16/02/2012 - 13h51min - Atualizado em 16/02/2012 - 13h51min

BERENICE TOURINHO VISITA OS CAMPI DA UNIR NO INTERIOR

A consulta à comunidade, em que participarão alunos, professores e técnico-administrativos da UNIR, ocorrerá no dia 1º de março em todos os campi .

Depois de se reunir com a comunidade universitária dos campi de Ariquemes e Ji-Paraná, a professora doutora Berenice Tourinho, candidata à reitoria da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), acompanhada pelos professores Osmar Siena (Departamento de Administração), Edilson Lôbo (Departamento de Economia), Carlos Tenório (Departamento de Engenharia Elétrica) e Marcelo Sabino (Departamento de História), reuniu-se nos dias 14 e 15 com professores, estudantes e técnicos administrativos do campus de Cacoal, e com professores do campus de Presidente Médici respectivamente, para ouvir, da comunidade acadêmica, os problemas existentes nos campi e apresentar o seu plano para governar a UNIR.

Berenice Tourinho, que participou ativamente na greve recente que culminou com a renúncia do reitor Januário Amaral, denunciado por atos de corrupção e improbidade administrativa, atuou como representante dos professores na Comissão de Apoio a UNIR, “gabinete de crise”, criada pelo Ministério da Educação (SESu/MEC). Tal comissão, além de localizar os principais gargalos com que passa a Universidade, busca solucionar, com suporte financeiro, a falta de estrutura, agravada ainda mais com a adesão ao REUNI. Eleita pelo Fórum Permanente em Defesa da UNIR, para concorrer o cargo máximo da única instituição pública de Rondônia, destaca que muitos são os desafios que foram se avolumando ao longo dos anos na UNIR, porém é fundamental destacar a relevância da Universidade no contexto do desenvolvimento regional.

Depois de visitar as instalações dos campi de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e de Presidente Médici, em reunião com a comunidade universitária, Berenice destaca “são muitos os desafios existentes, porém nenhum problema criado pelo ser humano existe se ele mesmo não pode resolver. Acreditamos na nossa capacidade e vamos nos empenhar ao máximo para fazer com que a UNIR volte a ser uma referência educacional”. Para que os inúmeros problemas deixados pela administração anterior possam ser resolvidos, Berenice Tourinho enfatiza que é fundamental a valorização do trabalho de todos, e deve-se ampliar os horizontes político, “vamos trabalhar envolvendo toda classe política independente da cor partidária, precisamos de toda a bancada de Rondônia, do apoio direto do governo Federal, do governo do Estado, da Assembleia Legislativa, dos Prefeitos e das Câmaras municipais, bem como da sociedade civil”, destaca.

A consulta à comunidade, em que participarão alunos, professores e técnico-administrativos da UNIR, ocorrerá no dia 1º de março em todos os campi e contará com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por meio de urnas eletrônicas.Berenice diz que, mesmo que o tempo seja curto, vai visitar todos outros campi que ainda não esteve, ou seja, Guajará-Mirim, Rolim de Moura e Vilhena, “quero continuar ouvindo e discutindo tanto com a comunidade universitária, quanto com a sociedade de modo geral, os problemas existentes a fim de buscar soluções para a UNIR, pois entendo que a Universidade é da sociedade”, finaliza Berenice Tourinho. Na agenda de hoje da candidata do Fórum, consta visita à comunidade universitária no campus de Porto Velho, e, à noite, estará participando da reunião do Departamento de Medicina, no auditório da UNIR centro, às 19h.

Por: Adilson Siqueira .

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 08/12/2016 ás 10:25:00

Hospital Santa Marcelina recebe emenda do deputado Airton

O pagamento dos recursos, na ordem de R$ 150 mil, foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde durante a assinatura do Termo de Colaboração promovido entre o governo do estado e direção daquela instituição.

GERAL | matéria escrita em 08/12/2016 ás 10:06:00

TCE confirma ministro Barroso e procuradora do município do Rio no VI Fórum de Direito Constitucional e Administrativo

O ministro STF, Luís Roberto Barroso, e a procuradora do município do Rio de Janeiro, Vanice Regina Lírio do Valle, são os novos conferencistas confirmados para o evento no Palácio das Artes de Rondônia, em Porto Velho.

POLíTICA | matéria escrita em 08/12/2016 ás 09:48:00

Oportunistas e aventureiros sujam a política estadual

Gessi Taborda

GERAL | matéria escrita em 08/12/2016 ás 09:36:00

SAC é lançado pelo TCE para agilizar atendimentos junto ao Sigap

Destinado a todos os usuários dos diversos módulos do Sigap, jurisdicionados e cidadãos, o SAC busca tornar as interações entre os usuários e a equipe de atendimento do Sigap no TCE-RO...

POLíCIA | matéria escrita em 08/12/2016 ás 09:25:00

Operação Ara Pacis é deflagrada pela Polícia Civil em Buritis

Serão cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisão, todos referentes a crimes contra a vida.

POLíTICA | matéria escrita em 08/12/2016 ás 09:13:00

Dr. Neidson propõe audiência para debater reivindicações

​Dificuldades e reivindicações apresentadas pelas associações serão discutidas na reunião proposta por Dr. Neidson.

POLíTICA | matéria escrita em 08/12/2016 ás 09:06:00

Jean emite parecer contrário a projeto de taxas de licenciamento

​Parlamentar disse que Sedam atendeu as reivindicações e reduziu valores exorbitantes cobrados em nova lei.

POLíTICA | matéria escrita em 08/12/2016 ás 08:38:00

Maurão busca solução para crise entre Polícia Civil e governo do Estado

​Policiais civis cobram do Estado negociações firmadas há mais de dois anos não cumpridas.

GERAL | matéria escrita em 08/12/2016 ás 08:35:00

Nota de pesar 

A Associação Rondoniense de Imprensa (Airon), com pesar, lamenta o falecimento do jornalista Donizete Soares.

GERAL | matéria escrita em 08/12/2016 ás 08:30:00

Servidor do Iperon representa Rondônia em Encontro Nacional sobre o eSocial em Recife

O evento,  que foi o segundo da série,  tem como princípio viabilizar a garantia de direitos previdenciários  e trabalhistas...

GERAL | matéria escrita em 08/12/2016 ás 08:21:00

União fecha acordo com estados e editará MP para liberar recursos da repatriação

O Palácio do Planalto confirmou a celebração de um acordo com os governadores para a liberação dos recursos resultantes da multa da repatriação (programa de regularização de ativos no exterior).

POLíTICA | matéria escrita em 08/12/2016 ás 08:16:00

Câmara aprova texto-base de MP da reforma do ensino médio

Pela proposta, os deputados aprovariam o texto-base em votação nominal e deixariam para votar, na próxima semana, os destaques ao texto, também em votação nominal.

GERAL | matéria escrita em 08/12/2016 ás 08:03:00

PAC do Saneamento em Porto Velho tem fim vexatório para a CAERD

Término do PAC do Saneamento em Porto Velho enterra sonho de melhoria da saúde da população.

GERAL | matéria escrita em 08/12/2016 ás 07:56:00

Sindsef Rondônia integra chapa da moralização para concorrer à direção da Condsef

Ao apresentar a chapa, o presidente da Sindsef/RO, Daniel Pereira, afirmou que Rondônia mantém a decisão de acreditar e defender o que é correto.

POLíTICA | matéria escrita em 08/12/2016 ás 07:53:00

Supersalários: comissão aprova fim do efeito cascata e restrições a auxílios

O parecer de Kátia Abreu apresenta uma série de sugestões de medidas a serem tomadas pelos Poderes Executivo, Legislativos, Judiciário e pelo Ministério Público, além dos governos estaduais e municipais...

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com