Balé Coppélia, neste sábado, no Teatro Palácio das Artes

O espetáculo conta com a participação de 120 bailarinos. A direção é da coreógrafa Rita Nascimento Talita Brasil.

Publicada em 03 de December de 2016 às 09:53:00

O Balé Dom Bosco apresenta neste sábado,03, às 19h30, no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, Coppélia - um dos balés de repertório mais populares do mundo. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. Nos papéis principais estão os bailarinos Joni Falcão, Juliane Clarice Ugalde, Maria Luiza Furtado e Piovania Tiller. O espetáculo conta com a participação de 120 bailarinos. A direção é da coreógrafa Rita Nascimento Talita Brasil.

Coppélia é fundamentado no conto de Ernest Hoffman – Der Sandmann. Esse balé foi coreografado pela primeira vez em 1815, por Arthur Saint- León. Foi também o primeiro ballet deixar um pouco a linha totalmente clássica, incluindo em seu repertório polcas, mazurcas e czardas – todas danças folclóricas. No Brasil foi apresentado pela primeira vez em 1918, no Rio de Janeiro.

 

Coppélia/história

Dividido em três atos, o balé se passa na aldeia da Cracóvia, na Polônia, local onde vive a jovem Swanilda e seu noivo, Franz. Este, no entanto, não consegue disfarçar o interesse por uma misteriosa jovem que avista com frequência no balcão da casa do Dr. Coppélius, velho artesão, misterioso e extravagante.

Enciumada, Swanilda decide ir com suas amigas até a casa do artesão, aproveitando-se de um descuido do pobre homem, que deixa sua chave cair na praça, durante uma festa. Sem saber dos planos de sua noiva, Franz aproveita para ir também à casa do artesão. As moças descobrem que a tal jovem que atraíra Franz não passa de uma boneca mecânica, como os muitos brinquedos feitos pelo Dr. Coppélius.

Ao ouvirem passos, todas conseguem fugir menos Swanilda, que para se safar, veste as roupas da boneca e assume seu lugar. Franz a vê e a corteja. Quando vê a cena, Coppélius resolve aproveitar a ocasião para usar seus conhecimentos de magia para transferir a alma de Franz para a boneca, por meio de uma forte poção que oferece ao rapaz.

Swanilda entra na brincadeira e começa a se mexer, como se as intenções do velho tivessem dado certo. Senil, ele acredita ter dado vida à boneca. Preocupada com o estado de Franz, a moça resolve levá-lo dali, revelando sua identidade ao artesão e derrubando todos os brinquedos.

Recuperado da embriaguez causada pela poção, Franz percebe como foi tolo e pede perdão à Swanilda. Na festa de casamento dos dois, surge o Dr. Coppélius, arrasado pelo prejuízo dos brinquedos quebrados. Com pena do solitário homem, o casal lhe dá o dote de casamento como indenização e todos na aldeia festejam.

Fonte: http://www.midiorama.com.br/works/news/13423/theatro-municipal-do-rio-de-janeiro-apresenta-ballet-coppelia/