Boas práticas do TRT14 são apresentadas em Encontro Nacional realizado na Bahia

Reis da Silva citou como exemplo a revisão de planejamento estratégico com seus desdobramentos táticos e operacionais, a implantação e a implementação da gestão de pessoas por competências...

Publicada em 18 de April de 2015 às 18:57:00

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) participou do 2º Encontro Nacional de Boas Práticas da Justiça do Trabalho e apresentou dois projetos selecionados de ações desenvolvidas em Rondônia e Acre. Do total de 140 trabalhos inscritos pelos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTS), foram selecionados apenas 44 e apresentados nos dias 9 e 10 de abril em Porto Seguro (Bahia).

Da 14ª Região, participaram o vice-presidente desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, o secretário-geral da Presidência Marcos Rogério Reis da Silva, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Robert Armando Rosa, e o secretário de Gestão de Pessoas, Frank Luz de Freitas. Na quinta-feira (9/4), o secretário Marcos da Silva apresentou a boa prática "Gestão Colaborativa como Instrumento de Promoção da Governança, Utilizando Facilitadores Internos do Banco de Talentos", que se refere à implantação de metodologias de trabalho voltadas para a promoção da gestão colaborativa.

Reis da Silva citou como exemplo a revisão de planejamento estratégico com seus desdobramentos táticos e operacionais, a implantação e a implementação da gestão de pessoas por competências, e a instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), entre outros instrumentos de gestão participativa, por intermédio do banco de talentos e dos facilitadores e multiplicadores internos, que compõem a rede interna de governança colaborativa (magistrados e servidores).

Ações de Saúde - Já o Secretário de Gestão de Pessoas, Frank de Freitas, abordou na sexta-feira (10/4) o tema "Interiorizando Ações de Saúde", que trata sobre a capacitação em gestão e acompanhamento do servidor, desde a sua admissão até eventual reabilitação, com foco em ações de promoção de saúde nas unidades administrativas e judiciárias do interior de Rondônia e em todo estado do Acre. O trabalho envolve orientação ergonômica nos postos de trabalho; a aferição de pressão arterial, de glicemia e do Índice de Massa Corporal (IMC); vacinação contra gripe, tríplice viral, febre amarela, tétano e hepatite. Leva também anualmente aos magistrados e servidores palestras e cartilhas motivacionais sobre prevenção em saúde, diabetes, combate à hipertensão e qualidade de vida.

De acordo com os secretários Geral e de Gestão de Pessoas do TRT14, foi muito interessante o encontro, pois houve a oportunidade de troca de experiências e conhecimento de iniciativas, algumas de baixo custo. A mesa de encerramento dos trabalhos contou com a participação do desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, vice-presidente do TRT14 e ex-presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).

O principal objetivo do encontro, que integra o calendário do Coleprecor, é promover o aperfeiçoamento das rotinas de trabalho nos regionais. A coordenação-geral do evento é do presidente do Coleprecor e também presidente do TRT da 5ª Região.

Fonte: TRT14