Câmara sorteia membros da Comissão Especial que vai dizer se aceita ou não denúncias contra o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif

Como de costume, os trabalhos da Comissão estão cercados de rumores e suspeitas, que a Câmara Municipal tem, a partir de agora, a oportunidade de desmentir ou, ao contrário, ratificar.

Publicada em 29 de June de 2015 às 21:11:00

Valdemir Caldas


A Câmara Municipal de Porto Velho sorteou os cinco membros da Comissão Especial que vai emitir parecer, no prazo de cinco dias úteis, dizendo se as denúncias de eventuais irregularidades apontadas pelo jornalista Carlos Caldeira na administraçãodo prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), devem ser transformadas em acusação ou não.

O documento foi lido na Sessão desta segunda-feira (29), pela primeira secretária, vereadora Ana Maria Negreiros (PNDB). Logo após a leitura, o presidente Jurandir Bengala convidou uma pessoa da galeria (identificada como Laelson da Silva Lima, assessor de gabinete da vereadora Ellis Regina) para ajudar a sortear os integrantes da Comissão, que ficou assim constituída: Alan Queiroz (PSDB), Edwilson Negreiros (PR), Francisco de Siqueira Junior (PSDC), Édmo Ferreira (PSL) e Ellis Regina (PC do B).

De acordo com a Lei nº. 1.162, de 22 de julho de 1994, que dispõe sobre os critérios para o processo de julgamento de autoridades municipais, admitida a acusação, o parecer da Comissão Especial deverá ser aprovado por dois terços dos membros da Câmara. Só então será constituída a Comissão Processante.

O cabo de guerra está formado. De um lado, capitaneados pelo vereador Alan Queiroz (antes amigo e aliado de Nazif e, hoje, adversário fidagal) os que querem a cabeça do prefeito de qualquer maneira. Na outra ponta, liderados pelo vereador Jair Montes, estão os aliados de Nazif, que prometem jogar pesado para mantê-lo com a cabeça grudada ao pescoço.

Como de costume, os trabalhos da Comissão estão cercados de rumores e suspeitas, que a Câmara Municipal tem, a partir de agora, a oportunidade de desmentir ou, ao contrário, ratificar. Vale salientar, contudo, que essa é a segunda vez em que Carlos Caldeira tenta destronar o prefeito. Espero que o respeitado jornalista não colha mais uma frustração.