06/10/2011 - 17h15min - Atualizado em 06/10/2011 - 17h15min

Assembleia aprova projeto de Ribamar Araújo que facilita ingresso de aprovados em concurso público

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames).

Carlos Neves
Cabe à Junta Médica do Estado de Rondônia promover o encaminhamento para exames médicos e laboratoriais do candidato aprovado em concurso público, de prova e/ou de prova e título realizado pelo governo do Estado. É o que determina projeto de lei, de autoria do deputado Ribamar Araújo (PT), aprovado pela Assembleia Legislativa na sessão plenária de quarta-feira (5). A matéria segue agora para sanção governamental, já que o objetivo é facilitar o ingresso do aprovado no quadro do governo de Rondônia.

Ao comentar a aprovação do projeto de lei, Ribamar Araújo fez questão de reiterar que o cidadão que almeja ingressar no serviço público quer trabalhar. A pessoa, após lograr êxito em concurso público de provas e/ou de provas e título tem em mente que, assim que ocorrer a homologação e a convocação para posse, o ingresso é automático e de forma facilitada. “Não é o que vem ocorrendo. Ao contrário, tem enfrentado inúmeras dificuldades para tomar posse”.

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames laboratoriais). É obrigado correr contra o tempo, já que deve apresentar tudo em 30 dias. No entanto, “o Estado não facilita em nada a vida do futuro servidor. Pelo contrário, tem dificultado ao máximo, pois a rede pública (tanto faz ser laboratórios quantos médicos) opta pelo agendamento para o atendimento dos aprovados e isso pode inviabilizar sua posse, além do desconforto de ficar correndo de um lado para o outro sem poder fazer outra coisa se não esperar o agendamento”.

Se desejar celeridade, “o candidato aprovado tem que pagar para ser atendido pela rede privada, importando em novos gastos para quem busca o emprego. Sob a responsabilidade da Junta Médica do Estado, tudo será facilitado”, disse o deputado.

Na concepção de Ribamar Araújo, quando da convocação para posse, no mínimo, o Governo de Rondônia precisa dar preferência ao candidato aprovado no encaminhamento para a realização dos exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame. “A Junta Médica do Estado, que é composta por profissionais médicos de diversas especialidades, vai poder agilizar essa parte, não apenas ficar com a incumbência de expedir o Certificado de Capacidade Física e Mental, já que o candidato é examinado pelos Médicos Peritos”, assegura o deputado.

Conforme estabelece o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, o encaminhamento deverá ser feito para a rede pública ou para a rede privada, atendidas as especialidades médicas e laboratoriais exigidas para a concessão de exames, avaliações ou laudos médicos ou laboratoriais do candidato aprovado, sendo, no entanto, preferencialmente para a rede pública que deverá dar prioridade ao candidato aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Caso não seja possível obter toda a avaliação médica e/ou laboratorial em 30 dias, o candidato aprovado terá prorrogado automaticamente, por mais 30 dias, o prazo para tomar posse no cargo público para o qual fora aprovado. E, em caso de força maior, o candidato poderá solicitar a prorrogação por mais 30 dias para tomar posse no cargo que fora aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 30/04/2016 ás 11:39:00

Raupp discute em Ariquemes importância da modernização agrícola

Segundo o senador, a tecnologia proporciona produção com melhor qualidade, em maior quantidade e área menor.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 30/04/2016 ás 11:14:00

Após novo requerimento da OAB, MEC analisará a retirada de cursos técnicos jurídicos do catálogo nacional

A decisão foi tomada em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (28), na sede do Ministério da Educação.

POLíTICA | matéria escrita em 30/04/2016 ás 11:04:00

Maurão de Carvalho indica veículos e voadeira para PM do distrito de São Carlos

Sem meios, policiais militares não podem se deslocar para atender ocorrências na região.

POLíTICA | matéria escrita em 30/04/2016 ás 10:56:00

Deputados querem festival folclórico de Guajará-Mirim no calendário turístico

Criado em 1995, o festival apresenta a disputa dos bois-bumbás Malhadinho (Azul) e Flor do Campo (Vermelho), atraindo visitantes de Rondônia, de outros Estados e da vizinha Bolívia.

POLíTICA | matéria escrita em 30/04/2016 ás 09:51:00

Vereador Júnior Siqueira leva demandas da Feder ao deputado Ezequiel Júnior

Atualmente, a busca da Presidente da Feder é para alocação de recursos financeiros para a entidade, visto que os custos de manutenção dos portadores de deficiência extrapola o que se obtém com ajuda de pessoas físicas.

GERAL | matéria escrita em 30/04/2016 ás 09:48:00

TCE e Funpar realizam espetáculo teatral Einstein

A apresentação será realizada em sessão única, às 20h (com 15 minutos de tolerância), com renda totalmente revertida à Associação Pestalozzi de Porto Velho.

GERAL | matéria escrita em 30/04/2016 ás 09:42:00

Defensoria investe na aquisição equipamentos e sistema de informação para agilizar atendimento

Com o principal objetivo de reestruturar a instituição e oferecer melhores condições de trabalho aos defensores públicos, aumentando assim a qualidade dos serviços destinados aos assistidos.

GERAL | matéria escrita em 30/04/2016 ás 09:23:00

Feempi apoia formalização de mototaxistas através do MEI

Entidade também garantiu empenho para a regulamentação profissional de motofrete e motoboy em Porto Velho.

POLíTICA | matéria escrita em 30/04/2016 ás 09:18:00

Obra do anel viário tem antídoto a interrupções

Vistoria diuturna do deputado Laerte Gomes é um dos fatores de peso para que a obra não seja mais uma vez paralisada em Ji-Paraná.

POLíTICA | matéria escrita em 30/04/2016 ás 09:01:00

Faz-me rir

Valdemir Caldas

GERAL | matéria escrita em 30/04/2016 ás 08:45:00

Museu Palácio da Memória Rondoniense aguarda contribuição indígena para identificar e expor peças milenares

Aos poucos, o museu situado no antigo Palácio Presidente Vargas organiza o seu acervo arqueológico, etnográfico, geológico, paleontológico, zoológico e obras de artes.

GERAL | matéria escrita em 30/04/2016 ás 08:42:00

Municípios se preparam para realizar etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades

Representantes de 15 municípios de Rondônia foram orientados, durante seminário realizado nesta quinta-feira (28) no auditório da Junta Comercial de Rondônia (Jucer).

GERAL | matéria escrita em 30/04/2016 ás 08:36:00

Mais de 30% dos pecuaristas já vacinaram o rebanho contra febre aftosa e declararam a vacinação em Rondônia

Nesta etapa de vacinação devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses.

GERAL | matéria escrita em 30/04/2016 ás 08:33:00

Governo de Rondônia autoriza o georreferenciamento de mais duas mil propriedades rurais em todo o estado

Mais duas mil família serão beneficiadas com o georreferenciamento de suas propriedades nos 52 municípios de Rondônia.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com