15/01/2012 - 08h12min - Atualizado em 15/01/2012 - 08h12min

Blog do Confúcio - A educação fraquinha das pernas, quase escorada em muletas

De olho na folha de pagamento da Emater.

DOMINGADAS II
Tags: Domingadas II
Postado por: Confúcio Moura | 15 janeiro , 2012 | No Comments »

1- Em ARIQUEMES a madrugada está chuvosa. Suave. Convida para um sono mais longo. Alguns passarinhos arrojam-se para a cantoria da alvorada. Faltou energia na cidade. Sem o computador de mesa fui ao IPAD. Invento que se alastra como necessidade. Mais alguns dias o homem desaprenderá a conversar com vizinho. Tudo será turma, grupo ou comunidade virtual. Até o sexo anda nas alturas wireless. Chove. Pelo cinza das nuvens deve atravessar o dia.

2- É flagelo nacional a violência no trânsito. É uma epidemia nacional. Motocicleta é quase suicídio. Comprar moto parece mais importante que um prato de arroz com feijão. Daqui a pouco encheremos o Brasil de UTIs e Pronto Socorro. E todo mundo será tratado como se numa guerra tivesse.

3- Floresta Nacional do Bom Futuro (FLONA), perto de Buritis, mas, pertence a Porto Velho. Anos a fio o povo foi entrando nela. Derrubando mato. Derrubando na FLONA. Constituiu-se Associação para dar legitimidade a conflituosa ocupação. Como deputado federal propus alterar limites. Virou e mexeu meu projeto foi aprovado num acordo entre Governo Federal e Estadual. Agora, coube a mim implantar uma forma de convivência diferente de ocupação – chamada AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL – APA.

4- Assinei Termo de Ajuste de Conduta com CNBio e MINISTERIO PÚBLICO FEDERAL. Já cumpri a primeira parte. Ainda redutos de gente insatisfeita. Sempre terá. Mas, chegou ao fim. Fora da APA qualquer conversa será em Brasilia com a CNBio. Ou com o Congresso Nacional. Só me resta cumprir a minha tarefa. E nada mais.

5- Rondonienses: – acabou a farra da invasão de terra. Ainda mais de unidades de conservações estaduais ou federais. Não se pode mais derrubar a mata. Quem quer terra que a compre. Ou vá para o cadastro do INCRA. Estou ajudando nas mediações conflituosas como governador. Estamos em novo ciclo Econômico – da modernização do plantio, da intensificação do criatório de gado, de produzir mais na mesma área já desmatada.

6- RONDONIA está acuada como um bicho do mato. Escondida na moita com medo ou vergonha de aparecer. Sobre a nossa Educacão. Fraquinha nas pernas quase escorada na muleta. Ensino médio pra lá de Bagdá. Emerge do centro da terra uma força de vulcão. Goiás foi buscar um adversário para reger sua orquestra educacional – Flávio Peixoto. Quer metas de desempenho. Quer resultados na ponta do lápis.

7- Meritocracia – esta palavra será o oitavo sacramento. Ganha mais quem produz mais. Ganha mais que alcança metas. Ganha mais quem sabe mais. A isonomia é uma anomalia pré-historica. Bem sabe da dor e fracasso dos países comunistas. Onde o fundamento foi sempre o estatismo da igualdade por baixo. Veja Cuba como vive. Rússia do passado, Polônia, Albânia e a China de Mao. nivelar por baixo é um crime. Meritocracia um poderoso instrumento de melhoria da qualidade da Educacão, junto com outras medidas igualmente importantes.

8- Visitei Theobroma e Vale do Paraíso neste final de semana. A base econômica é a agricultura familiar. A nova onda é o peixe. Em 10 anos poderemos dobrar a produção leiteira, será um grande sucesso. Recomendo rever os programas anteriores. Avaliar o desempenho ao longo do tempo. Virar à baiana. Temos que sacolejar a carroça. E no mais é aumentar a parição das vacas. Os índices são baixos. O bezerro é importante no aumento da renda do produtor rural.

9- A EMATER é uma empresa publica que se rege por leis próprias. Mas, o maior patrão é o Estado. Já pedi a folha de salário histórica. Quero autorizar pessoalmente cada contratação. Porque empresa é empresa. Não pode inchar. Porque depois, em crise, sobrará para o Estado. Nada de trem da alegria.

10- Um Governo periférico e do Norte como RONDONIA só adquirirá respeito em Brasilia se for ousado, propositivo, com gente competente para projetos inovadores. Primeiro deve conhecer cada MINISTERIO, seus programas, seus orçamentos e habilitar o Estado. Se nada fizermos, nada teremos. Investir em gente preparada dá resultado. Dinheiro tem. O que se precisa é saber arrancar o recurso das unhas do dragão, que é a burocracia. Todo ano não se executa o orçamento da Uniao. Por falta de projetos dos Estados. Olha aí o papel mais importante da SEPLAN e dos demais?

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíCIA | matéria escrita em 30/04/2016 ás 20:00:00

Mecânico e roqueiro Heavy Nei é assassinado a tiros na capital

Ele foi morto no início da noite deste sábado em um bar da Zona Leste de Porto Velho.

POLíTICA | matéria escrita em 30/04/2016 ás 11:39:00

Raupp discute em Ariquemes importância da modernização agrícola

Segundo o senador, a tecnologia proporciona produção com melhor qualidade, em maior quantidade e área menor.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 30/04/2016 ás 11:14:00

Após novo requerimento da OAB, MEC analisará a retirada de cursos técnicos jurídicos do catálogo nacional

A decisão foi tomada em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (28), na sede do Ministério da Educação.

POLíTICA | matéria escrita em 30/04/2016 ás 11:04:00

Maurão de Carvalho indica veículos e voadeira para PM do distrito de São Carlos

Sem meios, policiais militares não podem se deslocar para atender ocorrências na região.

POLíTICA | matéria escrita em 30/04/2016 ás 10:56:00

Deputados querem festival folclórico de Guajará-Mirim no calendário turístico

Criado em 1995, o festival apresenta a disputa dos bois-bumbás Malhadinho (Azul) e Flor do Campo (Vermelho), atraindo visitantes de Rondônia, de outros Estados e da vizinha Bolívia.

POLíTICA | matéria escrita em 30/04/2016 ás 09:51:00

Vereador Júnior Siqueira leva demandas da Feder ao deputado Ezequiel Júnior

Atualmente, a busca da Presidente da Feder é para alocação de recursos financeiros para a entidade, visto que os custos de manutenção dos portadores de deficiência extrapola o que se obtém com ajuda de pessoas físicas.

GERAL | matéria escrita em 30/04/2016 ás 09:48:00

TCE e Funpar realizam espetáculo teatral Einstein

A apresentação será realizada em sessão única, às 20h (com 15 minutos de tolerância), com renda totalmente revertida à Associação Pestalozzi de Porto Velho.

GERAL | matéria escrita em 30/04/2016 ás 09:42:00

Defensoria investe na aquisição equipamentos e sistema de informação para agilizar atendimento

Com o principal objetivo de reestruturar a instituição e oferecer melhores condições de trabalho aos defensores públicos, aumentando assim a qualidade dos serviços destinados aos assistidos.

GERAL | matéria escrita em 30/04/2016 ás 09:23:00

Feempi apoia formalização de mototaxistas através do MEI

Entidade também garantiu empenho para a regulamentação profissional de motofrete e motoboy em Porto Velho.

POLíTICA | matéria escrita em 30/04/2016 ás 09:18:00

Obra do anel viário tem antídoto a interrupções

Vistoria diuturna do deputado Laerte Gomes é um dos fatores de peso para que a obra não seja mais uma vez paralisada em Ji-Paraná.

POLíTICA | matéria escrita em 30/04/2016 ás 09:01:00

Faz-me rir

Valdemir Caldas

GERAL | matéria escrita em 30/04/2016 ás 08:45:00

Museu Palácio da Memória Rondoniense aguarda contribuição indígena para identificar e expor peças milenares

Aos poucos, o museu situado no antigo Palácio Presidente Vargas organiza o seu acervo arqueológico, etnográfico, geológico, paleontológico, zoológico e obras de artes.

GERAL | matéria escrita em 30/04/2016 ás 08:42:00

Municípios se preparam para realizar etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades

Representantes de 15 municípios de Rondônia foram orientados, durante seminário realizado nesta quinta-feira (28) no auditório da Junta Comercial de Rondônia (Jucer).

GERAL | matéria escrita em 30/04/2016 ás 08:36:00

Mais de 30% dos pecuaristas já vacinaram o rebanho contra febre aftosa e declararam a vacinação em Rondônia

Nesta etapa de vacinação devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com