15/01/2012 - 08h12min - Atualizado em 15/01/2012 - 08h12min

Blog do Confúcio - A educação fraquinha das pernas, quase escorada em muletas

De olho na folha de pagamento da Emater.

DOMINGADAS II
Tags: Domingadas II
Postado por: Confúcio Moura | 15 janeiro , 2012 | No Comments »

1- Em ARIQUEMES a madrugada está chuvosa. Suave. Convida para um sono mais longo. Alguns passarinhos arrojam-se para a cantoria da alvorada. Faltou energia na cidade. Sem o computador de mesa fui ao IPAD. Invento que se alastra como necessidade. Mais alguns dias o homem desaprenderá a conversar com vizinho. Tudo será turma, grupo ou comunidade virtual. Até o sexo anda nas alturas wireless. Chove. Pelo cinza das nuvens deve atravessar o dia.

2- É flagelo nacional a violência no trânsito. É uma epidemia nacional. Motocicleta é quase suicídio. Comprar moto parece mais importante que um prato de arroz com feijão. Daqui a pouco encheremos o Brasil de UTIs e Pronto Socorro. E todo mundo será tratado como se numa guerra tivesse.

3- Floresta Nacional do Bom Futuro (FLONA), perto de Buritis, mas, pertence a Porto Velho. Anos a fio o povo foi entrando nela. Derrubando mato. Derrubando na FLONA. Constituiu-se Associação para dar legitimidade a conflituosa ocupação. Como deputado federal propus alterar limites. Virou e mexeu meu projeto foi aprovado num acordo entre Governo Federal e Estadual. Agora, coube a mim implantar uma forma de convivência diferente de ocupação – chamada AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL – APA.

4- Assinei Termo de Ajuste de Conduta com CNBio e MINISTERIO PÚBLICO FEDERAL. Já cumpri a primeira parte. Ainda redutos de gente insatisfeita. Sempre terá. Mas, chegou ao fim. Fora da APA qualquer conversa será em Brasilia com a CNBio. Ou com o Congresso Nacional. Só me resta cumprir a minha tarefa. E nada mais.

5- Rondonienses: – acabou a farra da invasão de terra. Ainda mais de unidades de conservações estaduais ou federais. Não se pode mais derrubar a mata. Quem quer terra que a compre. Ou vá para o cadastro do INCRA. Estou ajudando nas mediações conflituosas como governador. Estamos em novo ciclo Econômico – da modernização do plantio, da intensificação do criatório de gado, de produzir mais na mesma área já desmatada.

6- RONDONIA está acuada como um bicho do mato. Escondida na moita com medo ou vergonha de aparecer. Sobre a nossa Educacão. Fraquinha nas pernas quase escorada na muleta. Ensino médio pra lá de Bagdá. Emerge do centro da terra uma força de vulcão. Goiás foi buscar um adversário para reger sua orquestra educacional – Flávio Peixoto. Quer metas de desempenho. Quer resultados na ponta do lápis.

7- Meritocracia – esta palavra será o oitavo sacramento. Ganha mais quem produz mais. Ganha mais que alcança metas. Ganha mais quem sabe mais. A isonomia é uma anomalia pré-historica. Bem sabe da dor e fracasso dos países comunistas. Onde o fundamento foi sempre o estatismo da igualdade por baixo. Veja Cuba como vive. Rússia do passado, Polônia, Albânia e a China de Mao. nivelar por baixo é um crime. Meritocracia um poderoso instrumento de melhoria da qualidade da Educacão, junto com outras medidas igualmente importantes.

8- Visitei Theobroma e Vale do Paraíso neste final de semana. A base econômica é a agricultura familiar. A nova onda é o peixe. Em 10 anos poderemos dobrar a produção leiteira, será um grande sucesso. Recomendo rever os programas anteriores. Avaliar o desempenho ao longo do tempo. Virar à baiana. Temos que sacolejar a carroça. E no mais é aumentar a parição das vacas. Os índices são baixos. O bezerro é importante no aumento da renda do produtor rural.

9- A EMATER é uma empresa publica que se rege por leis próprias. Mas, o maior patrão é o Estado. Já pedi a folha de salário histórica. Quero autorizar pessoalmente cada contratação. Porque empresa é empresa. Não pode inchar. Porque depois, em crise, sobrará para o Estado. Nada de trem da alegria.

10- Um Governo periférico e do Norte como RONDONIA só adquirirá respeito em Brasilia se for ousado, propositivo, com gente competente para projetos inovadores. Primeiro deve conhecer cada MINISTERIO, seus programas, seus orçamentos e habilitar o Estado. Se nada fizermos, nada teremos. Investir em gente preparada dá resultado. Dinheiro tem. O que se precisa é saber arrancar o recurso das unhas do dragão, que é a burocracia. Todo ano não se executa o orçamento da Uniao. Por falta de projetos dos Estados. Olha aí o papel mais importante da SEPLAN e dos demais?

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:59:00

Outubro Rosa é celebrado em Porto Velho com sustentabilidade

O mês está chegando ao fim e o Outubro Rosa em Porto Velho propiciou um encontro de duas causas nobres.

GERAL | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:57:00

Seminário de Sustentabilidade reúne especialistas de várias partes do mundo para discutir os novos rumos para uma economia verde

O seminário, que acontecerá em Porto Velho (RO), no dia 17 de novembro, das 9 às 17 horas, tem sido, ao longo dos anos, referência nas temáticas de sustentabilidade e meio ambiente.

GERAL | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:56:00

MP move ação contra ex-prefeito de Cujubim e mais três pessoas por desfalque em conta do Fundeb

Conforme é relatado na ação, o então prefeito Ernan Amorim encerrou o ano de 2012 com um saldo financeiro a menor do que deveria apresentar nas prestações de contas do Fundeb.

GERAL | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:52:00

Ministério Público de Rondônia homenageia membros e servidores com a Medalha de Bons Serviços

O Ministério Público de Rondônia prestou homenagem aos colaboradores da Instituição na manhã desta sexta-feira, dia 31 de outubro

GERAL | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:49:00

Semob inicia limpeza do Canal do Areal

ambém é preciso mais conscientização dos próprios moradores. Muitos jogam lixo e entulho nesse buraco, o que piora a alagação.

GERAL | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:46:00

Porto Velho será cidade piloto em implantação do Sistema de Alerta de Inundação Urbana

Os estudos acerca das bacias urbanas foi um enorme avanço. Cerca de 90% da área urbana está toda mapeada quanto às áreas de risco

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:41:00

Núcleo de Prática Jurídica da UNIR atua como assistente de acusação no Tribunal do Júri

Participaram do julgamento os acadêmicos do 9º período de Direito e integrantes do NPJ-UNIR, Pablo de Oliveira Martins, Ítalo José Marinho de Oliveira e Gustavo Leismann.

GERAL | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:37:00

Prefeitura do Vale do Paraíso deve controlar estoque de remédios, recomenda MPF

No mês passado, foram encontradas caixas de medicamentos vencidos no Hospital Municipal de Pequeno Porte Isabel Batista de Oliveira.

GERAL | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:34:00

Espetáculo Infantil “Leonardo – O Pequeno Gênio da Vinci” chega a Porto Velho

A montagem conta a história de um garoto chamado Leonardo, morador do pequeno e atrasado vilarejo de Vinci, fascinado pelos pássaros e pela possibilidade de construir uma máquina de voar.

GERAL | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:29:00

Ações preventivas do câncer envolvem comunidade em Médici

A mesma estrutura de pessoal e estratégia de atuação está sendo operacionalizada na campanha Novembro Azul, em Médici.

GERAL | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:26:00

RONDÔNIA: 10 ANOS SEM APOENA MEIRELES

Josélia Gomes Neves/ Cristovão Teixeira Abrantes

GERAL | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:23:00

Jogos do Instituto Federal de Rondônia (JIFRO 2014) encerram dia 1º

Mais de 400 alunos-atletas competem em várias modalidades esportivas

POLíTICA | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:18:00

STF deve julgar em breve ADI que visa vetar instalação de novos Tribunais Federais no Brasil

O ministro Luiz Fux garantiu ao senador Odacir Soares (PP-RO) que concluirá o quanto antes o relatório para que os demais membros da Corte Suprema...

GERAL | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:16:00

Eletrobras tem 60 dias para levar energia elétrica à comunidade quilombola

Comunidade quilombola Santo Antônio não têm energia elétrica adequada e corre riscos pela falta de serviço profissional.

GERAL | matéria escrita em 31/10/2014 ás 17:13:00

Faculdade Porto/FGV abrirá novas turmas de MBA

A Faculdade Porto/FGV também abrirá turma de Gestão Empresarial com previsão de início para o dia 28 de novembro.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com