06/10/2011 - 17h15min - Atualizado em 06/10/2011 - 17h15min

Assembleia aprova projeto de Ribamar Araújo que facilita ingresso de aprovados em concurso público

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames).

Carlos Neves
Cabe à Junta Médica do Estado de Rondônia promover o encaminhamento para exames médicos e laboratoriais do candidato aprovado em concurso público, de prova e/ou de prova e título realizado pelo governo do Estado. É o que determina projeto de lei, de autoria do deputado Ribamar Araújo (PT), aprovado pela Assembleia Legislativa na sessão plenária de quarta-feira (5). A matéria segue agora para sanção governamental, já que o objetivo é facilitar o ingresso do aprovado no quadro do governo de Rondônia.

Ao comentar a aprovação do projeto de lei, Ribamar Araújo fez questão de reiterar que o cidadão que almeja ingressar no serviço público quer trabalhar. A pessoa, após lograr êxito em concurso público de provas e/ou de provas e título tem em mente que, assim que ocorrer a homologação e a convocação para posse, o ingresso é automático e de forma facilitada. “Não é o que vem ocorrendo. Ao contrário, tem enfrentado inúmeras dificuldades para tomar posse”.

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames laboratoriais). É obrigado correr contra o tempo, já que deve apresentar tudo em 30 dias. No entanto, “o Estado não facilita em nada a vida do futuro servidor. Pelo contrário, tem dificultado ao máximo, pois a rede pública (tanto faz ser laboratórios quantos médicos) opta pelo agendamento para o atendimento dos aprovados e isso pode inviabilizar sua posse, além do desconforto de ficar correndo de um lado para o outro sem poder fazer outra coisa se não esperar o agendamento”.

Se desejar celeridade, “o candidato aprovado tem que pagar para ser atendido pela rede privada, importando em novos gastos para quem busca o emprego. Sob a responsabilidade da Junta Médica do Estado, tudo será facilitado”, disse o deputado.

Na concepção de Ribamar Araújo, quando da convocação para posse, no mínimo, o Governo de Rondônia precisa dar preferência ao candidato aprovado no encaminhamento para a realização dos exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame. “A Junta Médica do Estado, que é composta por profissionais médicos de diversas especialidades, vai poder agilizar essa parte, não apenas ficar com a incumbência de expedir o Certificado de Capacidade Física e Mental, já que o candidato é examinado pelos Médicos Peritos”, assegura o deputado.

Conforme estabelece o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, o encaminhamento deverá ser feito para a rede pública ou para a rede privada, atendidas as especialidades médicas e laboratoriais exigidas para a concessão de exames, avaliações ou laudos médicos ou laboratoriais do candidato aprovado, sendo, no entanto, preferencialmente para a rede pública que deverá dar prioridade ao candidato aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Caso não seja possível obter toda a avaliação médica e/ou laboratorial em 30 dias, o candidato aprovado terá prorrogado automaticamente, por mais 30 dias, o prazo para tomar posse no cargo público para o qual fora aprovado. E, em caso de força maior, o candidato poderá solicitar a prorrogação por mais 30 dias para tomar posse no cargo que fora aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 01/10/2014 ás 21:57:00

Scheilla Cassol parabeniza Porto Velho pelos 100 anos

Torço para os os próximos anos sejam melhores, que a cidade supere esses obstáculos. Tenho certeza que isso vai melhorar a auto-estima da população", disse a vereadora Scheilla Cassol.

GERAL | matéria escrita em 01/10/2014 ás 21:53:00

Porto Velho: Prefeitura mantém superavit financeiro e equilíbrio fiscal

Para o secretário adjunto da Sempla, esse equilíbrio mostra a preocupação do município em manter a execução das despesas em nível compatível com a arrecadação.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/10/2014 ás 21:51:00

Morosidade da Justiça é a principal reclamação recebida pela Ouvidoria do CNJ

Segundo o relatório da Ouvidoria, dos cidadãos que procuraram o órgão por causa da demora processual, 16% são idosos e 69%, homens.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/10/2014 ás 21:48:00

OAB Nacional obtém reajuste na tabela dos honorários dativos

A decisão do CJF vai ao encontro do que prega a OAB por sua Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários, coordenada pelo vice presidente nacional Claudio Lamachia.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/10/2014 ás 18:26:00

Rondônia: Rapaz é condenado a 21 anos de reclusão por matar o pai

pena deverá ser cumprida inicialmente no regime fechado. A defesa do réu, caso queira, poderá recorrer da sentença ao Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/10/2014 ás 18:24:00

Sócio de firma dissolvida irregularmente responde também em execução fiscal não tributária

O STJ já havia analisado o tema em relação à execução fiscal de dívida ativa de natureza tributária.

GERAL | matéria escrita em 01/10/2014 ás 18:20:00

Governo garante consignação para construção de casas do Residencial Sindsaúde

O Residencial Sindsaúde será construído inicialmente em Porto e Candeias do Jamari, mas o sindicato espera ampliar o projeto para todos os municípios.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/10/2014 ás 18:19:00

Justiça autoriza transexual a mudar de nome sem operação de troca de sexo

Milena é servidora pública formada em letras. Ela disse, segundo a nota, que não sofrerá mais constrangimento e preconceito, além de harmonizar mente e corpo.

GERAL | matéria escrita em 01/10/2014 ás 18:19:00

Inscrições para oficinas teatrais da UNIR podem ser feitas por e-mail

As vagas restantes são para a oficina de Teatro de Objetos e para o Workshop de Intervenção Urbana.

POLíTICA | matéria escrita em 01/10/2014 ás 18:16:00

Advogados - Nota de Repúdio contra as declarações do candidato Confúcio Moura

"...em face da menção desonrosa do Candidato Confúcio Moura".

GERAL | matéria escrita em 01/10/2014 ás 18:13:00

Associação comemora 100 de Porto Velho com Intervenção Cultural no prédio da antiga Câmara

Ontem, 30/09, a organização não-governamental denominada Associação Cultural Rio Madeira promoveu uma intervenção cultural no pátio de obras da antiga Câmara Municipal ...

POLíTICA | matéria escrita em 01/10/2014 ás 18:16:00

Projeto concede adicional de periculosidade a jornalistas

O projeto prevê também que o adicional será destinado àqueles, que no mês da remuneração, tenham trabalhado em cobertura de eventos de risco, durante, pelo menos, três jornadas de trabalho diárias.

POLíCIA | matéria escrita em 01/10/2014 ás 18:11:00

Emerson visita Centro de Apoio Operacional do Ministério Público

A promotora Vera Lúcia tem sido constantemente acionada pela Seduc quando há um fato e/ou acontecimento que é do interesse do setor educacional ...

GERAL | matéria escrita em 01/10/2014 ás 18:02:00

Ambulanchas vão atender áreas atingidas pela cheia do Madeira

Embarcações serão utilizadas por comunidades no Baixo Madeira, Guajará-Mirime Vale do Guaporé; ambulanchas farão resgate e transporte de pacientes.

POLíTICA | matéria escrita em 01/10/2014 ás 18:06:00

Buzinaço encerra campanha de Confúcio no primeiro turno em Cacoal

Asfaltamento de 163 ruas no total de 30 km e a manutenção de 462 km de estradas vicinais.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com