15/01/2012 - 08h12min - Atualizado em 15/01/2012 - 08h12min

Blog do Confúcio - A educação fraquinha das pernas, quase escorada em muletas

De olho na folha de pagamento da Emater.

DOMINGADAS II
Tags: Domingadas II
Postado por: Confúcio Moura | 15 janeiro , 2012 | No Comments »

1- Em ARIQUEMES a madrugada está chuvosa. Suave. Convida para um sono mais longo. Alguns passarinhos arrojam-se para a cantoria da alvorada. Faltou energia na cidade. Sem o computador de mesa fui ao IPAD. Invento que se alastra como necessidade. Mais alguns dias o homem desaprenderá a conversar com vizinho. Tudo será turma, grupo ou comunidade virtual. Até o sexo anda nas alturas wireless. Chove. Pelo cinza das nuvens deve atravessar o dia.

2- É flagelo nacional a violência no trânsito. É uma epidemia nacional. Motocicleta é quase suicídio. Comprar moto parece mais importante que um prato de arroz com feijão. Daqui a pouco encheremos o Brasil de UTIs e Pronto Socorro. E todo mundo será tratado como se numa guerra tivesse.

3- Floresta Nacional do Bom Futuro (FLONA), perto de Buritis, mas, pertence a Porto Velho. Anos a fio o povo foi entrando nela. Derrubando mato. Derrubando na FLONA. Constituiu-se Associação para dar legitimidade a conflituosa ocupação. Como deputado federal propus alterar limites. Virou e mexeu meu projeto foi aprovado num acordo entre Governo Federal e Estadual. Agora, coube a mim implantar uma forma de convivência diferente de ocupação – chamada AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL – APA.

4- Assinei Termo de Ajuste de Conduta com CNBio e MINISTERIO PÚBLICO FEDERAL. Já cumpri a primeira parte. Ainda redutos de gente insatisfeita. Sempre terá. Mas, chegou ao fim. Fora da APA qualquer conversa será em Brasilia com a CNBio. Ou com o Congresso Nacional. Só me resta cumprir a minha tarefa. E nada mais.

5- Rondonienses: – acabou a farra da invasão de terra. Ainda mais de unidades de conservações estaduais ou federais. Não se pode mais derrubar a mata. Quem quer terra que a compre. Ou vá para o cadastro do INCRA. Estou ajudando nas mediações conflituosas como governador. Estamos em novo ciclo Econômico – da modernização do plantio, da intensificação do criatório de gado, de produzir mais na mesma área já desmatada.

6- RONDONIA está acuada como um bicho do mato. Escondida na moita com medo ou vergonha de aparecer. Sobre a nossa Educacão. Fraquinha nas pernas quase escorada na muleta. Ensino médio pra lá de Bagdá. Emerge do centro da terra uma força de vulcão. Goiás foi buscar um adversário para reger sua orquestra educacional – Flávio Peixoto. Quer metas de desempenho. Quer resultados na ponta do lápis.

7- Meritocracia – esta palavra será o oitavo sacramento. Ganha mais quem produz mais. Ganha mais que alcança metas. Ganha mais quem sabe mais. A isonomia é uma anomalia pré-historica. Bem sabe da dor e fracasso dos países comunistas. Onde o fundamento foi sempre o estatismo da igualdade por baixo. Veja Cuba como vive. Rússia do passado, Polônia, Albânia e a China de Mao. nivelar por baixo é um crime. Meritocracia um poderoso instrumento de melhoria da qualidade da Educacão, junto com outras medidas igualmente importantes.

8- Visitei Theobroma e Vale do Paraíso neste final de semana. A base econômica é a agricultura familiar. A nova onda é o peixe. Em 10 anos poderemos dobrar a produção leiteira, será um grande sucesso. Recomendo rever os programas anteriores. Avaliar o desempenho ao longo do tempo. Virar à baiana. Temos que sacolejar a carroça. E no mais é aumentar a parição das vacas. Os índices são baixos. O bezerro é importante no aumento da renda do produtor rural.

9- A EMATER é uma empresa publica que se rege por leis próprias. Mas, o maior patrão é o Estado. Já pedi a folha de salário histórica. Quero autorizar pessoalmente cada contratação. Porque empresa é empresa. Não pode inchar. Porque depois, em crise, sobrará para o Estado. Nada de trem da alegria.

10- Um Governo periférico e do Norte como RONDONIA só adquirirá respeito em Brasilia se for ousado, propositivo, com gente competente para projetos inovadores. Primeiro deve conhecer cada MINISTERIO, seus programas, seus orçamentos e habilitar o Estado. Se nada fizermos, nada teremos. Investir em gente preparada dá resultado. Dinheiro tem. O que se precisa é saber arrancar o recurso das unhas do dragão, que é a burocracia. Todo ano não se executa o orçamento da Uniao. Por falta de projetos dos Estados. Olha aí o papel mais importante da SEPLAN e dos demais?

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 31/07/2015 ás 16:18:00

PCdoB fará reuniões com diretórios municipais visando eleições 2016

O secretário de Organização e Comunicação da sigla comunista, Francisco Batista Pantera, falou das pretensões do partido para o próximo ano e como seus membros devem se organizar a fim de eleger pelo menos 50 vereadores nos municípios de Rondônia

POLíTICA | matéria escrita em 31/07/2015 ás 12:53:00

Nota de Esclarecimento – Vereador Márcio Pacele

Ao contrário do que foi dito, o vereador jamais participou de qualquer reunião com o prefeito Mauro Nazif (PSB) para tratar sobre a CPI do Cachê.

POLíTICA | matéria escrita em 31/07/2015 ás 12:15:00

Nota de Esclarecimento – Vereador Eduardo Rodrigues desmente encontro com prefeito

No texto apresentado pelo jornalista Valdemir Caldas intitulado “Nazif se reúne com aliados e decidem engavetar a CPI do Cachê”, cabe dizer que o vereador Eduardo Rodrigues não participou de nenhum encontro com o prefeito para tratar sobre a CPI dos Shows

GERAL | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:58:00

Inadimplentes e falidas, empresas tentam ganhar contrato de saneamento de Porto Velho no "TAPETÃO"

A licitação foi aberta no dia 15 de maio deste ano pela Superintendência de Compras e Licitações de Rondônia (Supel).

GERAL | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:51:00

Conselheiro José Batista de Lima morreu nesta quinta-feira em Porto Velho. Corpo será sepultado às 16 horas

O sepultamento ocorre nesta sexta-feira (31), às 16 horas, no Cemitério Recanto da Paz, em frente ao campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

GERAL | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:16:00

RONDÔNIA: A EDUCAÇÃO QUE CONFÚCIO ACABOU...

FRANCISCO XAVIER GOMES

POLíTICA | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:14:00

Confúcio Moura diz que governadores querem contribuir com ajustes para superar crise

Segundo Confúcio Moura, a presidente Dilma apresentou preocupações, mas, ao mesmo tempo, está animada em vencer esta crise de turbulência econômica e política.

GERAL | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:09:00

Sintero cobra solução para a falta de professores e pede audiência no MP para discutir a superlotação de salas de aula

O Sintero vem recebendo muitas denúncias de que várias turmas estão sendo juntadas em uma sala como medida paliativa adotada pela Seduc para solucionar temporariamente o problema da falta de professores.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 31/07/2015 ás 09:53:00

OAB e CEF promovem o Seminário “Debatendo o Novo CPC” na semana do Advogado

O evento inicia a programação alusiva ao Dia do Advogado, comemorado no dia 11 de agosto, e objetiva promover o congraçamento da classe por meio do seminário de atualização profissional.

POLíTICA | matéria escrita em 31/07/2015 ás 09:51:00

Nazif se reúne com aliados e decidem engavetar a CPI do Cachê

Valdemir Caldas

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 31/07/2015 ás 09:46:00

JUSTIÇA FEDERAL MANDA EFETIVAR TRANSPOSIÇÃO DOS SERVIDORES – APOSENTADOS E PENSIONISTAS. ADMITIDOS ATÉ 1991. Autos nº 6099-83-2013-4.01.4100. 1ª Vara Federal. Decisão Publicada em 30 de julho de 2015

Os Advogados Hélio Vieira e Zênia Cernov afirmaram que a União também foi condenada a proceder o enquadramento na folha do governo federal e ao pagamento dos retroativos desde o dia 12/11/2009, data da promulgação da Emenda Constitucional nº 60.

GERAL | matéria escrita em 30/07/2015 ás 11:37:00

Campanha Sobreviventes tem a adesão do Ministério Público de Rondônia

Vítimas sequeladas dos acidentes serão mostradas em depoimentos, como um apelo a favor da paz nas ruas.

GERAL | matéria escrita em 30/07/2015 ás 11:33:00

Governo de Rondônia sorteia mais 3.046 unidades em seis empreendimentos habitacionais

A Seas reserva cota de 92 unidades destinadas a pessoas idosas ou com deficiências físicas.

POLíTICA | matéria escrita em 30/07/2015 ás 11:28:00

Léo Moraes cobra reforço de patrulhamento policial no Espaço Alternativo

Segundo Léo Moraes, o lugar é alvo de constantes assaltos a mão armada, furto a veículos, consumo de drogas entre outros crimes.

POLíTICA | matéria escrita em 30/07/2015 ás 10:23:00

Prefeitura em parceria com o MPT garante direitos dos trabalhadores do transporte coletivo

O acordo foi firmado em audiência na 7ª Vara do Trabalho, após ações impetradas tanto pela PGM quanto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com