Batista deixa a prisão após novas informações à PF

A prisão de Batista foi revogada após parecer favorável do Ministério Público de Rondônia.

Publicada em 13/02/2012 às 10:06:00

Da reportagem do Tudorondonia


O ex-secretário-adjunto de Saúde, José Batista da Silva, foi posto em liberdade neste fim de semana, após quase 75 dias de prisão. Batista foi preso em 18 de novembro  de 2011 pela Polícia Federal, durante a Operação Termópilas. Ele é acusado de participar de uma quadrilha que teria desviado R$ 12 milhões dos cofres públicos.

A quadrilha, segundo o Ministério Público Estadual e a Polícia Federal, seria chefiada pelo ex-deputado estadual Valter Araújo (PTB), que continua foragido.

José Batista, após prestar novo depoimento na PF, foi libertado, mas não obteve o benefício da delação premiada, o que lhe possibilitaria a redução de pena em caso de condenação criminal.

O ex-secretário-adjunto da Saúde  prestou, pela segunda vez, esclarecimento na última sexta-feira (10) na sede da Polícia Federal em Rondônia sobre o esquema de desvio de recursos na Sejus, Sesau e Detran. A informação foi confirmada pela Superintendência da Polícia Federal.

No sábado, ele foi ouvido por Procuradores e promotores de Justiça e após esclarecimentos foi solto.  O ex-secretário deixou o presídio Urso Panda no sábado.

De acordo com a Superintendência da PF, Batista foi prestar esclarecimento, contanto todos os detalhes, sobre o material apreendido pela PF durante a operação.

As informações prestadas por Batista ajudaram a PF e tirar dúvidas sobre escutas ambientais e gravações entre parlamentares, empresários e pessoas ligadas ao Governo.