13/02/2012 - 10h06min - Atualizado em 13/02/2012 - 10h06min
A prisão de Batista foi revogada após parecer favorável do Ministério Público de Rondônia.
Da reportagem do Tudorondonia
O ex-secretário-adjunto de Saúde, José Batista da Silva, foi posto em liberdade neste fim de semana, após quase 75 dias de prisão. Batista foi preso em 18 de novembro de 2011 pela Polícia Federal, durante a Operação Termópilas. Ele é acusado de participar de uma quadrilha que teria desviado R$ 12 milhões dos cofres públicos.
A quadrilha, segundo o Ministério Público Estadual e a Polícia Federal, seria chefiada pelo ex-deputado estadual Valter Araújo (PTB), que continua foragido.
José Batista, após prestar novo depoimento na PF, foi libertado, mas não obteve o benefício da delação premiada, o que lhe possibilitaria a redução de pena em caso de condenação criminal.
O ex-secretário-adjunto da Saúde prestou, pela segunda vez, esclarecimento na última sexta-feira (10) na sede da Polícia Federal em Rondônia sobre o esquema de desvio de recursos na Sejus, Sesau e Detran. A informação foi confirmada pela Superintendência da Polícia Federal.
No sábado, ele foi ouvido por Procuradores e promotores de Justiça e após esclarecimentos foi solto. O ex-secretário deixou o presídio Urso Panda no sábado.
De acordo com a Superintendência da PF, Batista foi prestar esclarecimento, contanto todos os detalhes, sobre o material apreendido pela PF durante a operação.
As informações prestadas por Batista ajudaram a PF e tirar dúvidas sobre escutas ambientais e gravações entre parlamentares, empresários e pessoas ligadas ao Governo.
COMENTÁRIOS
Postado por MARCIO SANTOS em 14/02/12 às 20:02
COMO SE DIZ A ANA MARIA BRAGA! HUMMMMMMMMMM! HUMMMMMMMM! HUMMMMMMMMM.. QUE CHEIRINHO DE PIZZA . ALGUÉM VAI QUERER UM PEDAÇO AE ? É PQ ESSA OPERAÇÃO TERMÓPILAS ESTA CHEIRANDO A PIZZA . E PELO JEITO NÃO VAI HAVER CONDENAÇÃO E MUITO MENOS CASAÇÃO DOS MANDATOS . O QUE VAI HAVER E MUITO KETCHUP, MAIONESE E MOSTARDA ISSO SIM .. E AGENTE VAI FICAR DE NARIZ DE PALHAÇO.
189.53.73.130Postado por PAULO POMPEL em 14/02/12 às 18:02
Batista X-9 vc mexeu no vespeiro só gente da alta, envolvidos c/mesmo comungo e finalidade falir quebra o estado se dar bem.Agora se cuida,pque quem fala de mais amanhece c/ boca cheio de formiga,não é pque comeu doce antes de dormir.
177.0.44.1Postado por DONE em 14/02/12 às 16:02
Obrigado por postar meus comentários, estou desapontado com o tudorondonia. tchau!!!
187.6.14.171Postado por FELIPE em 14/02/12 às 14:02
Alguém sabe quando Batista assume a secretaria de sáude? Agora como Secretario é claro! Ta mais preparado
189.74.29.3Postado por MARIA APARECIDA em 14/02/12 às 08:02
FALA SE MUITO NO CARRASCO DOS DEMITIDOS MAS POUCO SE FALA NAQUELE QUE NOS DEU DIGNIDADE DE VOLTARMOS A TRABALHAR DE NOVO QUERO DEIXAR AQUI MEUS AGRADECIMENTO AO SENADOR CASSOL POR NA EPOCA NAO TER FEITO COM O OUTRO GOV QUE RECORER E EMPURAVA COM A BARRIGA OBRIGADO CASSOL
201.67.88.129Postado por IRMÃO JOSÉ em 13/02/12 às 21:02
DOZE MILHÕES desviados dos cofres publicos,enquanto isso na semana passada o Hospital CEMETRON ficou sem energia eletrica por mais de DOZE HORAS.Tem um gerador la que nao presta pra nada, mais quem se importa com isso. Tem algum bacana internado lá? Claro que não! Então ta tudo bem.Cuidem pra que esta noticia não seja muito divulgada, pois o Chefão pode ficar chateado.
200.163.52.229Postado por CILENE MARIA M.DUTRA em 13/02/12 às 20:02
É difícil ficar calada! A justiça sabe e que fez e suas consequências. Mas, o certo é que, quando confrontamos os fatos dessas últimas décadas, vimos um cenário de DECLÍNIO MORAL, e até sabemos que culminará em pizza!!! Contudo, só há um jeito capaz de mudar o quadro de decadência humana em Rondônia: o povo NÃO votar em Fichas-Sujas, e/ou exigir explicações de tudo. A única percepção desses governantes é sua loucura em desviar recurso público. Eles adoram grana$$$! Estão ricos da noite para o dia, forjam projetos sociais, ambientais etc, enquanto o povo, a floresta... perecem. Isso é CRIME! Um verdadeiro golpe contra a população. Estamos envergonhados como brasileiros ao ver estampadas nos jornais inúmeras mortes vinculadas a essa roubalheira. Alguém falou outro dia: “com o tempo, as autoridades cínicas, mercenárias, demagógicas e corruptas formarão seu público próprio, que os ama e tão vil como eles mesmos”. Esse é o retrato de nosso estado. Que pena, meu Deus!
186.218.116.213Postado por JURANDIR ARREPENDIDO em 13/02/12 às 19:02
o batista foi solto administrar os recursos do BNDES, ja que esta tudo em casa mesmo, ninguem vai preso mesmo e que diga o tal de carlao de oliveira, por acaso ele ficou pelo almenos um dia preso. ladroes de uma figa um dia a sentença divina esta nos cornes de vcs.
201.11.189.58Postado por SILVIO em 13/02/12 às 19:02
segurou o pum sozinho, quem estava com ele evadui-se, sera que o lucro disto compensou ( dinheiro das fraudes), agora e tentar escoder provas e atrapalhar o trabalho da policia, objetivado se safar, de mais coisas ocultas ai, eu creio que ainda tem muita coisa pra aparecer, enquAnto comia bandeco seus comparsas comiam caviar pago pelo cidadão furtado inconcientemente neste estado, espero que não fique so nisto o fio do novelo foi puchado, parabens a policia federal pelo trabalho e ternho covicção que o povo de rondonia espera uma faxina completa, ainda ta parcial, falta o chefão na cadeia VALTER ARAUJO,E OUTROS CORELIGIONARIOS.
187.54.67.242Postado por SILVIO em 13/02/12 às 19:02
segurou o pum sozinho, quem estava com ele evadui-se, sera que o lucro disto compensou ( dinheiro das fraudes), agora e tentar escoder provas e atrapalhar o trabalho da policia, objetivado se safar, de mais coisas ocultas ai, eu creio que ainda tem muita coisa pra aparecer, enquAnto comia bandeco seus comparsas comiam caviar pago pelo cidadão furtado inconcientemente neste estado, espero que não fique so nisto o fio do novelo foi puchado, parabens a policia federal pelo trabalho e ternho covicção que o povo de rondonia espera uma faxina completa, ainda ta parcial, falta o chefão na cadeia VALTER ARAUJO,E OUTROS CORELIGIONARIOS.
187.54.67.242Postado por PEDRO em 13/02/12 às 18:02
Esse camarada é forte mesmo. Sera que diante de tantas provas legais e de tantas pessoas ligadas ao governador fazendo e usando a maquina publica em beneficio proprio o MP e a PF nao vai pedir intervenção federal em rondonia. Não podemos ficar inerte frente a tanta rouballheira. Em noticia anteriormente postada neste site tem ate uma gravação de policial miliitar grampeando e informando ao chefe maior de um estado um esquema de roubo dos cofres. Nada foi feito. Nenhuma exoneração foi feita. Por favor PF e MP cumpram o seu papel e sejam dignos de vestir essa camisa. Honrem-nos com suas decisoes e punições doa a quem doer. Obg tudo rondonia por ser imparcial.
201.24.20.224Postado por ALDO VIEIRA em 13/02/12 às 18:02
Comenta-se nos bastidores que o Batista ia entregar todo mundo, vários esquemas do governo,cunhado do governador, Bocão, etc.. mas aí um advogado emissário lhe deu um recado do governo lhe dissuadindo da idéia, em troca de futuras garantias, principalmente o patrocínio de sua causa nos tribunais de Brasília. Fontes fidedignas disseram que uma alta figura da segurança pública do governo e do MP lhe disseram: "se você não tem provas concretas não adianta entregar ninguém, pois não vai servir como delação premiada". Ora, o homem não precisa ter provas concretas, gravações, etc.. bastaria entregar os caras, que a PF e o MP poderiam buscar as provas através de uma investigação. Ocorre que há "forças ocultas" querendo blindar o governador e alguns asseclas.
201.11.159.5Postado por EMERSON SOUZA em 13/02/12 às 16:02
"SEJUS" OLHA POR ONDE ANDA E QUEM É AGORA A EX-SECRETÁRIA!! 2 DOE N° 1913 Porto Velho, 08.02.2012 O GOVERNADOR DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 65, inciso V, da Constituição Estadual, R E S O L V E: Considerar a viagem dos servidores abaixo relacionados, lotados na Secretaria de Estado da Justiça, à cidade de Colorado Springs/EUA, no período de 14 a 20 de janeiro de 2012, para conhecimento do sistema de classificação de apenados daquela cidade, com ônus para a Embaixada Americana - MIRIAN SPREÁFICO, Assessora Especial, - ELSON APARECIDO GOMES DA ROCHA, Gerente Geral do Sistema Penitenciário, - RODOLFO TEIXEIRA FERNANDES, Assessor Técnico, - ORLENE CARVALHO DE FREITAS, Diretora da Escola de Estudos e Pesquisas, - CARLOS RENATO ROMANO LOPES, Gerente Regional do Sistema Penitenciário, - ELIAS REZENDE DE OLIVEIRA, Diretor Geral da Casa de Detenção de Jaru. Palácio do Governo do Estado de Rondônia, em 23 de janeiro de 2012, 124º da República. CONFÚCIO AIRES MOURA Governador
189.74.39.5Postado por MARCUS VINICIUS DANIN em 13/02/12 às 15:02
Coitadinho dele soltaram o carrasco dos servidores público para brincar o carnaval em casa com sua linda familia. Paú neste carniça.
187.69.47.194Postado por JOSHUA SOARES em 13/02/12 às 14:02
EU DUVIDO, MAIS DUVIDO MESMO, SE FOSSE UM LADRÃOZINHO DE OVOS IRIA MOFAR NO CASÃO...
200.252.185.141Postado por DONE em 13/02/12 às 14:02
Entra governo, sai governo e esse Batista ta ai usurpando o estado, é um verdadeiro câncer do estado de Rondônia
200.219.115.172Postado por MICHELE ARMENIO em 13/02/12 às 13:02
Não sou advogada mas prece-me que primeiro: de 18 de novembro até 12 de fevereiro são mais de 80 dias e não 75 dias, segundo me disseram parece que a prisão preventiva tem prazo de 81 dias. Algum advogado esclareça pois acho que ele saiu pelo prazo e não pelos esclarecimentos.
177.63.0.121Postado por PAULO XISTO em 13/02/12 às 13:02
Não duvido da possibilidade do Batista voltar a chefiar a saúde.
187.54.33.112Postado por TRINDADE CRUZ em 13/02/12 às 13:02
Batista! Agora: pernas para que te quero. Bay, bay Brasil.
201.3.48.245Postado por JUSTIÇA PARA TODOS em 13/02/12 às 13:02
E as escutas feitas pelo chefe da casa militar? A PF e o MP não irão levar adiante ou este governo esta blindado? É como diz o Bóris, "isto é uma vergonha".
200.178.158.82Postado por SARGENTO PAULO LIMA CABRAL em 13/02/12 às 12:02
É ASSIM MESMO SÓ QUEM VAI PRA CADEIA NESTA BRASIL É LADRÃO DE GALINHA , VAI BATISTA ROUBA MAIS , VOCE É O CARA , ÊTA BRASIL!!!
187.53.61.105Postado por GILSON SOARES em 13/02/12 às 12:02
A matéria está equivocada quanto a data da prisão. Não foi em 18 de janeiro de 2011, senão já seria a mais de um ano e não 75 dias. O correto é 18/11/2011.
200.140.113.42Postado por LÚCIA B.C. SOARES em 13/02/12 às 11:02
Atenção Senhores editores. A data de prisão do Senhor Batista está errada . Ele foi preso em novembro de 2011 e não janeiro.
201.2.31.99Postado por RODRIGO em 13/02/12 às 11:02
SE FOSSE UM LADRÃO DE GALINHAS CONTINUARIA PRESO, MAS COMO TEM GRANA (QUE NÃO É DELE, ESTÁ SOLTO) BRASIL BRASIL BRASIL!
200.163.109.145Postado por RODRIGO em 13/02/12 às 11:02
SE FOSSE UM LADRÃO DE GALINHAS CONTINUARIA PRESO, MAS COMO TEM GRANA (QUE NÃO É DELE, ESTÁ SOLTO) BRASIL BRASIL BRASIL!
200.163.109.145Postado por VALÉRIA DE ANDRADE em 13/02/12 às 11:02
O QUE ESSE COVARDE VEZ COM OS SERVIDORES PÚBLICOS INCLUSIVE EU; TINHA QUE FICAR PELO MENOS 10 ANOS NA CADEIA... OLHO NELE SE NÃO VAI FAZER IGUAL O IRMÃO VALTER...VAI FUGIR PRO CANADÁ.
200.96.190.9Postado por ZE ROELA em 13/02/12 às 11:02
eita batistáo tava com saudade de tu macho......rapaiz cheguei pensar que tu ia passar o carnaval no xilindró, ve se pode, mas a justiça sabe o que tá fazendo, passa la na sede do bloco do urso panda e cia. pra pegar seu abadá...tá reservado, se o valter nao aparecer a gente vai sortear pros pastores demitidos....esse ano o bloco tá de peso, vamo pra ganhar macho....tu vai na linha de frente abrindo o desfile com o fernandinho beira mar, que trouxe uma coregografia nova do morro do rio de janeiro e o elias maluco vem na segunda fila puxando a batera....esse ano o bloco vai ser puro sangue, a bandidada é daqui de rondonia mesmo, já tem uma moçada formada por aqui mesmo, entáo só os dois que sáo convidado de honra.....tu já é de porto velho, vai para ji paraná, volta, e vai e volta, falando nisso, tu volta prá ji paraná na prefeitura? com essa engenharia que tu tem, seu passe vai ser disputado a tapa.....se beber nao dirija hem? nao tem jeito BATISTA pra prefeito....
177.18.140.75Postado por ESNAR PEIXOTO em 13/02/12 às 11:02
Caro amigo editor, a data esta errada, nao foi em janeiro de 2011 que o sujeito foi preso! Quem dera se tudo isso tivesse sido descoberto há mais tempo, teriam evitado "parte" da sangria dos cofres públicos!
189.74.38.115Postado por WILLIAN em 13/02/12 às 11:02
Agora a justiça deve proteger o "seu" Batista para que ele não se transforme de arquivo-vivo para arquivo-morto. Pois ele ainda tem muita coisa para contar.
177.100.23.120Postado por SANDRA MARIA em 13/02/12 às 10:02
Vamos ver se agora a VERDADE vai aparecer, agora os mais poderosos nao teráo como se esconder sobre escândalos, apenas para encobrir os seus próprios interesses, se e pra denunciar então que TODOS paguem , que as mascaras caiam e a Verdade seja mostrada.
200.96.219.220Postado por SEDENTO DE JUSTIÇA em 13/02/12 às 10:02
ESSE CIDADÃO DEIXOU TEMPORARIAMENTE A PRISÃO, JÁ QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO AGIU CONFORME DETERMINA A LEI, E NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO É O QUE PREVALECE. MAS PELO QUE FOSTES ACUSADO, COM CERTEZA VOLTARÁS EM BREVE PARA O LUGAR DE ONDE NÃO DEVIAS TER SAÍDO. TENS CONTAS A PRESTAR COM A JUSTIÇA DOS HOMENS, E SE " TIVESSE SENTIMENTO " VVERIAS ETERNAS CRISES,PELA TAMNHA INJUSTÇA FEITA A MAIS DE 10.000 SERVIDORES. TE DESEJAMOS UM BREVE RETORNO AO CÁRCERE!!!!
200.96.190.186Postado por GILMAR S. FERREIRA em 13/02/12 às 10:02
OLHA A DATA DA PRISÃO FOI EM NOVEMBRO DE 2011,E NÃO EM JANEIRO DE 2011,COMO ESTA ESCRITO NA MATÉRIA,POR FAVOR REDATOR,MAIS ATENÇÃO
201.34.60.7Postado por CARLOS SÁ BARRETO em 13/02/12 às 10:02
È mais um que vai fugir e dar trabalho e gastos para PF tentar encontrar.
189.28.128.241Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook
publicidade
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:20:00Será realizado no próximo dia 28, no parque de exposições de Pimenta Bueno, uma Audiência Pública que vai debater a sanidade animal de Rondônia.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:12:00Evento debaterá aspectos jurídicos da relação médico-paciente.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:12:00Os dez mil servidores demitidos no ano 2000 pela administração do então governador José Bianco também têm direito a ser enquadrados pela transposição para os quadros do Governo Federal.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:07:00A campanha de doação que iniciou na OAB/RO na última terça-feira (14), encerra neste sábado (18) com uma grande mobilização no Espaço Alternativo, a partir das 16h.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:08:00Para ele, há claramente um viés ideológico nessa iniciativa, já que essa oportunidade de vir trabalhar no Brasil poderia ser estendida aos médicos de outros países.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:53:00Os técnicos da Agência participam com frequência para informar os produtores rurais e fortalecer a vigilância passiva na região, divulgando sobre os programas sanitários desenvolvidos pela Idaron nas áreas animal e vegetal.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:49:00Desde a última segunda-feira (13), diversas atividades culturais estão acontecendo na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, face a semana nacional organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:35:00Frigoríficos receberam esclarecimentos sobre o acordo.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:35:00A partir de segunda-feira, 20, a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) passa a ter responsabilidade direta sobre a administração dos parques e praças da cidade
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:35:00A falta de tempo e de imaginação são duas das grandes culpadas pela monotonia nas cozinhas.
RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:58:00Ela foi presa em maio de 2011 em Sete Lagoas com cerca de dois quilos da droga.
POLÍTICA | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:47:00De vereador a senador. Participe. Em breve as fotos estarão no site para votação.
POLÍTICA | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:34:00Hoje a 425 está intrafegável em alguns trechos, impossibilitando o escoamento da produção.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:29:00Defensores públicos participam de homenagem à Defensoria Pública na Assembleia Legislativa.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:26:00Para o Ministério Público, a Lei Complementar nº 464/2013 ofende os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, além de afrontar o melhor interesse público.