06/10/2011 - 17h15min - Atualizado em 06/10/2011 - 17h15min

Assembleia aprova projeto de Ribamar Araújo que facilita ingresso de aprovados em concurso público

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames).

Carlos Neves
Cabe à Junta Médica do Estado de Rondônia promover o encaminhamento para exames médicos e laboratoriais do candidato aprovado em concurso público, de prova e/ou de prova e título realizado pelo governo do Estado. É o que determina projeto de lei, de autoria do deputado Ribamar Araújo (PT), aprovado pela Assembleia Legislativa na sessão plenária de quarta-feira (5). A matéria segue agora para sanção governamental, já que o objetivo é facilitar o ingresso do aprovado no quadro do governo de Rondônia.

Ao comentar a aprovação do projeto de lei, Ribamar Araújo fez questão de reiterar que o cidadão que almeja ingressar no serviço público quer trabalhar. A pessoa, após lograr êxito em concurso público de provas e/ou de provas e título tem em mente que, assim que ocorrer a homologação e a convocação para posse, o ingresso é automático e de forma facilitada. “Não é o que vem ocorrendo. Ao contrário, tem enfrentado inúmeras dificuldades para tomar posse”.

O problema maior está no exagero de exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame (oito laudos, baseados em mais de uma dezena de exames laboratoriais). É obrigado correr contra o tempo, já que deve apresentar tudo em 30 dias. No entanto, “o Estado não facilita em nada a vida do futuro servidor. Pelo contrário, tem dificultado ao máximo, pois a rede pública (tanto faz ser laboratórios quantos médicos) opta pelo agendamento para o atendimento dos aprovados e isso pode inviabilizar sua posse, além do desconforto de ficar correndo de um lado para o outro sem poder fazer outra coisa se não esperar o agendamento”.

Se desejar celeridade, “o candidato aprovado tem que pagar para ser atendido pela rede privada, importando em novos gastos para quem busca o emprego. Sob a responsabilidade da Junta Médica do Estado, tudo será facilitado”, disse o deputado.

Na concepção de Ribamar Araújo, quando da convocação para posse, no mínimo, o Governo de Rondônia precisa dar preferência ao candidato aprovado no encaminhamento para a realização dos exames médicos e laboratoriais, bem como as avaliações médicas necessárias ao exame. “A Junta Médica do Estado, que é composta por profissionais médicos de diversas especialidades, vai poder agilizar essa parte, não apenas ficar com a incumbência de expedir o Certificado de Capacidade Física e Mental, já que o candidato é examinado pelos Médicos Peritos”, assegura o deputado.

Conforme estabelece o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, o encaminhamento deverá ser feito para a rede pública ou para a rede privada, atendidas as especialidades médicas e laboratoriais exigidas para a concessão de exames, avaliações ou laudos médicos ou laboratoriais do candidato aprovado, sendo, no entanto, preferencialmente para a rede pública que deverá dar prioridade ao candidato aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Caso não seja possível obter toda a avaliação médica e/ou laboratorial em 30 dias, o candidato aprovado terá prorrogado automaticamente, por mais 30 dias, o prazo para tomar posse no cargo público para o qual fora aprovado. E, em caso de força maior, o candidato poderá solicitar a prorrogação por mais 30 dias para tomar posse no cargo que fora aprovado em concurso público de prova e/ou de prova e título realizado pelo Governo do Estado de Rondônia.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 26/01/2015 ás 11:32:00

Rondônia: Gestantes demitidas pedem reintegração, mas Justiça do Trabalho dá respostas diferentes

Antônia Pereira Mathias, que comprovou no processo estar grávida de sete semanas e dois dias, conseguiu reverter a demissão e retornar à função.

POLíTICA | matéria escrita em 26/01/2015 ás 11:24:00

Sessão anulada pela justiça continua sem nova data para acontecer

Câmara de Vereadores não cumpriu a lei ao absolver os vereadores Pastor Delson, Cabo Anos, Marcelo Reis, Eduardo Rodrigues e Jair Monte.

GERAL | matéria escrita em 26/01/2015 ás 10:50:00

Governo do Estado não cumpre compromisso firmado com os trabalhadores em educação

O reajuste de 6% em janeiro de 2015 fez parte de um pacote firmado pelo governo em 2013 como uma das condições para a suspensão da greve de trabalhadores em educação.

GERAL | matéria escrita em 26/01/2015 ás 10:27:00

Prefeito lança pacote de obras na Zona Sul da cidade

Na zona Sul, as Ruas Ivan Marrocos, Jacó Aires, Presidente Médici, Curitiba, JK, Circe, Abilho Nascimento e Beco da Alegria, num total de três quilômetros de vias, receberão serviços de drenagens.

GERAL | matéria escrita em 26/01/2015 ás 09:54:00

Caerd não paga conta e Eletrobrás se nega a realizar ligação de subestação

A diretora presidente da Caerd informou que irá entrar com ação judicial para que a Eletrobras forneça energia à subestação.

POLíTICA | matéria escrita em 26/01/2015 ás 09:48:00

Não derrubem os viadutos!

Professor Nazareno*

GERAL | matéria escrita em 26/01/2015 ás 09:22:00

O PREÇO DA CESTA DE MATERIAL ESCOLAR DA CIDADE DE PORTO VELHO TEM ALTA DE 2,5%

Dados disponibilizados pelo Programa de Educação Tutorial – PET do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 26/01/2015 ás 09:18:00

OAB/RO integra Comissão de Direito Empresarial do Conselho Federal

Andrey Cavalcante destaca que Raimundo de Alencar Magalhães é um profissional íntegro e competente, que contribuirá muito com os trabalhos da Comissão.

GERAL | matéria escrita em 26/01/2015 ás 09:17:00

NOTA DE PESAR – SEEB/RO - FALECIMENTO DE CLEBER DA SILVA GONÇALVES

Cleber foi secretário executivo na administração municipal de prefeito Roberto Sobrinho.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 26/01/2015 ás 09:13:00

Valter Araújo pode voltar à prisão

Contra o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia ainda persiste uma ordem de prisão pelo crime de peculato.

POLíCIA | matéria escrita em 26/01/2015 ás 08:17:00

Policiais militares esclarecem suposto fenômeno sobrenatural em sítio

Durante os três dias de tormento, mais de trinta copos foram quebrados e o casal chegou a ficar duas noites sem dormir.

POLíCIA | matéria escrita em 25/01/2015 ás 22:26:00

Sargento da PM é encontrado morto dentro de alojamento do 4º BPM

Segundo a polícia, ele se enforcou com um fio de internet no alojamento do Batalhão onde estava preso.

POLíCIA | matéria escrita em 25/01/2015 ás 22:17:00

Contador encontrado morto no sábado pode ter sido vítima de emboscada

Carro dele é localizado em Colorado do Oeste.

POLíCIA | matéria escrita em 25/01/2015 ás 21:56:00

Funcionário de fazenda encontra corpo de contador desaparecido

Ele havia desaparecido na última segunda-feira. Seu corpo foi encontrado já em estado de decomposição.

POLíTICA | matéria escrita em 24/01/2015 ás 16:20:00

Deputados devem custar R$ 75 milhões ao mês

Além do salário de R$ 33,7 mil, parlamentares têm direito a ajuda de custo, cotão, auxílio moradia e verba de gabinete para até 25 funcionários. Valor pode aumentar caso os benefícios sejam reajustados.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com