Campanha de vacinação contra febre aftosa é aberta oficialmente em Rondônia

O presidente da Idaron, José Alfredo Volpi, lembrou dos investimentos que estão ocorrendo e sobre o trabalho da Agência.

Publicada em 13 de October de 2015 às 20:01:00

Abertura da 39ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa contou com a participação de produtores rurais

Abertura da 39ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa contou com a participação de produtores rurais

A 39ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa foi aberta oficialmente no sábado (10), no município de Nova Mamoré. Participaram chefes da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), autoridades estaduais e locais.

Nesta campanha, todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados entre 15 de outubro e 15 de novembro, e declarados na Idaron até 20 de novembro. O pecuarista que não vacinar ou declarar a vacinação poderá ser multado.

Para o superintendente Federal de Agricultura, José Valterlins Calaça, manter a parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Idaron é fundamental para a defesa sanitária do Estado. “A parceria é para fortalecer a defesa sanitária e mostrar para o mundo que Rondônia tem produto de qualidade”.

O presidente da Idaron, José Alfredo Volpi, lembrou dos investimentos que estão ocorrendo e sobre o trabalho da Agência. “A Agência não é um órgão repressor. Quando a Idaron monta uma barreira não é para prejudicar o produtor e sim para proteger o rebanho rondoniense”.

O secretário chefe do gabinete do Governo, Waldemar Albuquerque, ressaltou a importância dos produtores rondonienses. “O mundo vive escassez de alimentos, mas aqui não temos este problema. Nós estamos nas mãos dos produtores de alimentos”.

Presidente da Idaron, Volpi, agradece apoio recebido

Presidente da Idaron, Volpi, agradece apoio recebido

Durante a abertura da campanha, houve apresentação de bonecos de fantoches sobre agrotóxico e febre aftosa; a entrega simbólica de seis veículos novos às unidades da Agência Idaron dos municípios de Porto Velho, Itapuã do Oeste e Nova Mamoré e dos distritos de Nova Dimensão e União Bandeirantes; assinatura de contratação de crédito rural; e entrega de Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Além destas ações, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mamoré (Semusa) realizou exames rápidos de HPV, vacinou adultos e crianças, fez campanha de conscientização sobre o câncer de mama e distribuiu preservativos sexuais.


Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Amabile Casarin