16/02/2012 - 13h51min - Atualizado em 16/02/2012 - 13h51min

BERENICE TOURINHO VISITA OS CAMPI DA UNIR NO INTERIOR

A consulta à comunidade, em que participarão alunos, professores e técnico-administrativos da UNIR, ocorrerá no dia 1º de março em todos os campi .

Depois de se reunir com a comunidade universitária dos campi de Ariquemes e Ji-Paraná, a professora doutora Berenice Tourinho, candidata à reitoria da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), acompanhada pelos professores Osmar Siena (Departamento de Administração), Edilson Lôbo (Departamento de Economia), Carlos Tenório (Departamento de Engenharia Elétrica) e Marcelo Sabino (Departamento de História), reuniu-se nos dias 14 e 15 com professores, estudantes e técnicos administrativos do campus de Cacoal, e com professores do campus de Presidente Médici respectivamente, para ouvir, da comunidade acadêmica, os problemas existentes nos campi e apresentar o seu plano para governar a UNIR.

Berenice Tourinho, que participou ativamente na greve recente que culminou com a renúncia do reitor Januário Amaral, denunciado por atos de corrupção e improbidade administrativa, atuou como representante dos professores na Comissão de Apoio a UNIR, “gabinete de crise”, criada pelo Ministério da Educação (SESu/MEC). Tal comissão, além de localizar os principais gargalos com que passa a Universidade, busca solucionar, com suporte financeiro, a falta de estrutura, agravada ainda mais com a adesão ao REUNI. Eleita pelo Fórum Permanente em Defesa da UNIR, para concorrer o cargo máximo da única instituição pública de Rondônia, destaca que muitos são os desafios que foram se avolumando ao longo dos anos na UNIR, porém é fundamental destacar a relevância da Universidade no contexto do desenvolvimento regional.

Depois de visitar as instalações dos campi de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e de Presidente Médici, em reunião com a comunidade universitária, Berenice destaca “são muitos os desafios existentes, porém nenhum problema criado pelo ser humano existe se ele mesmo não pode resolver. Acreditamos na nossa capacidade e vamos nos empenhar ao máximo para fazer com que a UNIR volte a ser uma referência educacional”. Para que os inúmeros problemas deixados pela administração anterior possam ser resolvidos, Berenice Tourinho enfatiza que é fundamental a valorização do trabalho de todos, e deve-se ampliar os horizontes político, “vamos trabalhar envolvendo toda classe política independente da cor partidária, precisamos de toda a bancada de Rondônia, do apoio direto do governo Federal, do governo do Estado, da Assembleia Legislativa, dos Prefeitos e das Câmaras municipais, bem como da sociedade civil”, destaca.

A consulta à comunidade, em que participarão alunos, professores e técnico-administrativos da UNIR, ocorrerá no dia 1º de março em todos os campi e contará com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por meio de urnas eletrônicas.Berenice diz que, mesmo que o tempo seja curto, vai visitar todos outros campi que ainda não esteve, ou seja, Guajará-Mirim, Rolim de Moura e Vilhena, “quero continuar ouvindo e discutindo tanto com a comunidade universitária, quanto com a sociedade de modo geral, os problemas existentes a fim de buscar soluções para a UNIR, pois entendo que a Universidade é da sociedade”, finaliza Berenice Tourinho. Na agenda de hoje da candidata do Fórum, consta visita à comunidade universitária no campus de Porto Velho, e, à noite, estará participando da reunião do Departamento de Medicina, no auditório da UNIR centro, às 19h.

Por: Adilson Siqueira .

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 30/03/2015 ás 19:05:00

CCJ encerra discussão sobre maioridade penal; votação fica para terça-feira

Proposta que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos divide opiniões entre deputados. Manifestantes favoráveis e contrários à medida lotaram o plenário da comissão nesta segunda-feira.

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 18:58:00

Interdição da avenida Caúla é necessária para conclusão da rede de drenagem

Antes da interdição, empresa solicitou à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito a permissão para interromper o trânsito na rotatória da avenida Guaporé.

POLíTICA | matéria escrita em 30/03/2015 ás 18:55:00

PAINEL POLÍTICO

ALAN ALEX

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 18:16:00

Trabalhadores em educação aceitam parte da proposta da Prefeitura e vão discutir o restante da pauta

O Sintero está convocando os trabalhadores em educação municipais para uma nova assembleia nesta quarta-feira, dia 01/,04, às 16 horas, na Sede Administrativa do sindicato.

POLíTICA | matéria escrita em 30/03/2015 ás 17:17:00

Criadores de Ji-Paraná denunciam a deputados manobra do grupo JBS Friboi

Pecuaristas reclamam de ações do grupo visando o controle do mercado da carne em Rondônia.

POLíTICA | matéria escrita em 30/03/2015 ás 17:13:00

Proposta criação da Superintendência de Polícia Técnica

De acordo com o parlamentar, os elevados índices de criminalidade sinalizam para a necessidade de ações que diminuam estes números.

POLíTICA | matéria escrita em 30/03/2015 ás 16:47:00

Assembleia revoga lei sobre taxas instituídas pelo Detran

Matéria foi colocada em apreciação e aprovada por unanimidades dos parlamentares presentes na sessão.

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 16:43:00

Divulgado gabarito das provas do processo seletivo para estagiário do TCE

O gabarito, publicado na edição nº 882 do Diário Oficial Eletrônico do Tribunal, também pode ser acessado em link disponibilizado no portal da instituição.

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 11:58:00

Esporte – Genus desfila uniformes hoje no Porto Velho Shopping

O time também fará a apresentação da equipe para o campeonato Rondoniense.

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 11:38:00

Governo incentiva organização da suinocultura em Rondônia

O objetivo da reunião foi mostrar aos produtores da região o programa e a dinâmica do funcionamento do mercado nacional e internacional da carne suína.

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 11:36:00

Comunidades terapêuticas de Rondônia recebem suporte técnico da Sepaz para credenciamento de serviços

A Sepaz disponibiliza suporte técnico para que as comunidades terapêuticas se adequem à normas vigente ( RDC 29) e possam participar de editais de chamamento público.

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 11:34:00

MPF fiscaliza o controle social da saúde indígena em Guajará-Mirim

Ministério Público Federal verifica se há participação efetiva da comunidade indígena na definição das políticas públicas e na prestação de contas dos recursos.

POLíTICA | matéria escrita em 30/03/2015 ás 11:13:00

Brasil vai reformar usina de Rondônia por R$ 60 milhões e doar para Bolívia

A térmica Rio Madeira foi desativada em outubro de 2009, quando o Estado de Rondônia foi conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e passou a ser abastecido por hidrelétricas, que produzem energia mais barata.

GERAL | matéria escrita em 30/03/2015 ás 10:39:00

Intenção de consumo de Porto Velho cai pelo terceiro mês seguido

O MENOR CONSUMO DO ANO- Com uma leve queda de -5,6% o ICF de Porto Velho, em março, continua em queda com o índice alcançando o seu menor patamar no ano.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 30/03/2015 ás 10:17:00

Ex-prefeito e mais 10 ex-servidores são condenados por farra de combustível

Conforme relatório do TCE/RO, as irregularidades são relativas ao abastecimento da frota oficial e de veículos não identificados.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com