15/01/2012 - 08h12min - Atualizado em 15/01/2012 - 08h12min

Blog do Confúcio - A educação fraquinha das pernas, quase escorada em muletas

De olho na folha de pagamento da Emater.

DOMINGADAS II
Tags: Domingadas II
Postado por: Confúcio Moura | 15 janeiro , 2012 | No Comments »

1- Em ARIQUEMES a madrugada está chuvosa. Suave. Convida para um sono mais longo. Alguns passarinhos arrojam-se para a cantoria da alvorada. Faltou energia na cidade. Sem o computador de mesa fui ao IPAD. Invento que se alastra como necessidade. Mais alguns dias o homem desaprenderá a conversar com vizinho. Tudo será turma, grupo ou comunidade virtual. Até o sexo anda nas alturas wireless. Chove. Pelo cinza das nuvens deve atravessar o dia.

2- É flagelo nacional a violência no trânsito. É uma epidemia nacional. Motocicleta é quase suicídio. Comprar moto parece mais importante que um prato de arroz com feijão. Daqui a pouco encheremos o Brasil de UTIs e Pronto Socorro. E todo mundo será tratado como se numa guerra tivesse.

3- Floresta Nacional do Bom Futuro (FLONA), perto de Buritis, mas, pertence a Porto Velho. Anos a fio o povo foi entrando nela. Derrubando mato. Derrubando na FLONA. Constituiu-se Associação para dar legitimidade a conflituosa ocupação. Como deputado federal propus alterar limites. Virou e mexeu meu projeto foi aprovado num acordo entre Governo Federal e Estadual. Agora, coube a mim implantar uma forma de convivência diferente de ocupação – chamada AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL – APA.

4- Assinei Termo de Ajuste de Conduta com CNBio e MINISTERIO PÚBLICO FEDERAL. Já cumpri a primeira parte. Ainda redutos de gente insatisfeita. Sempre terá. Mas, chegou ao fim. Fora da APA qualquer conversa será em Brasilia com a CNBio. Ou com o Congresso Nacional. Só me resta cumprir a minha tarefa. E nada mais.

5- Rondonienses: – acabou a farra da invasão de terra. Ainda mais de unidades de conservações estaduais ou federais. Não se pode mais derrubar a mata. Quem quer terra que a compre. Ou vá para o cadastro do INCRA. Estou ajudando nas mediações conflituosas como governador. Estamos em novo ciclo Econômico – da modernização do plantio, da intensificação do criatório de gado, de produzir mais na mesma área já desmatada.

6- RONDONIA está acuada como um bicho do mato. Escondida na moita com medo ou vergonha de aparecer. Sobre a nossa Educacão. Fraquinha nas pernas quase escorada na muleta. Ensino médio pra lá de Bagdá. Emerge do centro da terra uma força de vulcão. Goiás foi buscar um adversário para reger sua orquestra educacional – Flávio Peixoto. Quer metas de desempenho. Quer resultados na ponta do lápis.

7- Meritocracia – esta palavra será o oitavo sacramento. Ganha mais quem produz mais. Ganha mais que alcança metas. Ganha mais quem sabe mais. A isonomia é uma anomalia pré-historica. Bem sabe da dor e fracasso dos países comunistas. Onde o fundamento foi sempre o estatismo da igualdade por baixo. Veja Cuba como vive. Rússia do passado, Polônia, Albânia e a China de Mao. nivelar por baixo é um crime. Meritocracia um poderoso instrumento de melhoria da qualidade da Educacão, junto com outras medidas igualmente importantes.

8- Visitei Theobroma e Vale do Paraíso neste final de semana. A base econômica é a agricultura familiar. A nova onda é o peixe. Em 10 anos poderemos dobrar a produção leiteira, será um grande sucesso. Recomendo rever os programas anteriores. Avaliar o desempenho ao longo do tempo. Virar à baiana. Temos que sacolejar a carroça. E no mais é aumentar a parição das vacas. Os índices são baixos. O bezerro é importante no aumento da renda do produtor rural.

9- A EMATER é uma empresa publica que se rege por leis próprias. Mas, o maior patrão é o Estado. Já pedi a folha de salário histórica. Quero autorizar pessoalmente cada contratação. Porque empresa é empresa. Não pode inchar. Porque depois, em crise, sobrará para o Estado. Nada de trem da alegria.

10- Um Governo periférico e do Norte como RONDONIA só adquirirá respeito em Brasilia se for ousado, propositivo, com gente competente para projetos inovadores. Primeiro deve conhecer cada MINISTERIO, seus programas, seus orçamentos e habilitar o Estado. Se nada fizermos, nada teremos. Investir em gente preparada dá resultado. Dinheiro tem. O que se precisa é saber arrancar o recurso das unhas do dragão, que é a burocracia. Todo ano não se executa o orçamento da Uniao. Por falta de projetos dos Estados. Olha aí o papel mais importante da SEPLAN e dos demais?

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 17:02:00

Semtran interdita as ruas neste sábado para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

A partir das 12h a interdição será total por parte da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 17:00:00

Morte do ex-vereador Abelardo Townes de Castro

Filho de família tradicional e pioneira da região,  Aberlado Castro foi fundador  e um batalhador incansável pela construção e fortalecimento  do PMDB em Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 14:29:00

Porto Velho tem o pior índice de abastecimento de água e tratamento de esgoto entre as capitais do Brasil, segundo estudo

Com 48 anos de atuação, a Companhia de Água e Esgotos de Rondônia CAERD está longe de resolver a questão do abastecimento de água e da falta de saneamento básico na capital e no Estado .

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 11:38:00

Justiça Eleitoral nega pedido de cassação da Prefeita Juliana Roque, de Pimenta Bueno

A batalha em Pimenta ainda continua, pois há outros três processos também propostos pelo Ministério Público contra a Prefeita, mas até o momento o placar está favorável a ela.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/02/2017 ás 11:23:00

MPF/RO processa Hidrelétrica de Jirau, BNDES e Ibama por danos em Mutum-Paraná

Órgão pede repasse de 600 casas à prefeitura, além de cancelamento e suspensão de novas licenças.

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 11:21:00

Eleições para nova diretoria do SINDSEF ocorrem hoje em todo o Estado

A eleição segue até às 18 horas, com urnas fixas na Sede Administrativa do sindicato em Porto Velho, nas 20 coordenações municipais e nos órgãos federais

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 10:18:00

Principal agência do Banco do Brasil fecha as portas para a população da capital

Com isso, a agência, que é a maior do Estado, vai atender somente contas de pessoas jurídicas, e "expulsar" aproximadamente 18 mil clientes para as agências da periferia da Capital.

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 10:13:00

Carnaval: Eletrobras não terá expediente nos dias 27/2 e 1/3

O atendimento pelo Call Center 0800 647 0120 da distribuidora estará funcionando normalmente.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/02/2017 ás 10:11:00

Justiça determina prefeito a devolver gratificações a servidores

Justiça determinou o restabelecimento dos pagamentos aos servidores de 100% de horas extras, referentes aos meses de novembro e dezembro de 2015 e de janeiro de 2016, assim como o retorno ao contracheque das gratificações...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:56:00

Missa de 7º Dia do Desembargador Cássio Sbarzi Guedes

A missa será no dia 25 de fevereiro, às 9h, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, Praça Pe. João Nicoletti, Rua Dom Pedro II, 825, Centro de Porto Velho.

GERAL | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:54:00

DESBARRANCAMENTO - Prefeitura vai apresentar estudos sobre riscos nas margens do Rio Madeira

Relatório demonstrará viabilidade ou não de empreendimentos e quais intervenções necessárias.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:50:00

Prazo para técnicos administrativos do ex-Território se habilitarem no processo nº 2039/1989 encerra hoje, 23/2

A Justiça divulgou dois links com as listas de servidores. A primeira lista traz os nomes dos Técnicos já habilitados no processo, indicados originalmente pelo SINTERO e pela UNIÃO...

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:43:00

Anderson do Singeperon denuncia corregedor e secretário da Sejus por improbidade administrativa

Segundo o parlamentar, folha de ponto foi assinada pelo corregedor, enquanto servidora passeava nos EUA.

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:40:00

Privatização da Caerd não garante solução para saneamento da capital

Gessi Taborda

POLíTICA | matéria escrita em 23/02/2017 ás 08:33:00

Ivo Cassol critica reportagem da TV Globo sobre a Fosfoetanolamina

O parlamentar disse que o médico Dráuzio Varella, um dos críticos da venda da fosfoetanolamina , é sócio-administrador da DNF - Clínica e Pesquisa Ltda. E que, portanto, não tem interesse na cura barata da doença.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com