Assembleia Legislativa aprova novo código de organização judiciária

Também foi alterada a forma de concessão de Medalha do Mérito Legislativo.

Publicada em 25 de August de 2016 às 13:38:00

Na última terça-feira (23), durante sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa, foi aprovado Projeto de Lei Complementar (PLC) 112/16, de autoria do Poder Judiciário, que altera o Código de Organização Judiciária do Estado. 

A mensagem, enviada pelo desembargador Sansão Saldanha, busca ajustar dispositivo específico do Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Rondônia (Coje), no tocante à prestação jurisdicional na seção judiciária de Guajará-Mirim, que prevê alteração da Primeira Seção Judiciária, que passará a contar com as Comarcas de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

A mudança consiste em alterar o Coje, com a extinção da 6ª Seção Judiciária, que seria agrupada à primeira, transportando-se os cargos de juízes substitutos.

Mérito Legislativo

Também foi aprovado projeto do deputado Hermínio Coelho (PDL 067/16), que altera dispositivo do Decreto Legislativo nº 591, de 20/05/2015, que cria a Medalha do Mérito Legislativo.

Pela nova redação do artigo 5°, a concessão da honraria será limitada ao número de 10 medalhas por deputado, por ano de mandato. Mas caso o parlamentar não conceda nenhuma medalha naquele ano, poderá acumular para o ano seguinte.

Hermínio justificou que apresentou a proposta aumentando o número de medalhas, pois considerava “inconcebível conceder apenas uma Medalha do Mérito Legislativo por ano”.