06/10/2011 - 17h15min - Atualizado em 06/10/2011 - 17h15min

Assembleia aprova projeto de Ribamar Araújo que facilita ingresso de aprovados em concurso público

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames).

Carlos Neves
Cabe à Junta Médica do Estado de Rondônia promover o encaminhamento para exames médicos e laboratoriais do candidato aprovado em concurso público, de prova e/ou de prova e título realizado pelo governo do Estado. É o que determina projeto de lei, de autoria do deputado Ribamar Araújo (PT), aprovado pela Assembleia Legislativa na sessão plenária de quarta-feira (5). A matéria segue agora para sanção governamental, já que o objetivo é facilitar o ingresso do aprovado no quadro do governo de Rondônia.

Ao comentar a aprovação do projeto de lei, Ribamar Araújo fez questão de reiterar que o cidadão que almeja ingressar no serviço público quer trabalhar. A pessoa, após lograr êxito em concurso público de provas e/ou de provas e título tem em mente que, assim que ocorrer a homologação e a convocação para posse, o ingresso é automático e de forma facilitada. “Não é o que vem ocorrendo. Ao contrário, tem enfrentado inúmeras dificuldades para tomar posse”.

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames laboratoriais). É obrigado correr contra o tempo, já que deve apresentar tudo em 30 dias. No entanto, “o Estado não facilita em nada a vida do futuro servidor. Pelo contrário, tem dificultado ao máximo, pois a rede pública (tanto faz ser laboratórios quantos médicos) opta pelo agendamento para o atendimento dos aprovados e isso pode inviabilizar sua posse, além do desconforto de ficar correndo de um lado para o outro sem poder fazer outra coisa se não esperar o agendamento”.

Se desejar celeridade, “o candidato aprovado tem que pagar para ser atendido pela rede privada, importando em novos gastos para quem busca o emprego. Sob a responsabilidade da Junta Médica do Estado, tudo será facilitado”, disse o deputado.

Na concepção de Ribamar Araújo, quando da convocação para posse, no mínimo, o Governo de Rondônia precisa dar preferência ao candidato aprovado no encaminhamento para a realização dos exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame. “A Junta Médica do Estado, que é composta por profissionais médicos de diversas especialidades, vai poder agilizar essa parte, não apenas ficar com a incumbência de expedir o Certificado de Capacidade Física e Mental, já que o candidato é examinado pelos Médicos Peritos”, assegura o deputado.

Conforme estabelece o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, o encaminhamento deverá ser feito para a rede pública ou para a rede privada, atendidas as especialidades médicas e laboratoriais exigidas para a concessão de exames, avaliações ou laudos médicos ou laboratoriais do candidato aprovado, sendo, no entanto, preferencialmente para a rede pública que deverá dar prioridade ao candidato aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Caso não seja possível obter toda a avaliação médica e/ou laboratorial em 30 dias, o candidato aprovado terá prorrogado automaticamente, por mais 30 dias, o prazo para tomar posse no cargo público para o qual fora aprovado. E, em caso de força maior, o candidato poderá solicitar a prorrogação por mais 30 dias para tomar posse no cargo que fora aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 18/09/2014 ás 15:31:00

Ipem não paga concursados desde a posse

Na tarde de terça-feira (16) , alguns representantes destes servidores procuraram o deputado Hermínio Coelho para denunciar a situação pela qual estão passando.

POLíTICA | matéria escrita em 18/09/2014 ás 14:43:00

Efeito Ibope: Expedito espera crescer ainda mais nas pesquisas eleitorais

Os dois concorrentes mais diretos correram para tentar desacreditar a pesquisa e desqualificar o instituto, embora seja um dos principais referenciais em pesquisas eleitorais do país.

POLíCIA | matéria escrita em 18/09/2014 ás 14:28:00

PF apreende cerca de 700 quilos de cocaína em Porto Velho; droga apreendida vale 60 milhões de reais

Esta é a maior apreensão de cocaína do ano no Brasil.

POLíCIA | matéria escrita em 18/09/2014 ás 14:18:00

Prosseguem as investigações federais que levaram 9 PMs rondonienses para a cadeira

A operação teve início para apurar envolvimento de policiais com tráfico de drogas.

GERAL | matéria escrita em 18/09/2014 ás 12:30:00

CUT defende a regularização de garimpo

A pedido da CUT, senador Acir Gurgacz solicitará suspensão por 60 dia de fiscalização contra garimpeiros

GERAL | matéria escrita em 18/09/2014 ás 12:28:00

Ministério Público apura a prestação de serviços públicos em Buritis

A situação da iluminação pública no Município de Buritis também motivou a instauração de inquérito civil público

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/09/2014 ás 11:51:00

Editora Três obtém liminar contra recolhimento da Revista IstoÉ

Na decisão em que deferiu a liminar, o ministro Barroso fez uma revisão da “história acidentada” da liberdade de expressão no Brasil .

POLíTICA | matéria escrita em 18/09/2014 ás 11:48:00

Mantido deferimento de registro de Cássio Cunha Lima a governador da Paraíba

Em voto-vista apresentado na sessão desta terça-feira, a ministra Luciana Lóssio acompanhou em parte o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, para negar provimento ao recurso.

POLíTICA | matéria escrita em 18/09/2014 ás 11:46:00

Faltam 17 dias: transporte e alimentação de eleitores da zona rural só podem ser fornecidos pela JE

É facultado aos partidos políticos fiscalizar o transporte de eleitores e os locais onde houver fornecimento de refeições nas zonas rurais.

POLíTICA | matéria escrita em 18/09/2014 ás 11:44:00

Uma ponte com 975 m de “estensão”

Professor Nazareno*

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/09/2014 ás 11:41:00

Casal acusado de matar o próprio filho será julgado hoje na capital

De acordo com a denúncia (peça acusatória/MPRO) o pai da criança teria assumido o risco de matar, pois, conforme restou apurado, teria usado um instrumento contundente para bater na cabeça da criança.

POLíTICA | matéria escrita em 18/09/2014 ás 11:22:00

Em Linhas Gerais: Pelas promessas que faz, Gurgacz devia estar concorrendo ao governo e não para senador

Gessi Taborda

POLíTICA | matéria escrita em 18/09/2014 ás 11:17:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

Jaqueline elogia e Ivo desqualifica IBOPE, quem tem razão?

GERAL | matéria escrita em 18/09/2014 ás 09:41:00

ABAV e MTur reforçam parceria na maior feira de negócios de turismo das Américas

Ministério do Turismo participou, nesta terça-feira (16), de coletiva de apresentação da 42ª ABAV Expo, que acontece de 24 a 28 de setembro em São Paulo

GERAL | matéria escrita em 17/09/2014 ás 14:22:00

Concurso de projeto arquitetônico para a Casa Familiar Rural premia vencedores

A CFR será construída pela Santo Antônio Energia com recursos do subcrédito social obtidos junto ao BNDES.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com