12/06/2012 - 17h30min - Atualizado em 12/06/2012 - 17h30min
Belchior definiu com sua assessoria técnica que a Transposição começará com os servidores da ativa e, se o parecer da AGU contemplar os aposentados, estes entrarão em uma segunda fase.
Com a presença de todos os senadores e deputados da bancada federal, além de 31 líderes sindicais durante reunião nesta terça-feira, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, deixou claro que o parecer da Advocacia Geral da União (AGU) sobre a Transposição será seguido à risca, qualquer que seja a definição, beneficiando ou não os servidores contratados até 1.991. Com a decisão, a ministra afastou qualquer interferência política sobre o parecer técnico. Ela disse ainda que sempre defendeu que a Transposição já tivesse sido iniciada com aqueles que têm o direito inquestionável, os contratados até 1987, para depois avançar com os demais.
Miriam Belchior definiu com sua assessoria técnica que a Transposição começará com os servidores da ativa e, se o parecer da AGU contemplar os aposentados, estes entrarão em uma segunda fase. “Eu até sugeri que fizesse a transposição inicialmente dos servidores admitidos até 1987 e depois veríamos os até 1991, mas preferiram que fossem todos de uma vez, inclusive os aposentados, então dependemos do parecer jurídico favorável da Advocacia Geral para emitirmos o parecer e efetivamente iniciar o processo”, disse ela.
A ministra confirmou que a AGU garantiu que irá emitir o parecer final sobre a Transposição até o próximo dia 30, sendo que sua equipe está preparada para até fazer antes deste prazo. Uma nota conjunta dos ministérios do Planejamento e Fazenda deve ser emitida até esta amanhã ou quinta-feira com as respostas aos últimos questionamentos da AGU. Ainda segundo a ministra, assim que o parecer chegar à sua pasta, em dois dias a normativa estará publicada no Diário Oficial.
Pressionada pelas lideranças e parlamentares, especialmente pelos senadores Ivo Cassol e Valdir Raupp, a ministra disse que também torce por um desfecho rápido do caso e pediu para que os servidores não fechem a entrada das usinas, como prometem os representantes sindicais, caso a Instrução Normativa não seja publicada até o próximo dia 30.
Secretário Geral da Presidência da República recebe ofício pedindo “Transposição Já” para a presidente Dilma Roussef Após a reunião com a ministra do Planejamento, os senadores, deputados e presidentes dos sindicatos se reuniram com o secretário geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, no Palácio do Planalto.
O ministro ouviu atentamente a explanação dos membros da bancada e recebeu das mãos do presidente do SINTERO, Manoel Rodrigues, ofício endereçado à presidente Dilma Roussef, solicitando o cumprimento do Decreto por ela assinado em Porto Velho em julho do ano passado e que, até agora, não teve qualquer efeito prático, uma vez que nenhum servidor foi transposto. Os parlamentares também solicitaram ao ministro que relate à presidente a real situação do processo, reiterando que é grande a preocupação dos servidores para que haja um desfecho rápido para que a transposição efetivamente ocorra e os servidores possam ser beneficiados.
O ministro, que recebeu a comitiva quando estava de saída para uma viagem justamente com a presidente Dilma para Belo Horizonte, e garantiu que relataria a situação à chefe do Executivo e demonstrou total apoio aos servidores de Rondônia, que durante a manhã estenderam várias faixas na frente do Palácio enquanto aguardavam o desfecho da reunião, preocupando, inclusive, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, responsável pela segurança presidencial, mas nenhum incidente foi registrado, uma vez que o movimento era pacífico e os manifestantes cantavam o hino de Rondônia. “Os servidores e a população de Rondônia podem ter certeza que tem todo nosso apoio para que a transposição aconteça”, declarou Carvalho.
Ministro chefe da AGU diz que parecer pode sair até o final de semana, Raupp acredita, Cassol duvida
Às 15:00 horas desta terça-feira ocorreu a última reunião agendada do dia, na Advocacia Geral da União, entre os parlamentares, diretores dos Sindicatos e o ministro chefe da AGU, Luís Inácio Adams. O ministro disse que há grandes possibilidades de apresentar o parecer final sobre quem será contemplado com a Transposição até a próxima sexta-feira. Segundo ele ainda faltam documentos a serem encaminhados pelos Ministérios da Fazenda e Planejamento – a ministra Miriam Belchior garante que envia esses dados até amanhã, por isso, o novo prazo.
O senador Ivo Cassol afirmou que não acredita no parecer para esta semana, uma vez que a burocracia de Brasília vai complicar um pouco o envio dos documentos e parecer final por parte da AGU, e uma análise criteriosa como essa não é feita em um dia. Luis Inácio Adams garantiu que não há dúvidas sobre a efetivação da Transposição até o ano de 1.987 para servidores civis, e até 1.991 para os militares. Os senadores Raupp e Cassol concordaram que muitas dúvidas foram tiradas após o envio de documentação do Estado comprovando que a União bancava os servidores até o ano de 1.992. Além desses dados, um parecer de um ex-ministro do STJ também foi anexado ao processo na AGU, favorecendo os servidores no processo.
A dúvida ainda persiste quanto aos aposentados, uma vez que não há garantia de que a União irá bancar a diferença do que deixou de ser recolhido para o IPERON em governos passados. “Tanto a ministra do Planejamento quanto o ministro da AGU não confirmaram que os aposentados serão beneficiados, eu já alertei sobre isso no passado e não acreditaram, até me criticaram por isso, mas até agora ninguém garantiu a transposição para eles”, disse Cassol.
Ao final da reunião os parlamentares e líderes sindicais que deixavam o prédio foram surpreendidos por um grande protesto na entrada da AGU com a presença de centenas de servidores que cantavam o hino de Rondônia. Portando faixas e cartazes os servidores bloquearam o acesso ao prédio e gritavam palavras de ordem pedindo a transposição. Mesmo o movimento sendo pacífico, seguranças impediram a entrada dos servidores e policiais militares precisaram coordenar o trânsito na região, que ficou ainda mais complicado devido aos 21 ônibus estacionados na avenida em frente à AGU.
COMENTÁRIOS
Postado por LEIA em 13/06/12 às 20:06
Eu acho q isso nao vai dar em nada,nao tenho mas esperança.Isso e so p encher linguiça td mundo sabe disso,a resposta td munda sabe onde est,nas urnas,boa soter.
187.6.94.32Postado por MARCIA em 13/06/12 às 17:06
olha só o que diz a ministra o que eu sempre disse que esses sindicaslistas estão atrapalhando o pessoal até 87 olha so o que ela diz a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, deixou claro que o parecer da Advocacia Geral da União (AGU) sobre a Transposição será seguido à risca, qualquer que seja a definição, beneficiando ou não os servidores contratados até 1.991. Com a decisão, a ministra afastou qualquer interferência política sobre o parecer técnico. Ela disse ainda que sempre defendeu que a Transposição já tivesse sido iniciada com aqueles que têm o direito inquestionável, os contratados até 1987, para depois avançar com os demais
201.88.39.229Postado por MARCIA em 13/06/12 às 17:06
olha só o que diz a ministra o que eu sempre disse que esses sindicaslistas estão atrapalhando o pessoal até 87 olha so o que ela diz a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, deixou claro que o parecer da Advocacia Geral da União (AGU) sobre a Transposição será seguido à risca, qualquer que seja a definição, beneficiando ou não os servidores contratados até 1.991. Com a decisão, a ministra afastou qualquer interferência política sobre o parecer técnico. Ela disse ainda que sempre defendeu que a Transposição já tivesse sido iniciada com aqueles que têm o direito inquestionável, os contratados até 1987, para depois avançar com os demais
201.88.39.229Postado por ALEXANDRE em 13/06/2012 às 12:22
Que DEUS abençoe este povo que detem o poder politico em suas mãos, para fazer o que é correto
187.53.187.130Postado por ZE ROELA em 13/06/2012 às 11:21
verba de representaçao, diarias, hotel 5 estrelas, happy hour em brasilia, passeios, restaurantes, viagem, tudo pago pelo cofre do governo, e tem mais, sem descontar os dias parados pra ficar nesse turismo...só funcionario publico mesmo.....um milhao só do governo do estado, veja se pode um negócio desses, e quem paga a conta? eu, tu, ele, nós, vós, menos eles.....gente, vai por conta própria, náo é pra defender eles? se todo mundo que reivindica algo em brasilia, for por nossa conta, onde vai parar? será que o MP avalisou isso? tem que parar com esse mordomia.....isso é um absurdo.
189.31.42.167Postado por LAURO em 13/06/12 às 10:06
Pois é para a senhora ministra vê os inativos e aposentados como (lixo),ou seja descarte.
177.129.88.14Postado por APARECIDA MAURO em 13/06/2012 às 10:06
Pobres dos aposentados parece que nunca fizeram nada pelo país, tenho orgulho que das minhas aulas tem resultado doutores em medicina em advocacia, odontologia,vários engenheiros e outros profissionais que com certeza competente como sempre fui, porém os políticos conseguem ganhar salários altíssimos até na hora da morte e nós não temos nem o suficiente para ter uma velhice confortável pois nos são negados estes direitos.
201.2.26.4Postado por MANOEL DOUGLAS LLOBO DE ARAUJO em 13/06/12 às 09:06
em meus comentários, sempre digo, a união da bancada se resolve. RONDONIA merece respeito. O NOSSO ESTADO É FORTe. CONSEGUIREMOS, ACREDITEM NA PEC.
177.98.186.239Postado por ROBERTO DO LAGOINHA em 12/06/2012 às 21:54
"...e até 1991 para os militares..." ASSINA: o Ministro Chefe da AGU? Ô glória.
200.103.54.77Postado por WANDERLEY - ALTO ALEGRE em 12/06/12 às 20:06
RADICALIZAR - É ESSA A PLAVRA DE ÓRDEM , O GOVERNO FEDERAL DO PT ( " QUE SE DIZ DOS TRABALHADORES"),ESTÁ À VÁRIOS ANOS SÓ NA BASE DO " ENROLEICHON", DONA MÍRIAM BELCHIOR ESSA É "PHD" EM EMPURRAR COM A BARRIGA. AGORA TALVEZ COM MEDO DA REPERCUSSÃO NA GRANDE MÍDIA DO FECHAMENTO DO ACEESSO DAS USINAS RESOLVEU AGIR. MAS, ALERTO A MULHER NÃO É DE CONFIANÇA: NÃO CUMPRE PRAZOS,O TEMPO JÁ MOSTROU ISSSO,ENTÃO FAZER OQUÊ? RADICALIZAR, O TEMPO DE FLORES É COISA DO PASSADO. QUANDOO CAMPO DIPLOMÁTICO NÃO RESOLVE, APELA-SE PARA OS RECURSOS FÍSICO. FUI DONA MÍRIAM!!!!!
177.2.113.103Postado por JURANDIR ARREPENDIDO em 12/06/12 às 20:06
Esse seu creiso, está torcendo para que essa transputaria não saia do papel, para que, o atual barbeiro do barco que esta a deriva não abocanhe esses recurso que poderão sobrar para limpar ainda mais a viuva.
201.40.33.101Postado por LEITORA em 12/06/2012 às 19:21
Vamos acreditar nessa força as coisas só funcionam com pressão e quando há interesse politicos melhor ,quem sabe essa gente toda que está aí á frente dessa questão consiga por fim nessa novela chamada" Transposição"Vamos torcer!!!!!
187.55.134.97Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook
publicidade
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:20:00Será realizado no próximo dia 28, no parque de exposições de Pimenta Bueno, uma Audiência Pública que vai debater a sanidade animal de Rondônia.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:12:00Evento debaterá aspectos jurídicos da relação médico-paciente.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:12:00Os dez mil servidores demitidos no ano 2000 pela administração do então governador José Bianco também têm direito a ser enquadrados pela transposição para os quadros do Governo Federal.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:07:00A campanha de doação que iniciou na OAB/RO na última terça-feira (14), encerra neste sábado (18) com uma grande mobilização no Espaço Alternativo, a partir das 16h.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:08:00Para ele, há claramente um viés ideológico nessa iniciativa, já que essa oportunidade de vir trabalhar no Brasil poderia ser estendida aos médicos de outros países.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:53:00Os técnicos da Agência participam com frequência para informar os produtores rurais e fortalecer a vigilância passiva na região, divulgando sobre os programas sanitários desenvolvidos pela Idaron nas áreas animal e vegetal.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:49:00Desde a última segunda-feira (13), diversas atividades culturais estão acontecendo na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, face a semana nacional organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:35:00Frigoríficos receberam esclarecimentos sobre o acordo.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:35:00A partir de segunda-feira, 20, a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) passa a ter responsabilidade direta sobre a administração dos parques e praças da cidade
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:35:00A falta de tempo e de imaginação são duas das grandes culpadas pela monotonia nas cozinhas.
RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:58:00Ela foi presa em maio de 2011 em Sete Lagoas com cerca de dois quilos da droga.
POLÍTICA | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:47:00De vereador a senador. Participe. Em breve as fotos estarão no site para votação.
POLÍTICA | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:34:00Hoje a 425 está intrafegável em alguns trechos, impossibilitando o escoamento da produção.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:29:00Defensores públicos participam de homenagem à Defensoria Pública na Assembleia Legislativa.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:26:00Para o Ministério Público, a Lei Complementar nº 464/2013 ofende os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, além de afrontar o melhor interesse público.