06/10/2011 - 17h15min - Atualizado em 06/10/2011 - 17h15min

Assembleia aprova projeto de Ribamar Araújo que facilita ingresso de aprovados em concurso público

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames).

Carlos Neves
Cabe à Junta Médica do Estado de Rondônia promover o encaminhamento para exames médicos e laboratoriais do candidato aprovado em concurso público, de prova e/ou de prova e título realizado pelo governo do Estado. É o que determina projeto de lei, de autoria do deputado Ribamar Araújo (PT), aprovado pela Assembleia Legislativa na sessão plenária de quarta-feira (5). A matéria segue agora para sanção governamental, já que o objetivo é facilitar o ingresso do aprovado no quadro do governo de Rondônia.

Ao comentar a aprovação do projeto de lei, Ribamar Araújo fez questão de reiterar que o cidadão que almeja ingressar no serviço público quer trabalhar. A pessoa, após lograr êxito em concurso público de provas e/ou de provas e título tem em mente que, assim que ocorrer a homologação e a convocação para posse, o ingresso é automático e de forma facilitada. “Não é o que vem ocorrendo. Ao contrário, tem enfrentado inúmeras dificuldades para tomar posse”.

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames laboratoriais). É obrigado correr contra o tempo, já que deve apresentar tudo em 30 dias. No entanto, “o Estado não facilita em nada a vida do futuro servidor. Pelo contrário, tem dificultado ao máximo, pois a rede pública (tanto faz ser laboratórios quantos médicos) opta pelo agendamento para o atendimento dos aprovados e isso pode inviabilizar sua posse, além do desconforto de ficar correndo de um lado para o outro sem poder fazer outra coisa se não esperar o agendamento”.

Se desejar celeridade, “o candidato aprovado tem que pagar para ser atendido pela rede privada, importando em novos gastos para quem busca o emprego. Sob a responsabilidade da Junta Médica do Estado, tudo será facilitado”, disse o deputado.

Na concepção de Ribamar Araújo, quando da convocação para posse, no mínimo, o Governo de Rondônia precisa dar preferência ao candidato aprovado no encaminhamento para a realização dos exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame. “A Junta Médica do Estado, que é composta por profissionais médicos de diversas especialidades, vai poder agilizar essa parte, não apenas ficar com a incumbência de expedir o Certificado de Capacidade Física e Mental, já que o candidato é examinado pelos Médicos Peritos”, assegura o deputado.

Conforme estabelece o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, o encaminhamento deverá ser feito para a rede pública ou para a rede privada, atendidas as especialidades médicas e laboratoriais exigidas para a concessão de exames, avaliações ou laudos médicos ou laboratoriais do candidato aprovado, sendo, no entanto, preferencialmente para a rede pública que deverá dar prioridade ao candidato aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Caso não seja possível obter toda a avaliação médica e/ou laboratorial em 30 dias, o candidato aprovado terá prorrogado automaticamente, por mais 30 dias, o prazo para tomar posse no cargo público para o qual fora aprovado. E, em caso de força maior, o candidato poderá solicitar a prorrogação por mais 30 dias para tomar posse no cargo que fora aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 09/07/2014 ás 18:49:00

Rover se empolga: “Goebel vai fazer 45 mil votos; só em Vilhena serão 19 mil”

O prefeito argumentou que, com base nos dados de que dispõe, pode garantir que Luizinho será o mais votado da coligação que apóia a advogada Jaqueline Cassol (PR) no Cone Sul.

POLíTICA | matéria escrita em 09/07/2014 ás 17:28:00

Valdir Raupp cobra agilidade na análise de projetos de pequenas centrais hidrelétricas

Raupp destacou ainda as obras de recuperação de algumas rodovias federais que cortam Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 09/07/2014 ás 16:49:00

Calha Norte libera R$ 500 mil para pavimentação

A liberação ocorreu mediante a Ordem Bancária 26850002, no final de junho. A emenda foi indicada ao Orçamento da União de 2013.

GERAL | matéria escrita em 09/07/2014 ás 16:46:00

Sempre e Semob realizam obras na Rua Interlagos

A Secretaria Municipal de Obras e Projetos Especiais (Sempre) e a Secretaria Municipal de Obras (Semob).

GERAL | matéria escrita em 09/07/2014 ás 16:45:00

MPF propõe acordo de cooperação técnica para produção em aldeias

Seagri, Emater e Funai vão fazer um termo de cooperação técnica para melhorar produção de alimentos nas aldeias de Guajará-Mirim.

GERAL | matéria escrita em 09/07/2014 ás 16:43:00

Dalton di Franco inicia campanha reunindo lideranças da capital

A reunião aconteceu no bairro Novo Estado, quando ele explicou sua plataforma de trabalho e pediu a união de todos afirmando.

GERAL | matéria escrita em 09/07/2014 ás 16:39:00

EM NOTA - Sindafisco lamenta assassinato de auditor

A entidade destacou que Robson Luis deu importantes contribuições à Receita Estadual na gestão Cassol.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 09/07/2014 ás 15:17:00

Empresa é condenado por proibir relacionamento amoroso entre empregados

O autor do processo, que exercia a função de operador de supermercado, começou em março de 2009 a namorar uma colega do setor de segurança e controle patrimonial.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 09/07/2014 ás 15:14:00

Trabalhador que constatou doença ocupacional após dispensa obtém estabilidade

Por unanimidade, a Sexta Turma condenou o Bradesco ao pagamento de indenização no valor corresponde aos salários não recebidos entre a data da despedida o final do período...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 09/07/2014 ás 15:12:00

Portador de HIV não prova discriminação em não admissão a plano de aposentadoria

O motivo da não admissão do empregado no plano de benefícios foi o fato de ser portador de doença cardíaca grave, e não do HIV.

POLíTICA | matéria escrita em 09/07/2014 ás 15:03:00

Lista com candidatos registrados na Justiça Eleitoral será divulgada nesta quinta

Os candidatos que foram aprovados em convenções mas que os dos partidos não pediram registro precisam procurar o TSE até o dia 12.

GERAL | matéria escrita em 09/07/2014 ás 14:52:00

Atingidos pelas enchentes querem incluir o relatório do engenheiro Jorge Luiz na reunião do MP, dia 15

Durante a reunião o professor Jonir disse que há anos observa o rio Madeira, inclusive escreve sobre ele.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 09/07/2014 ás 14:40:00

Concurso de Estagiários: TJRO divulga provas com gabaritos

Estudantes do ensino médio e superior de várias áreas puderam fazer até às 23h50min desta terça-feira (8) o processo seletivo.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 09/07/2014 ás 14:31:00

Justiça mantém decisão para que 50% dos cargos em comissão do Detran sejam ocupados por funcionários efetivos

Decisão obriga o Detran a exonerar 50% dos ocupantes de cargos comissionados que não sejam servidores efetivos do órgão. CONFIRA ÍNTEGRA.

GERAL | matéria escrita em 09/07/2014 ás 13:54:00

Amir Lando consegue a liberação de carros para os conselhos tutelares

Para o parlamentar, os conselhos tutelares possuem um papel social importante e que deve ser valorizado.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com