06/10/2011 - 17h15min - Atualizado em 06/10/2011 - 17h15min

Assembleia aprova projeto de Ribamar Araújo que facilita ingresso de aprovados em concurso público

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames).

Carlos Neves
Cabe à Junta Médica do Estado de Rondônia promover o encaminhamento para exames médicos e laboratoriais do candidato aprovado em concurso público, de prova e/ou de prova e título realizado pelo governo do Estado. É o que determina projeto de lei, de autoria do deputado Ribamar Araújo (PT), aprovado pela Assembleia Legislativa na sessão plenária de quarta-feira (5). A matéria segue agora para sanção governamental, já que o objetivo é facilitar o ingresso do aprovado no quadro do governo de Rondônia.

Ao comentar a aprovação do projeto de lei, Ribamar Araújo fez questão de reiterar que o cidadão que almeja ingressar no serviço público quer trabalhar. A pessoa, após lograr êxito em concurso público de provas e/ou de provas e título tem em mente que, assim que ocorrer a homologação e a convocação para posse, o ingresso é automático e de forma facilitada. “Não é o que vem ocorrendo. Ao contrário, tem enfrentado inúmeras dificuldades para tomar posse”.

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames laboratoriais). É obrigado correr contra o tempo, já que deve apresentar tudo em 30 dias. No entanto, “o Estado não facilita em nada a vida do futuro servidor. Pelo contrário, tem dificultado ao máximo, pois a rede pública (tanto faz ser laboratórios quantos médicos) opta pelo agendamento para o atendimento dos aprovados e isso pode inviabilizar sua posse, além do desconforto de ficar correndo de um lado para o outro sem poder fazer outra coisa se não esperar o agendamento”.

Se desejar celeridade, “o candidato aprovado tem que pagar para ser atendido pela rede privada, importando em novos gastos para quem busca o emprego. Sob a responsabilidade da Junta Médica do Estado, tudo será facilitado”, disse o deputado.

Na concepção de Ribamar Araújo, quando da convocação para posse, no mínimo, o Governo de Rondônia precisa dar preferência ao candidato aprovado no encaminhamento para a realização dos exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame. “A Junta Médica do Estado, que é composta por profissionais médicos de diversas especialidades, vai poder agilizar essa parte, não apenas ficar com a incumbência de expedir o Certificado de Capacidade Física e Mental, já que o candidato é examinado pelos Médicos Peritos”, assegura o deputado.

Conforme estabelece o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, o encaminhamento deverá ser feito para a rede pública ou para a rede privada, atendidas as especialidades médicas e laboratoriais exigidas para a concessão de exames, avaliações ou laudos médicos ou laboratoriais do candidato aprovado, sendo, no entanto, preferencialmente para a rede pública que deverá dar prioridade ao candidato aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Caso não seja possível obter toda a avaliação médica e/ou laboratorial em 30 dias, o candidato aprovado terá prorrogado automaticamente, por mais 30 dias, o prazo para tomar posse no cargo público para o qual fora aprovado. E, em caso de força maior, o candidato poderá solicitar a prorrogação por mais 30 dias para tomar posse no cargo que fora aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 20/12/2014 ás 14:30:00

Professor lança livro sobre Educação Tecnológica no auditório da Uniron-Shopping neste sábado.

Para Sérgio, que é Doutor em Educação, o estudo foi uma forma de contribuir com as diversas formas de tratar sobre tecnologia e sua influente inserção na educação.

GERAL | matéria escrita em 20/12/2014 ás 14:28:00

LIVRO VAI CONTAR HISTÓRIAS DO PRÉDIO DA VELHA CÂMARA

O lançamento de “Resgate da História” será no próprio prédio na Ladeira Comendador Centeno, onde funcionou desde 1924 a prefeitura ...

GERAL | matéria escrita em 20/12/2014 ás 14:17:00

Toma posse nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Rondônia

Foram empossados o auditor Mauro Roberto da Silva – como presidente - e os demais integrantes da diretoria executiva, além dos titulares dos Conselhos Fiscal e de Ética.

POLíTICA | matéria escrita em 20/12/2014 ás 14:15:00

O médico e o deputado

Valdemir Caldas

POLíTICA | matéria escrita em 20/12/2014 ás 14:07:00

ALE paga servidores no próximo dia 23, apesar de Confúcio trabalhar contra

Apesar das manobras governistas para prejudicar o presidente, o décimo terceiro salário dos servidores já foi pago e, no próximo dia 23, a folha salarial será quitada.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 19/12/2014 ás 18:58:00

CNJ ouve OAB na construção do novo PJe

Marcus Vinicius exaltou a iniciativa, que marca o momento de diálogo entre a OAB e o CNJ.

POLíTICA | matéria escrita em 19/12/2014 ás 18:47:00

Procurador geral da República pede ao STF prisão do senador Ivo Cassol

Em 2013, o tribunal condenou o congressista a 4 anos, 8 meses e 26 dias de prisão por crimes cometidos quando foi prefeito de Rolim de Moura (RO), entre 1998 e 2002.

GERAL | matéria escrita em 19/12/2014 ás 18:37:00

Tribunal de Justiça e Ministério Público compartilham dados da Sesdec em 2015

De acordo com o delegado Júlio Ugalde, assessor institucional da Sesdec, a atualização do sistema se tornou viável em razão de convênio celebrado entre a Sesdec e o Governo Federal.

GERAL | matéria escrita em 19/12/2014 ás 18:36:00

Governo de Rondônia confirma apoio para conter conflitos agrários

O diretor geral da Polícia Civil, Pedro Mancebo, entende que a criação da delegacia só trará benefícios ao Estado.

GERAL | matéria escrita em 19/12/2014 ás 18:33:00

Prefeitura de Porto Velho investe na estruturação da Fundação Cultural

Marcos Nobre destaca que uma das prioridades da atual gestão é dotar a Funcultural de condições de logística, trabalho e mobilidade para a equipe, composta de 16 servidores.

GERAL | matéria escrita em 19/12/2014 ás 18:31:00

Semusa passará a fornecer fraldas a pessoas com deficiência gratuitamente

Segundo explica o secretário da Semusa, Domingos Sávio, até então esta distribuição era realizada somente perante pedido judicial.

POLíCIA | matéria escrita em 19/12/2014 ás 18:29:00

Polícia Rodoviária Federal realizará leilão de veículos no sábado(27) em Porto Velho(RO)

Serão leiloados 245 lotes de veículos apreendidos.

GERAL | matéria escrita em 19/12/2014 ás 18:27:00

Prefeitura leva o natal para 2400 crianças na zona Leste

Camila Canova, Coordenadora de Turismo de Porto Velho, disse que em cada sessão participam seiscentas crianças.

POLíTICA | matéria escrita em 19/12/2014 ás 18:15:00

Donadon pode emplacar a irmã, Raquel, na representação da Seduc em Vilhena

Raquel Donadon pode substituir Edson Nogueira. Raquel concorreu a deputada federal pelo PTB, tentando ocupar a vaga do irmão, Natan, cassado pela Câmara.

POLíCIA | matéria escrita em 19/12/2014 ás 18:13:00

Vilhena: ex-vereador fala da trágica morte do pai, assassinado pelo filho caçula

Marquinhos Bacana admitiu doença do irmão.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com