Câmpus Porto Velho Calama sedia Olimpíada de Robótica

“É um trabalho muito interessante. E vale a pena ser estimulado nas escolas”, argumenta a professora.

Publicada em 12 de September de 2014 às 17:27:00

O IFRO - Câmpus Porto Velho Calama sedia, no próximo sábado, dia 13, a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2014. O evento, aberto a todos os docentes e discentes interessados em Robótica Educacional, acontece às 9 h, na quadra poliesportiva do Campus Calama.

De acordo com Elisângela Bibá Gomes Pinho, Coordenadora da OBR, este ano haverá dois níveis de competição: Ensino Fundamental e Médio.
Participam treze equipes, cada qual composta por até quatro alunos e um professor como representante da equipe. São cinco equipes da capital, sendo três do Colégio Classe A e duas equipes do IFRO Campus Porto Velho Calama. Participam, ainda, equipes oriundas de escolas públicas de Pimenta Bueno, Ariquemes e Cacoal. “A OBR visa promover, fomentar e desenvolver a área de robótica, essencial ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, atingindo como público alvo os alunos do ensino fundamental, médio e técnico”, completa.

Elisângela Pinho explica que a robótica trabalhada nas escolas visa estimular as crianças do ensino fundamental e os jovens secundaristas a investir nas carreiras científicas e tecnológicas; também proporciona fomentar a disciplina e o trabalho em grupo. Como professores são envolvidos no processo, a OBR visa despertar no professor o interesse pela área de Robótica, fazendo deste um agente multiplicador do conhecimento.

A prova a qual os robôs e equipes são submetidos simulam a identificação e resgate de vítimas em casos de acidentes naturais como desmoronamentos, terremotos, entre outros, onde o acesso seria difícil ao ser humano, e passíveis de serem executados por robôs. Nas provas, os robôs poderão contornar obstáculos, identificar, resgatar e transportar vítimas para local seguro. Cada atividade tem pontuações, as quais se realizadas pelo robôs, vão sendo somadas até atingir o final da prova e ser contabilizado o total de pontos e o total de tempo utilizado pelo robô para percorrer toda a arena de prova.

“É um trabalho muito interessante. E vale a pena ser estimulado nas escolas”, argumenta a professora.

O que é a OBR?

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica para estimular jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no ensino brasileiro. A OBR possui diversas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público que possui aulas de robótica em sua escola. Ela ocorre anualmente e destina-se a todos os alunos do território nacional, sejam eles de escolas públicas ou privadas, do ensino fundamental, médio ou técnico, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.