Assembleia concede título de cidadão de Rondônia a Neodi Carlos

Homenageado foi presidente da Assembleia por dois períodos e, também, prefeito de Machadinho por dois mandatos.

Publicada em 03 de May de 2016 às 10:04:00

Proposto pelo deputado Luizinho Goebel (PV), a Assembleia Legislativa aprovou a concessão do título honorífico de cidadão do Estado de Rondônia a Neodi Carlos Francisco de Oliveira, ex-deputado estadual e ex-presidente do Poder Legislativo. Nas comissões técnicas, atuaram como relatores Ribamar Araújo (PR) e Adelino Follador (DEM). Ambos concederam pareceres favoráveis à homenagem ao ex-integrante da Assembleia Legislativa.

Luizinho Goebel informou aos demais deputados que Neodi Carlos Francisco de Oliveira nasceu em Soledade (RS), no dia 19 de janeiro de 1957, filho de Valdomiro Francisco de Oliveira e Hermínia Castoldi de Oliveira. É casado com Gorete Maria Gobi de Oliveira e pai de quatro filhos: Dirceu, Veridiana, Neodi Fabrício e Pedro Henrique.

Destacou que Neodi Carlos, na juventude, revelou-se um líder nato. Foi dirigente de grupo jovem da Igreja, na cidade de Ampere (PR), presidente de time de futebol e patrão do Centro de Tradição Gaúcha (CTG). Ganhou notoriedade pelo seu caráter arrojado e empreendedor.

Chegou a Rondônia a 1983 e fixou residência em Cerejeiras. Mudou-se para Machadinho em 19 de Janeiro de 1985. Acreditou no futuro promissor da região. Foi quando decidiu instalar a primeira empresa no ramo de madeireira. Participou ativamente do processo de emancipação política de Machadinho e vivenciou as dificuldades enfrentadas no início do surgimento do município.

“Pelo trabalho desenvolvido na região, em 1996, foi eleito prefeito de Machadinho com o maior número de votos válidos. Ficou conhecido como o prefeito das estradas. Em 12 de fevereiro de 2003, assumiu a vaga de deputado estadual pelo PSDC e foi até o terceiro mandato. Porém, antes de ser deputado estadual, Neodi foi prefeito de Machadinho do Oeste em duas oportunidades, de 1997 até 2002”, destacou Luizinho Goebel.

Na justificativa para a concessão da homenagem de cidadão do Estado de Rondônia, Luizinho enfatizou que, em sua legislatura como deputado estadual, Neodi Carlos foi eleito presidente da Assembleia Legislativa por dois períodos. Presidiu a Comissão de Finanças, Economia, Tributação e Orçamento e fez um grande trabalho, dentre os quais a moralização e economia, fazendo um ato nobre, tendo repassados recursos do Poder Legislativo para o Poder Executivo, além da aquisição do terreno e o início das obras da nova sede da Assembleia Legislativa de Rondônia.