Autoridades visitam estande do Porto Público na RO Rural Show

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) atribui ao crescimento do agronegócio de Rondônia à inversão da logística de escoamento da produção.

Publicada em 27 de May de 2016 às 10:40:00

Senador Valdir Raup prestigia stand da Soph

Rondônia contempla a integração do transporte multimodal, associando o terrestre e aquaviário através do Porto Público em Porto Velho para escoar produtos provenientes da produção local e dos Estados vizinhos como Mato Grosso e Acre. A Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) apresentou sua infraestrutura durante a 5ª RO Rural Show em Ji-Paraná (RO).

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) atribui ao crescimento do agronegócio de Rondônia à inversão da logística de escoamento da produção. “O Porto Público é um vetor de desenvolvimento do Estado. Exportar a soja, o milho, a madeira, já consagrados da produção local, começa agora com exploração do manganês, calcário e a possibilidade da implantação da fábrica de fertilizantes, permite a otimização do transporte que ao invés de descer até portos situados em São Paulo ou Paraná, podem ser escoados pelo rio Madeira”, declarou o parlamentar.

Juntamente com os investimentos privados que fomentam a economia do Estado, há também a atuação da Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, deputado Maurão de Carvalho (PMDB-RO) acredita que o incentivo da produção rural, principalmente da produção de grãos, é a base para impulsionar o desenvolvimento. “O Porto tem papel fundamental para escoar essa produção.

A ALE elaborou uma emenda de recursos que foram economizados ao longo do ano no valor de R$ 10 milhões para aquisição de mudas de café e ampliação da produção do calcário. Já sensibilizamos o Governo Estadual para incluir mais R$ 20 milhões para a mesma finalidade e doar aos pequenos e médios produtores, aumentando a geração de emprego, renda e ICMS”, afirmou Maurão.

O vice-governador Daniel Pereira destaca a importância do porto para o escoamento da produção no Estado. “Nós não teríamos condições de tratar do principal problema de escoamento da nossa produção, sem a presença do porto de Porto Velho, inclusive eu já vivi o ponta pé inicial dessa questão do porto lá em 1995 e 96 quando o então governador Raupp fez as tratativas iniciais para implantar o porto. Hoje o porto é imprescindível para que a gente possa estabelecer a política para escoar a produção do Estado de Rondônia. A Rondônia Rural Show tem todas as ferramentas para amplificar, melhorar e qualificar a nossa produção, mas produção sem escoamento é produção perdida e o porto é estratégico para isso”, garantiu Pereira.

Maurão de Carvalho, presidente da ALE e Marcos Rogério, deputado federal são recebidos pela diretoria executiva do Porto Público

Corrobora com a mesma ideia das demais autoridades o deputado federal Marcos Rogério (DEM – RO) e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Portos e Hidrovias. “É notória a participação do Porto em feiras dessa magnitude para expor para a comunidade empresarial a existência dessa estrutura e sua grandiosidade. É uma peça fundamental na engrenagem para impulsionar a economia. A visibilidade torna-se extremamente positiva, pois a localização é vantajosa e estratégica”, avalizou Marcos.