06/10/2011 - 17h15min - Atualizado em 06/10/2011 - 17h15min

Assembleia aprova projeto de Ribamar Araújo que facilita ingresso de aprovados em concurso público

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames).

Carlos Neves
Cabe à Junta Médica do Estado de Rondônia promover o encaminhamento para exames médicos e laboratoriais do candidato aprovado em concurso público, de prova e/ou de prova e título realizado pelo governo do Estado. É o que determina projeto de lei, de autoria do deputado Ribamar Araújo (PT), aprovado pela Assembleia Legislativa na sessão plenária de quarta-feira (5). A matéria segue agora para sanção governamental, já que o objetivo é facilitar o ingresso do aprovado no quadro do governo de Rondônia.

Ao comentar a aprovação do projeto de lei, Ribamar Araújo fez questão de reiterar que o cidadão que almeja ingressar no serviço público quer trabalhar. A pessoa, após lograr êxito em concurso público de provas e/ou de provas e título tem em mente que, assim que ocorrer a homologação e a convocação para posse, o ingresso é automático e de forma facilitada. “Não é o que vem ocorrendo. Ao contrário, tem enfrentado inúmeras dificuldades para tomar posse”.

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames laboratoriais). É obrigado correr contra o tempo, já que deve apresentar tudo em 30 dias. No entanto, “o Estado não facilita em nada a vida do futuro servidor. Pelo contrário, tem dificultado ao máximo, pois a rede pública (tanto faz ser laboratórios quantos médicos) opta pelo agendamento para o atendimento dos aprovados e isso pode inviabilizar sua posse, além do desconforto de ficar correndo de um lado para o outro sem poder fazer outra coisa se não esperar o agendamento”.

Se desejar celeridade, “o candidato aprovado tem que pagar para ser atendido pela rede privada, importando em novos gastos para quem busca o emprego. Sob a responsabilidade da Junta Médica do Estado, tudo será facilitado”, disse o deputado.

Na concepção de Ribamar Araújo, quando da convocação para posse, no mínimo, o Governo de Rondônia precisa dar preferência ao candidato aprovado no encaminhamento para a realização dos exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame. “A Junta Médica do Estado, que é composta por profissionais médicos de diversas especialidades, vai poder agilizar essa parte, não apenas ficar com a incumbência de expedir o Certificado de Capacidade Física e Mental, já que o candidato é examinado pelos Médicos Peritos”, assegura o deputado.

Conforme estabelece o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, o encaminhamento deverá ser feito para a rede pública ou para a rede privada, atendidas as especialidades médicas e laboratoriais exigidas para a concessão de exames, avaliações ou laudos médicos ou laboratoriais do candidato aprovado, sendo, no entanto, preferencialmente para a rede pública que deverá dar prioridade ao candidato aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Caso não seja possível obter toda a avaliação médica e/ou laboratorial em 30 dias, o candidato aprovado terá prorrogado automaticamente, por mais 30 dias, o prazo para tomar posse no cargo público para o qual fora aprovado. E, em caso de força maior, o candidato poderá solicitar a prorrogação por mais 30 dias para tomar posse no cargo que fora aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/08/2016 ás 09:28:00

Escola Judicial rondoniense comemora três décadas de criação

Uma das mais antigas escolas judiciais do país, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, comemorou no último sábado, 20 de agosto, 30 anos de existência.

GERAL | matéria escrita em 24/08/2016 ás 09:01:00

Governo Federal quer retirar direitos dos trabalhadores

É hora de reagir para não sucumbir!!!!

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/08/2016 ás 08:53:00

"Voto Consciente II"

Um dos mais fortes indicativos de uma lei que “pega” acontece quando a população dela tem conhecimento e aprova seus efeitos.

GERAL | matéria escrita em 24/08/2016 ás 08:49:00

Eletrobras leva informações sobre consumo consciente de energia para comunidade indígena Paiter Suruí

“Diversas etnias presentes, interagiram com os experimentos da Van da Eficiência Energética Itinerante da Eletrobras”.

POLíTICA | matéria escrita em 24/08/2016 ás 08:39:00

Expedito Netto pede apoio de Kassab aos candidatos de Rondônia

Na oportunidade, o parlamentar solicitou a liberação de rádios e TVs para o estado.

POLíTICA | matéria escrita em 23/08/2016 ás 21:00:00

Deputado Ezequiel se solidariza com procurador da República Reginaldo Trindade, afastado da proteção a índios em Rondônia

Parlamentar questionou qual a motivação da decisão de mudança, pois “o procurador jamais se afastaria desta causa”.

POLíCIA | matéria escrita em 23/08/2016 ás 20:42:00

Polícia já tem imagens de suspeitos da tentativa de assalto à relojoaria Big Ben na capital; dois homens foram baleados

O assalto à relojoaria aconteceu no final da tarde desta terça-feira e resultou em dois feridos a tiros.

POLíTICA | matéria escrita em 23/08/2016 ás 14:39:00

Magistrados criticam urgência a projeto sobre abuso de autoridade

— O projeto não é de todo ruim, na nossa concepção, mas há dispositivos que merecem uma reflexão mais aprofundada — afirmou.

GERAL | matéria escrita em 23/08/2016 ás 14:32:00

Áreas com risco de desbarrancamento devem ser desocupadas, recomendam MPF e MP/RO

Órgãos apontam que há áreas instáveis e risco de novos desbarrancamentos na margem do rio Madeira.

GERAL | matéria escrita em 23/08/2016 ás 14:26:00

Controladoria-Geral de Rondônia vai coordenar grupo de trabalho nacional de padronização de normas

Segundo o controlador-geral do Estado (CGE), Francisco Neto, esta é uma missão grandiosa que incluiu também a padronização dos relatórios de atividades, os papéis de trabalho, e ainda os modelos de conferência...

GERAL | matéria escrita em 23/08/2016 ás 14:24:00

Obras do Complexo Beira Rio seguem em ritmo acelerado em Cacoal

Cerca de 80 homens tem trabalhado diariamente nas obras do Complexo Beira Rio...

GERAL | matéria escrita em 23/08/2016 ás 14:20:00

Junta Comercial de Rondônia abre empresa em uma hora e é a primeira na simplificação de registros no País

Em primeiro lugar no ranking da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), a Junta Comercial de Rondônia (Jucer) atende na primeira hora quase 90% das empresas...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/08/2016 ás 14:19:00

Ministra Nancy Andrighi conclui esta semana seu mandato na Corregedoria

Durante sua gestão, no biênio 2014-2016, a ministra proferiu 20.515 decisões e despachos de natureza correcional, em que exerce o controle disciplinar da atuação dos magistrados.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/08/2016 ás 14:15:00

Instituído Comitê Gestor para implementar a Justiça Restaurativa no país

A prática é uma das prioridades do CNJ e consta entre as metas para cumprimento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2015-2020.

POLíTICA | matéria escrita em 23/08/2016 ás 14:11:00

Comissão debate com Sefin e Eletrobras questões referentes a tarifa de energia

Eletrobras confirmou que nas perdas de energia, a conta é dividida entre todos.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com