Cacoal realiza I Seminário de fortalecimento dos Conselhos Escolares da Rede Municipal de Educação

Para a Professora e Coordenadora dos Conselhos de Cacoal, Sonia Maria da Silva, esta é a oportunidade de discutir a atuação dos mesmos.

Publicada em 27 de November de 2014 às 15:20:00

Para favorecer a integração entre a comunidade escolar local em prol do acompanhamento ao desempenho da escola, há dois anos foi implantado em Cacoal o Conselho Escolar da Rede Municipal de Educação. Nesta quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação – SEMED realizou o I Seminário de fortalecimento dos Conselhos Escolares, com objetivo de fortalecer a gestão democrática implantada na rede municipal e enfatizar a importância que o conselho exerce no âmbito escolar bem como sua atuação de forma positiva em cada unidade escolar.

Para a Professora e Coordenadora dos Conselhos de Cacoal, Sonia Maria da Silva, esta é a oportunidade de discutir a atuação dos mesmos. “Antes desta implantação nós tinhamos as APPS que foram transformadas em Conselhos Escolares para valorizar a atuação autônoma das escolas, gerindo os recursos nelas inseridos. Nós temos hoje aproximadamente 200 Conselheiros segmentados e representados por pais, professores e alunos atuando principalmente no controle social das ações pedagógicas, administrativas e financeira dentro da escola”.

O Seminário contou com palestras dos professores Joel Domingos Pereira, que apontou o Protagonismo Adolescente e Juvenil na Gestão Democrática; Fabiana Félix, que abordou o tema “Processo de Constituição dos Conselhos Escolares na Rede Municipal; Sônia Maria, que falou sobre a atuação do Conselho nas funções deliberativa, consultiva, fiscal e mobilizadora e a Coordenadora Regional de Educação, Célia Klein, que ressaltou sobre a importância do fortalecimento dos Conselhos Escolares para a gestão democrática nas escolas públicas.

“Para que haja o efetivo fortalecimento destes conselhos é preciso duas peças importantes, o estudo e discussão. Primeiro é necessário estudar sobre os conselhos, procurando cada vez mais a inovação para que haja o entendimento de qual é a função do mesmo. E a discussão para que se promova a participação em reuniões periódicas para sistematização de idéias. Se esses dois pontos fundamentais não forem colocados em prática dificilmente haverá um conselho participativo”, ressaltou Célia Klein.

Prefeitura Municipal