acordo na Justiça do Trabalho garante pagamento de dano moral em mais de 340 mil reais à família de Pm morto quando fazia "bico"

O PM morreu no dia 30 de dezembro, após ser baleado durante um assalto à casa do empresário.

POLíTICA | matéria escrita em 05/03/2015 ás 17:47:00

Deputado diz que governador afronta a Constituição ao deixar de repor as perdas salariais dos servidores

Segundo o parlamentar, a insatisfação no funcionalismo público é grande e pode resultar em sucessivas greves e em prejuízo ao Estado.

POLíTICA | matéria escrita em 05/03/2015 ás 17:40:00

Hermínio Coelho anuncia CPI para apurar irregularidades no DER

De acordo com o parlamentar, a “roubalheira” é generalizada no DER, e neste sentido se faz necessário inclusive que seja efetivado um levantamento de todos os recursos financeiros aplicados naquela autarquia.

GERAL | matéria escrita em 05/03/2015 ás 17:36:00

Estrada Parque está interditada devido às fortes chuvas

Equipes do DER estão se deslocando ao local recuperar a estrada que está intransitável devido fortes chuvas na região Equipes do DER se deslocaram para recuperar a estrada.

POLíTICA | matéria escrita em 05/03/2015 ás 17:28:00

Governo reúne sindicatos para mostrar números, mas não fala em reajuste

"Entre os sindicalistas, houve consenso de que a realidade econômica do país e os números apresentados (pelo Governo do Estado) são incontestáveis".

POLíTICA | matéria escrita em 05/03/2015 ás 17:01:00

Raupp quer fim da reeleição, mandatos de cinco anos e fim de doações de empresas

No discurso, Raupp também concordou com os ajustes promovidos pelo governo para que o país "continue avançando", mas cobrou a elaboração de uma agenda positiva.

POLíTICA | matéria escrita em 05/03/2015 ás 17:00:00

NOTA DO GOVERNADOR CONFÚCIO MOURA SOBRE A CASSAÇÃO DE SEU MANDATO PELO TRE

À população do estado de Rondônia.

POLíTICA | matéria escrita em 05/03/2015 ás 13:25:00

Com a cassação de Confúcio Moura pelo TRE, advogados querem a diplomação e posse imediatas de Expedito no Governo

Distribuição de comida e guloseimas durante a convenção do PMDB resultou na cassação do mandato de Confúcio Moura e de seu vice, Daniel Pereira (PSB).

POLíTICA | matéria escrita em 05/03/2015 ás 12:23:00

Mosquini quer a liberação dos lagos das usinas para criação de peixes em tanque-rede

O projeto recebeu boa acolhida do ministro Hélder Barbalho, que afirmou que Rondônia é um estado estratégico para a piscicultura nacional, em especial no tocante às criações de tambaqui e pintado.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 05/03/2015 ás 10:43:00

Corte Especial admite recurso adesivo de quem ganha indenização por dano moral abaixo do valor pedido

O recurso julgado teve origem em ação de indenização por dano moral proposta por vítima de agressão física em uma casa noturna.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 05/03/2015 ás 10:41:00

Detentor de alvará de pesquisa tem direito a indenização por exploração irregular de jazidas

O particular obteve em 2002 direito à pesquisa de estanho por seis anos em área localizada no município de Ariquemes (RO). Em 2006, o proprietário da terra extraiu ilegalmente toneladas de minério.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 05/03/2015 ás 10:19:00

OAB/RO realiza I Encontro dos Advogados Públicos de Rondônia nesta sexta (06)

A certificação de 3 horas/aula será realizada pela ESA/RO. Mais informações pelo telefone: 69 3217-4213.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com