Assembleia rejeita veto ao projeto sobre dia de Memória às Vítimas do Massacre de Corumbiara

O veto teve parecer em plenário do deputado Adelino Follador (DEM).

Publicada em 20 de August de 2014 às 17:33:00

O veto do Poder Executivo ao projeto de lei no 1058/14, de autoria do deputado Cláudio Carvalho (PT), que institui o dia 9 de agosto como dia em “Memória às Vítimas do Massacre de Corumbiara”, no âmbito do Estado de Rondônia foi rejeitado pelos deputados estaduais em votação única na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (20). O veto teve parecer em plenário do deputado Adelino Follador (DEM).

De acordo com o projeto, neste dia deverão ser desenvolvidos eventos com propaganda em rádio, TV e distribuição de folhetos informativos, congressos, debates e palestras de esclarecimento e conscientização à população e na rede de ensino estadual acerca do Massacre de Corumbiara e conflitos agrários.

Cláudio Carvalho lembrou que o "Massacre de Corumbiara" foi o resultado de um conflito violento ocorrido em 9 de agosto de 1995 no município de Corumbiara. O conflito começou quando policiais entraram em confronto com camponeses sem-terra que estavam ocupando uma área, resultando na morte de 10 pessoas, entre elas uma criança de nove anos e dois policiais.

“Cerca de 600 camponeses haviam se mobilizado para tomar a Fazenda Santa Elina, tendo construído um acampamento no latifúndio. Na madrugada do dia 9, por volta das três horas, pistoleiros armados, recrutados nas fazendas da região, além de soldados da Polícia Militar, iniciaram os ataques ao acampamento. O número oficial de mortos no massacre é de 16 pessoas e há sete desaparecidos”, ressaltou.