Assembleia Legislativa de Rondônia discute cobrança de taxa por bolsa de sangue

Fhemeron passou a cobrar pelos insumos, mas procedimento está sendo mal visto em Rondônia.

Publicada em 30 de June de 2015 às 08:10:00

Juliana Martins

Porto Velho, Rondônia - Proposta pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, a audiência pública que foi realizada nesta segunda-feira (29), na Assembleia Legislativa de Rondônia , discutiu  a cobrança de uma taxa de
mais de R$ 400 para o fornecimento de hemocomponentes e hemoderivados a clínicas e hospitais particulares de Rondônia.

O debate foi proposto pelo presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Neidson (PTdoB), e pelos membros, deputados Só Na Bença (PMDB) e Alex Redano (SD), após recebimento de denúncias de suposta comercialização de bolsas de sangue por parte da Fundação de Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron).

Os parlamentaram objetivaram o esclarecimento à população sobre o que de fato acontece nos bancos de sangue, ou seja, a cobrança dos insumos gerados na preparação do sangue doado e não a comercialização.

Para a composição da mesa, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Neidson, convidou o presidente da Fhemeron, Orlando José Ramires; o representante do Sindicato dos Hospitais, Viriato Moura; o representante do Conselho Federal de Medicina (CFM), Hiran Gallo; a representante do Ministério Público (MP), Fabiana Cristóvão; o presidente da Câmara de Vereadores de Ariquemes, vereador Amalec da Costa (PSC), e a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Evany Gabriela.