Camarão abre novo ciclo na economia de Rondônia

Com um total de 28 horas-aula, que inclui exposições teóricas e atividade de campo, o curso é ministrado por profissionais com notável formação acadêmica e larga experiência profissional.

Publicada em 24 de January de 2015 às 13:31:00

Um novo ciclo se abre na economia em Rondônia. Depois do sucesso da criação de peixes, na qual saíram privilegiados aqueles que primeiro decidiram investir na escavação de tanques, chegou a vez da carcinicultura. A produção de camarões em água doce acena como ainda mais promissora que a piscicultura e com uma rentabilidade bem maior.
À frente da difusão da nova modalidade aqüícola em Rondônia está o engenheiro de pesca Antônio de Almeida Sobrinho, com sua experiência profissional de mais de três décadas e um currículo que lhe assegura reconhecimento internacional. É ele quem coordena o curso de criação de camarão em água doce que se inicia nesta segunda-feira, 26.

Com um total de 28 horas-aula, que inclui exposições teóricas e atividade de campo, o curso é ministrado por profissionais com notável formação acadêmica e larga experiência profissional, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de atividades aqüícolas na Amazônia, em conformidade com as peculiaridades climáticas e normas ambientais.

Um dos maiores atrativos da criação de camarões é que ela vem se constituir na melhor alternativa para os criadores de peixe prejudicados por deficiências na cadeia produtiva. Enquanto a relação custo-benefício na piscicultura significa um retorno de apenas 12%, na carcinicultura a rentabilidade é multiplicada oito vezes, beirando os 100%.

Desenvolvido pela empresa Pacaas Engenharia, Oportunidades e Soluções, o curso conta com a parceria institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RO) e do Instituto Brasileiro de Perícias em Engenharia (Ibape). E traz a Rondônia o engenheiro de pesca Henrique Jorge Rebouças, maior especialista no Brasil em cultivo de camarões.
Para efetuar inscrições, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (69) 9220-9736 ou na sede do Ibape, na Avenida Sete de Setembro, 2159 (Galeria Star), sala 4, bairro Nossa Senhora das Graças, no horário comercial. Mais informações podem ser solicitadas ao coordenador, pelo e-mail [email protected].